Sobre Mykonos
Mykonos possui belas praias de areias brancas, muita história e atrações imperdíveis. Suas incríveis paisagens naturais e casinhas históricas fazem companhia a uma variedade enorme de restaurantes, baladas, lojas e demais estabelecimentos que garantem a alegria de milhares de viajantes que visitam a cidade todos os anos.
O lugar também guarda mosteiros, igrejas e outros locais dedicados ao culto aos deuses. Se religião não é muito a sua, não tem problema. Vários desses lugares possuem uma arquitetura deslumbrante e são cheios de história, então pense duas vezes antes de pular essa parte da visita!
A culinária grega é mundialmente famosa por seus pratos saborosos. A moussaka, espécie de lasanha feita de carne de cordeiro com berinjela, e o pastitio, espécie de macarrão de forno, são pratos imperdíveis para quem ama massa.
Quem gosta de peixes e frutos do mar também vai adorar o lugar. A proximidade com o mar faz com que os gregos possam apreciar lulas, lagostas, polvos e mais uma infinidade de pratos com esses ingredientes deliciosos e frescos.
A vida noturna da cidade é agitada, com baladas, bares e até um cinema ao ar livre. Nas praias mais movimentadas, os bares ficam abertos até tarde. O bairro de Chora é um bom lugar para quem procura animação e boas festas.
Idioma: grego
Fuso Horário: (UTC +3) 6 horas à frente do horário do Brasil
Moeda: euro
Código Telefônico: +30
Voltagem: 220V ou 230V | Tomada tipo F
Documentação: passaporte válido por seis meses. A Grécia não exige visto de entrada para brasileiros
Embaixada: Vasilissis Sofias, 23, 3º andar | Atenas
Terremotos: A Grécia sofre abalos sísmicos. A maioria é de baixa intensidade, sem maiores consequências. No entanto, no caso de ocorrência de terremotos, pede-se que as pessoas procurem manter a calma e não corram, afastem-se das janelas de vidro, posicionem-se ao lado de colunas ou das quinas das paredes se estiverem dentro de casas ou prédios, procurem abaixar-se e proteger a cabeça, por exemplo, sob mesas ou sob vãos de portas. Passado o tremor, se houver feridos, deve-se pedir auxílio aos corpos de socorro, ligar o rádio para ouvir as recomendações das autoridades, evitar ficar perto de postes, cabos elétricos ou árvores, seguir rotas de evacuação e procurar usar o telefone somente em casos de emergência.
Tsunamis: A baixa altitude das ilhas torna sensível a subida do nível do mar. Além disso, há riscos de tsunamis no país. Recomenda-se que cidadãos brasileiros permaneçam atentos aos comunicados emitidos pelas agências locais de meteorologia e sismologia quanto à incidência de desastres naturais. Em caso de ocorrência de tsunamis, cidadãos brasileiros devem seguir cuidadosamente as orientações de segurança das autoridades locais contatando, sempre que possível, alguma Embaixada ou Consulado do Brasil, que avaliará a possibilidade de evacuação.
Vulcões: As autoridades avisarão com antecedência caso detectem atividade vulcânica com potencial de risco para a população. Deve-se seguir as recomendações caso haja alertas. Em caso de erupção, as autoridades também darão instruções. Havendo evacuação de alguma área, não se deve voltar ao local, mesmo depois de passada a erupção, até que haja autorização das autoridades locais para tanto.
Contatos importantes
Número europeu de emergência (urgências policiais, medicais e de incêndio) -112
Emergência Polícia -100
EKAB Serviço de ambulância -166
Corpo de Bombeiros -199
Delegacia de Polícia- Call center -1033
Polícia Marítima -108
Serviços Especiais da Polícia (terrorismo) -1014
Agência Florestal -191
Emergências de hospitais e farmácias -14944 /1434
Informações Médicas (em inglês e grego) -210 8983146
Centro de Intoxicações -210 7793777
Polícia Turística -171
Polícia de Trânsito de Atenas -210 52184000
Emergências médicas (Medical
Emergency help line) -210 7460000
SOS DOCTOR -1016