Destinos: Abu Dhabi

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Abu Dhabi

Capital dos Emirados Árabes Unidos, pertinho de Dubai, já foi uma singela vila de pescadores, mas viu um crescimento exponencial graças ao petróleo, trazendo a configuração moderna e ostentadora que ela possui hoje. Você perceberá que essa cidade mistura o antigo (com mercados árabes tradicionais, restaurantes comandados por famílias, templos religiosos) com o hiper moderno (arranha-céus, lojas das grifes mais renomadas e luxuosas, hospedagens de altíssimo padrão) e é isso que talvez traga tanto fascínio ao local. Experimente uma das montanhas-russas mais rápidas do mundo no Ferrari World, vá para o Parque temático da Warner Bros, jogue golfe, aprecie a marina com suas embarcações requintadas, caminhe no calçadão de Corniche Beach, vá até a Heritage Village para sentir a cidade pré Era do Petróleo, com suas residências antigas, fique de queixo caído com o maior tapete persa do mundo, exposto na Mesquita Sheikh Zayed, veja a arte de diversas culturas no Louvre Abu Dhabi comn sua arquitetura fabulosa, contemple o panorama todo dessa cidade num deck de observação 360 graus no Jumeirah. 

Língua: Árabe
Moeda: Dirham dos Emirados Árabes Unidos
Validade do passaporte: Deve ter validade de 6 meses (contados a partir da data de entrada)
Página do passaporte em branco: Uma página é necessária para carimbo na entrada.
Visto de turista:Dispensa de visto, por até 90 dias
Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Restrições de moeda para entrar: Não há
Restrições de moeda para sair: Não há

Embaixada do Brasil em Abu-Dhabi
Endereço: Madinat Zayed, Street Nr. 5,Villa Nr. 6 P.O. Box 3027 Abu Dhabi - United Arab Emirates
Plantão Consular: (971) 508180465 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: brasemb.abudhabi@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://abudhabi.itamaraty.gov.br

Segurança pública: Os Emirados Árabes Unidos podem ser, de modo geral, considerado como país muito seguro. O país é dotado de um aparato policial e de segurança bem equipado, bem treinado e bem remunerado. As estatísticas públicas de violência são muito baixas. No entanto, cidadãos brasileiros devem, sempre, exercer grau de cautela ao visitar o país.

Desastres naturais: Desastres naturais são altamente improváveis no país. No entanto, cabe-se registar o calor intenso, no verão, com sensação térmica que chega a ultrapassar os 52° Celsius e intermitentes tempestades de areia que, por vezes, prejudicam a visibilidade.

 

Viagens ao deserto: Recomenda-se que os passeios ao deserto sejam feitos sempre na companhia de um guia local Nas regiões desérticas, o clima rigoroso (quente e seco) exige cuidados especiais dos viajantes.

Áreas restritas: No que respeita à circulação de pessoas, sobretudo em Abu Dhabi, deve-se evitar as instalações militares e do aparato de segurança. Transpor limites dessas instalações ou fotografá-las, ainda que inadvertidamente, pode levar à prisão, julgamento e eventual expulsão do país.

Assédio Sexual: Recentemente, têm surgido denúncias de tentativas de violência e/ou abuso sexual contra mulheres, praticados por motoristas de táxi comum, em geral de nacionalidade estrangeira. Vale tomar precauções e evitar andar desacompanhadas pelo país.

Medicamentos: Há que se tomar cuidado com o porte de certos tipos de medicação. Remédios permitidos no Brasil podem ser proibidos no país (como remédios para tosse com codeína, por exemplo). O viajante que toma remédio controlado deve verificar junto às autoridades emiráticas a legalidade do consumo de sua medicação no país. Mesmo no caso de a medicação não estar na lista restrita ou proibida, é necessário ter consigo a receita médica e ter os medicamentos acondicionados em sua embalagem original. O Ministério da Saúde dos Emirados pode ser contatado pelo endereço eletrônico essaj@moh.gov.ae ou fax + 971 2 631 3742. O Departamento de controle de Medicamentos do Ministério da Saúde pode ser contatado pelo telefone + 971 2 611 7240, fax + 971 2 632 7644 ou pelo endereço eletrônico: drugcl.csc@moh.gov.ae 

Identificação: Pela lei local, todos os cidadãos estrangeiros no país devem portar documento de identificação. Assim, recomenda-se que cidadãos brasileiros portem, a todo momento, cópia do passaporte brasileiro, deixando o original em local seguro, para evitar perdas ou furtos. Autoridades policiais podem requisitar, a qualquer momento, prova de identificação. Nessas ocasiões, cidadãos que não tenham em mãos documento de identidade estão sujeitos a multas, possíveis interrogatórios e, em casos mais graves, até detenção.

