Destinos: Tóquio

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Tóquio

Mais do que qualquer outra vista, é a própria cidade que encanta os visitantes. É algo amplo e orgânico, que se estende até onde os olhos podem ver. Sempre mudando, e com uma coleção diversificada de bairros, nenhuma das duas experiências da cidade é a mesma. Alguns bairros parecem uma visão do futuro, com estruturas cada vez mais altas e elegantes aparecendo a cada ano; outros evocam o passado com prédios de madeira baixos e lanternas incandescentes irradiando calor surpreendente; em outros lugares, blocos de concreto escondem galerias de arte e bares de coquetéis e cada pista sugere possíveis descobertas.

Em Tóquio, você pode experimentar toda a amplitude das artes e da cultura japonesa. Formas centenárias de artes performáticas ainda tocam em palcos e torneios de sumô atraem multidões; em toda primavera, os tóquio de cabeça para fora apreciam as flores de cerejeira - uma tradição mais antiga que a própria cidade. Há museus que cobrem todas as épocas da história da arte japonesa e também os que se concentram no contemporâneo - desafiando as antigas distinções entre arte com capital A, cultura pop e tecnologia. Mas também há um lado lúdico nisso tudo: Tóquio é, afinal de contas, uma cidade cujas obras de arte públicas incluem um modelo em escala de um robô de anime.

Fuso Horário: (GMT+9) 12 horas à frente do horário do Brasil
Clima: temperado. O verão é muito quente e abafado, e o inverno é extremamente frio e seco (às vezes neva!)
Voltagem: 100 V
Tomada: Tipo A e C
Código de telefone: +81
Capital: Tóquio
Língua: Japonês
Moeda: Iene (JPY)

Validade do passaporte: Deve ser válido para a duração da estadia
Página do passaporte em branco: Uma página para carimbo de entrada
Visto de turista necessário: Visto exigido
Você poderá ir pessoalmente ao consulado, ou solicitar à distância (nesse caso, inclui um custo a mais). Aqui, você tem a lista dos documentos exigidos: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/visto.html 

Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país
Restrições de moeda para entrar: A importação de moeda nacional e estrangeira é irrestrita, sujeita a declaração de quantidades superiores a ¥ 1.000.000
Restrições de moeda para sair: A exportação de moeda local é irrestrita

Consulado-Geral do Brasil em Tóquio
Endereço: Ichigo Gotanda Building, 2-3F; 1-13-12 Higashi Gotanda, Shinagawa-ku, Tokyo 141-0022, Japan
Plantão Consular: (8190) 6949 5328 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: consbrastoquio@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://cgtoquio.itamaraty.gov.br
Para melhor atender o público, o contato com o Consulado-Geral em Tóquio é realizado apenas por meio eletrônico (e-mail). 

 Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu  

Endereço: Motohiro-cho Kyodo Building 1F and 5 F (térreo e quinto andar) 115-10 Motoshiro-cho, Naka-ku Hamamatsu-shi Shizuoka-Ken 430-0946 JAPAN
Plantão Consular: (81) 90 6590 8116 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
E-mail: cg.hamamatsu@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: hamamatsu.itamaraty.gov.br
Telefones: 0081 53 450-8500 (Geral) e 6590-8116 (Emergência)
Fax: 0081 53 450-8112 

Consulado-Geral do Brasil em Nagóia

Endereço: 460-0002, AICHI-KEN, NAGOYA-SHI, NAKA-KU,MARUNOUCHI 1-10-29, SHIRAKAWA 8TH BLDG 2F JAPÃO
Plantão Consular: (81) 90 2136 2202 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: cg.nagoia@itamaraty.gov.br
Telefone: (008152) 222-1077/1078/1107/1108
Site da Repartição: http://nagoia.itamaraty.gov.br/pt-br/

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segurança pública

Os índices de criminalidade no Japão são baixos. O país adota o policiamento comunitário, e há numerosos postos policias ("Koban") nos bairros, muitas vezes localizados junto às estações de trem e metrô.

Catástrofes naturais

O Japão se encontra em região geográfica de intensa atividade sísmica. Terremotos de baixa intensidade são frequentes, e há risco de terremotos de alta intensidade e tsunamis. Recomenda-se que os visitantes se informem sobre as medidas de segurança a serem tomadas em caso de desastres. Essas informações muitas vezes estão disponíveis em vários idiomas, inclusive português, em hotéis, aeroportos internacionais e centros de informação turística. Publicações em português editadas por órgãos do governo central e dos governos provinciais sobre prevenção e reação a desastres naturais e outros riscos podem ser consultadas no website do Consulado em Tóquio, https://cgtoquio.itamaraty.gov.br seção "Províncias".

Contatos importantes

Polícia: 110. 
Ambulância: 119.

Infraestrutura turística

As cidades japonesas contam com boa estrutura de turismo, porém em muitas localidades não se encontram, com frequência, indicações, placas e informações em outros idiomas, além do japonês. A grande maioria da população japonesa não domina idiomas ocidentais. Contudo, nas principais cidades turísticas, os aeroportos, estações de trem, hotéis e centros de informação turística contam com funcionários que falam inglês.

Custos comparados ao Brasil

O custo de vida do Japão é um dos mais altos do mundo. Corridas de taxi do aeroporto até Tóquio podem custar centenas de dólares.

Bancos

Para pessoas físicas, funcionam no Japão três agências do Banco do Brasil (Tóquio, Hamamatsu, Nagóia). A Caixa Econômica Federal, o Itaú e o Bradesco possuem apenas escritórios de representação. Alguns ATMs aceitam cartões emitidos no Brasil e disponibilizam menu em língua portuguesa.   

Padrões de rede elétrica

A rede elétrica é de 100v. Nas lojas de eletrônicos estão a venda adaptadores de energia para voltagens diversas.

Informações adicionais

Informações sobre os destinos turísticos do Japão, clima, transporte, entre outras, podem ser encontradas no site oficial de turismo do governo japonês: www.japaoinfotur.org/.

Golpes contra turistas em casas noturnas de Tóquio

O Consulado-Geral do Brasil em Tóquio tem recebido queixas de turistas brasileiros que relataram terem sido vítimas de fraude envolvendo cobranças indevidas e extorsão em casas noturnas, sobretudo na região de Roppongi, em Tóquio. Orienta-se, assim, que os turistas brasileiros adotem cautela diante de abordagens suspeitas; busquem eventuais referências dos locais que pretendem visitar; verifiquem, previamente ao consumo, os valores cobrados nos estabelecimentos; e evitem efetuar pagamentos com cartão de crédito em casas noturnas. Em caso de fraude, recomenda-se registrar ocorrência imediatamente junto à polícia local.

Informacões úteis

Veja informações úteis gerais sobre Tóquio e Japão.

Os Especialistas do Instaviagem recomendam este destino para o perfil:


💏 Casal
💃 Viajante Solo
👪 Família
👯 Amigos
🌲 Natureza
🚵 Aventura
🍴 Gastronomia
💆 Relax
💙 Romântico
🏯 Cultura
🌆 Agito
🏡 Cidade Pequena
🌊 Praia

Outros destinos similares:

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: