Sobre Amsterdã
Amsterdam está no imaginário de todos os viajantes que desejam conhecer a Europa. Claro, o charme é visível nessa cidade famosa por suas bicicletas e canais. Casas de centenas de anos, conservadas e com fachadas lindíssimas, numa atmosfera antiguinha que é dada pela arquitetura do séc. XVI, mais de 100 canais (até parece uma outra Veneza!), inúmeros atrativos culturais e históricos relevantes (como o Museu de Anne Frank, Museu Stedelijk, Rijksmuseum, Museu de Arte de Van Gogh etc), além de muitas flores pelo caminho na primavera. Definitivamente, a vida noturna é um plus enorme da cidade, que conta com o famoso Red Light District.
Capital Amsterdã
Língua Língua neerlandesa
Moeda Euro
Validade do passaporte Deve ser valido por pelo menos 3 meses após a partida do Espaço Schengen
Página do passaporte em branco Duas páginas para carimbo de entrada
Vacinações Nenhuma vacina especifica é necessária
Restrições de moeda para entrada e saída: 10.000 Euros ou Equivalente
Consulado Geral do Brasil em Amsterdã
Endereço: Strawinskylaan 609 Tower A level 6 World Trade Center - 1077 XX Amsterdam
Amsterdam, Netherlands
Telefone: +31 859 022 601
Plantão consular: 31 651 554 836 (somente para emergências)
E-mail: cg.amsterdam@itamaraty.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/ConsuladoAmsterdam
Site da Repartição: http://amsterda.itamaraty.gov.br
Segurança pública: Os Países Baixos têm um índice de criminalidade extremamente baixo, com taxa de homicídios de 0,9 por 100.000 pessoas.
Furtos e roubos: O nível de violência urbana é baixo, porém recomenda-se ao turista tomar as precauções normais, como evitar lugares ermos e ambientes potencialmente hostis, ou confiar demasiadamente em estranhos. Verifica-se com frequência razoável o furto de objetos de turistas distraídos, como carteira de dinheiro, documentos e aparelhos fotográficos, em especial malas desguarnecidas em viagem de trem ou deixadas em hall de hotel. Os tipos de crime mais cometidos no país são crimes contra o patrimônio (61%), principalmente furto. Como bicicletas são objetos comuns de furto no país, recomenda-se acorrentá-las a algum objeto imóvel, como árvores e postes, na falta de um bicicletário.
Viagens a Amsterdã: Amsterdã é considerada uma cidade bastante segura. No entanto, devido ao alto número de turistas, a cidade registra, também, um índice mais alto de furtos e roubos que outras localidades dos Países Baixos. Cidadãos devem ficar atentos a seus pertences em locais públicos de Amsterdã, sobretudo na linha 5 do sistema de bondes, que trafega entre a estação central e os principais sítios turísticos. Em trens de/para o Aeroporto Schiphol, bagagem de mão e laptops são comumente visados por criminosos. Não se deve deixar bagagem desguarnecidas quando, por exemplo, se vai ao banheiro ou se dorme.
Drogas: o consumo de drogas leves (cannabis e cogumelos) não é considerado crime e muitos coffee shops (“cafés”) em Amsterdã vendem esse tipo de substância. Recomenda-se ao turista brasileiro evitar estabelecimentos que não aparentem oferecer boa infraestrutura, já que o ambiente em coffee shops pode ser extremamente perigoso. De modo geral, batedores de carteira e outros criminosos observam cuidadosamente cidadãos estrangeiros nesses cafés, e turistas podem ser vítimas de furtos, assaltos, assédio sexual ou roubo de identidade. Preocupados em erradicar o "turismo da droga", desde 2011 os Países Baixos proíbem terminantemente a venda de cannabis ao estrangeiro. Deve tomar-se cuidado em visitar a zona de meretrício (Red Light District).
Clonagem de cartões:A Holanda é apontada como um dos 20 países com maior incidência de clonagem de cartões de crédito. Como em diversos centros urbanos em vários países, recomendam-se cuidados básicos para evitar a clonagem de cartões. Deve-se, sempre, solicitar que o cartão seja manuseado na presença do portador. Em comércios informais, recomenda-se preferivelmente realizar pagamentos com dinheiro em espécie. Em caixas eletrônicos, deve-se verificar, antes do uso, se não há câmeras ou qualquer tipo de alteração na máquina.
Contatos importantes
Para casos de roubo, violência, doença grave ou incêndio, ligar 112 (telefone de emergência);