Sobre Lago Titicaca (Peru)
Língua: Espanhol
Moeda: Novo sol
Validade do passaporte: Mínimo de 6 meses contados a partir da entrada no território peruano
Página do passaporte em branco: É necessário uma página para carimbo de entrada
Visto de turista necessário: Dispensa de visto, por até 90 dias
Vacinações: Não há
Restrições de moeda para entrar: Não há
Restrições de moeda para sair: Não há
Fuso horário: GMT -5
Clima: O clima no Peru tem, basicamente, duas estações principais: a seca (Inverno), de Abril a Outubro; e a úmida (Verão), de Novembro a Março.
Voltagem: No Peru, a voltagem padrão é de 220 volts a 60 hertz.
Terremotos
O Peru está localizado em área de instabilidade sísmica, conhecida como "Cinturão de Fogo do Pacífico". São comuns pequenos tremores de terra ao longo do ano, normalmente sem danos significativos. Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI), ao presenciar um terremoto, dentre outras precauções, a pessoa deve: i) afastar-se das janelas, estantes e de objetos que possam obstruir vias de evacuação; e ii) se não puder deslocar-se a local seguro previamente identificado, manter-se ao lado de colunas, paredes estruturais ou do vão do elevador. Recomendações mais detalhadas podem ser obtidas na página do INDECI (http://www.indeci.gob.pe). Passado o tremor, se houver feridos, deve-se pedir auxílio aos corpos de socorro, ligar o rádio para ouvir as recomendações das autoridades, evitar ficar perto de postes, cabos elétricos ou árvores, seguir rotas de evacuação e procurar usar o telefone somente em casos de emergência.
Altitude
Cidadãos brasileiros que pretendem viajar à região devem ater-se aos cuidados mínimos durante os primeiros dias de aclimatação, tais como evitar esforço físico e fadiga, ingerir quantidades adequadas de líquidos e alimentos leves e frescos. São comuns, nos primeiros dias, distúrbios do sono e do apetite, bem como alterações leves no batimento cardíaco, dores de cabeça e tontura. Sinais mais graves, como alteração do ritmo cardíaco podem inspirar cuidados médicos.
Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem
Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada em países-parte do acordo. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular. Não são aceitos como documento de viagem: Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos estados.
Embaixada do Brasil em Lima
Endereço: AV. JOSE PARD0 850 MIRAFLORES LIMA 18 - PERU APARTADO POSTAL 2405
Telefone: (00511) 512-0830
Plantão Consular: (51) 985 039 263 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: embaixada.lima@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://lima.itamaraty.gov.br/pt-br/// www.embajadabrasil.org.pe
FONTE: MRE