Sobre Kingston
Kingston, capital da Jamaica, é uma cidade histórica e culturalmente rica, conhecida por sua influência no desenvolvimento do reggae, com destaque para o legado de Bob Marley. A cidade abriga instituições educacionais importantes, como a Universidade das Índias Ocidentais, e oferece atrações turísticas, como o Museu Nacional e a antiga cidade pirata de Port Royal.
Embaixada do Brasil em Kingston - Setor Consular
Jurisdição: Todo território da Jamaica e das Ilhas Cayman
Endereço: 23 Millsborough Crescent, Kingston 6, Kingston, Jamaica, W.I.
Portal: http://kingston.itamaraty.gov.br
Telefones: +1(876) 978-8608 ou 618-2970 ou 618-2971
Telefone de Plantão (somente para emergências envolvendo brasileiros): +1(876) 579-5347
Segurança: Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, uma viagem para a Jamaica deve ser realizada com alto grau de cautela. Isso é necessário, pois a Jamaica, assim como o Brasil, possui problemas de criminalidade e segurança, sobretudo nas principais cidades da Jamaica, como Kingston e Montego Bay. Por esse motivo, é importante sempre estar atento a seus pertences e a movimentações estranhas em lugares públicos. É muito comum por aqui ser abordado por vendedores ou por pessoas cobrando taxas abusivas para entrar em praias públicas (algumas realmente são pagas). É preciso ter cuidado para contornar a situação com segurança.
Cannabis: Outra coisa importante de lembrar é que apesar de muito comum o consumo nas prais e ruas, o uso de maconha é legalmente proibido. Com as novas leis aprovadas em 2015, ficou permitida a posse de cannabis na Jamaica para fins religiosos, científicos e medicinais, desde que haja permissão oficial ou atestado de um especialista. Na Jamaica é muito fácil conseguir essa prescrição médica, até no aeroporto você pode se informar sobre onde encontrar um consultório para este fim. No entanto, mesmo com a prescrição médica, cada indivíduo só pode portar até 56g de cannabis e a compra só pode ser feita por maiores de 18 anos. Fumar em público é proibido e quem for pego terá de pagar uma multa de 500 dólares jamaicanos. A mesma sanção se aplica a quem for pego portando a erva sem prescrição médica ou licença científica e religiosa. Quem for pego com mais de 56g de maconha poderá responder por porte ilegal e, ser for considerado culpado, poderá acabar indo para a prisão na Jamaica e ter o passaporte manchado por esse crime.
Tomadas: no país utiliza-se tomadas tipo A ou B. A tomada tipo A possui dois furos chatos paralelos, enquanto a tipo B possui dois furos chatos paralelos com um terceiro orifício redondo abaixo. Na ilha, as tomadas são de 110V. Contudo, devido à grande presença de turistas americanos, muitos hotéis disponibilizam o tipo de tomada presente nos Estados Unidos.
Saúde: É muito recomendado fazer um seguro viagem para a Jamaica antes de embarcar. O sistema de saúde pública é precário, e com o seguro você terá um respaldo, caso seja necessário procurar um atendimento médico na ilha. Os seguros também são importantes se houver necessidade de voltar para o Brasil por questões de saúde. Outra recomendação bastante importante é levar seus medicamentos de uso contínuo na viagem.