Sobre Galápagos
Embaixada do Brasil em Quito - Setor Consular
Endereço: Avenida Amazonas y José Arízaga, Edifício Amazonas Plaza, Piso 7, Quito - Código Postal: 1701305
Portal: http://quito.itamaraty.gov.br
E-mail: consulado.quito@itamaraty.gov.br
Fax: +593 2 227 7001
Telefone de Plantão (somente para emergências envolvendo brasileiros): +593 995 201 449
Visto: Brasileiros não precisam de visto, mas é necessário passaporte com pelo menos 6 meses de validade contados da entrada no país ou então portar o documento original de identidade (com data de emissão menor que 10 anos e em bom estado de conservação).
Vacina de febre amarela: o certificado internacional de vacinação de febre amarela é exigida na entrada ao país. É preciso ter tomado a vacina pelo menos 10 dias antes do embarque.
Atenção: informações podem ser alteradas a qualquer momento, consulte sempre o setor consular.
Segurança: crimes violentos como roubos a mão armada são uma realidade no país, principalmente nas províncias de Esmeraldas, Guayas e na cidade de Quito, geralmente ligados à gangues e crime organizado. Para as mulheres, recomendamos também cautela extra para crimes sexuais e assédio. Furtos são comuns, principalmente em transportes públicos. Evite andar à noite, ainda que por curtas distâncias. Não ande com itens de valor à mostra, como jóias, tome cuidado com celulares, cartões de crédito e ande somente com o dinheiro necessário. Atenção redobrada ao sacar dinheiro em ATMs. Em viagens longas de ônibus, não recomendamos deixar sua mala no compartimento acima do banco ou mesmo no chão, pois é comum ter furtos - prefira deixar as malas no compartimento próprio abaixo do ônibus e os bens mais valiosos bem junto de você.
Taxa de visitação no Parque: a taxa de entrada no Parque Nacional de Galápagos, que fica entre 25-50 USD por pessoa para países membros do Mercosul, deve ser pago em dinheiro na chegada no Aeroporto.
TCT: Você precisará comprar o INGALA CARD ou Transit Control Card (TCT) emitido pelo Conselho Regional Especial do Governo de Galápagos, que custapor volta de 20 USD (pagamento apenas em dinheiro), emitido em postos de imigração no aeroporto - não perca esse documento, pois será preciso apresentar na saída da ilha.
O que levar na mala: sapatos fechados e confortáveis, com solas resistentes, para caminhar; chinelos, roupa de banho, protetor solar resistente à água e com fator de proteção alta (de preferência biodegradável para ajudar na preservação do ecossistema), repelente, capa de chuva, protetores de equipamentos anti chuva, boné/chapéu, snorkel, remédio de enjôo, dinheiro em espécie (ATMs existem mas podem ficar sem dinheiro), cartões de crédito (aceitos na maior parte dos locais).