Respeito às leis locais: Aduza-se a necessária consideração de que se trata de um país muçulmano, portanto, com direito e costumes diferentes da maioria dos países ocidentais. Em termos práticos, devem-se sempre evitar manifestações públicas de afeto; exercer prudência no vestuário, sobretudo senhoras e jovens, evitando ter à mostra ombros e pernas acima dos joelhos; no consumo de bebidas alcoólicas (permitido somente em hotéis internacionais); e nos gestos, sobretudo aqueles que denotariam insulto. Não se deve desrespeitar ou brincar com as vestimentas locais; desrespeitar as instituições governamentais ou os governantes locais ou usar linguajar e gestos ofensivos, inclusive no trânsito. Qualquer comportamento agressivo pode resultar em prisão.

Vigilância: O Governo emirático mantém intenso programa de vigilância tanto de seus nacionais quanto de cidadãos estrangeiros. Estimativas apontam para a existência de cerca de 7 mil câmeras instaladas nas áreas públicas da capital, por exemplo. Quartos de hotéis, conferências, conexões de internet, fax e telefone podem ser monitorados. Interações constantes de estrangeiros com cidadãos sírios são investigadas e, em caso de essas interações terem alguma forma de natureza política, estrangeiros podem sofrer penalidades legais, inclusive prisão. Há registro de cidadãos estrangeiros detidos por postagem de informações em redes sociais consideradas ameaças à ordem emirática.

Ramadã: Durante o mês santo do Ramadã, muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol. Comer, beber, fumar, tocar música alta e dançar em locais públicos (fora dos horários apropriados) é punível por lei, inclusive para os não-muçulmanos. As datas exatas do Ramadã seguem um calendário lunar e mudam a cada ano.

Conduta social: Relações sexuais fora do casamento são ilegais, independentemente do relacionamento que você tenha com seu parceiro no país de origem. Em caso de gravidez fora do casamento, ambos os parceiros podem ser presos. Coabitar, mesmo em hotéis, com pessoas do sexo oposto também é ilegal. Em lugares públicos, é tolerado que homem e mulher, se forem casados, andem de mãos dadas. Abraços, beijos e outras demonstrações de afeto não são bem vistos pela cultura local e podem resultar em consequências legais.A questão da qualidade da inserção social da mulher nos EAU enseja, pelo menos, dois comentários: o país tem levantado como bandeira de conquista social a alta qualidade desta inserção, sobretudo quando comparados a vizinhos, não obstante, grupos de defesa dos direitos humanos, têm questionado tais "avanços". Cabe recordar que, na cultura islâmica, as mulheres são muito reservadas e o contato com homens de fora da família é restrito.

Vestuário: As mulheres estrangeiras podem usar roupas ocidentais, não sendo obrigatório o uso do véu (exceto nas mesquitas). É recomendável cobrir os ombros e joelhos, evitando transparências e decotes excessivos. Para os homens, é aconselhável o uso de calças compridas em ambientes mais formais ou religiosos. Nas praias, parques aquáticos e piscinas, são aceitos trajes de banho ocidentais (inclusive biquínis). O "topless", comum em algumas praias brasileiras, é estritamente proibido.

Tolerância LGBT:Não há, nos Emirados Árabes Unidos, leis que assegurem os direitos de grupos minoritários. A homossexualidade é considerada crime, passível de aprisionamento, multas e deportação do país, com o correspondente banimento, ou seja, vedado o retorno. Vestir-se com indumentária do sexo oposto também é considerado violação legal, passível das mesmas penas. Para mais informações, recomenda-se a leitura cuidadosa do aviso LGBT em viagens ao exterior.

Tolerância religiosa: Ainda que seja permitido o culto religioso nas mais diversas modalidades de religião, o proselitismo é considerado crime grave pelas autoridades do país. Cidadãos envolvidos nesse tipo de atividade, independentemente da nacionalidade, serão presos.

Fotografias: Deve-se evitar tirar fotografias de prédios e construções públicas. Tais fotografias podem ser consideradas indício de comportamento suspeito, o que pode resultar em detenção por autoridades de segurança. Importunar, assediar ou tirar fotos sem permissão de mulheres, principalmente as muçulmanas, são, também, atitudes desaprovadas.

Drogas lícitas: O consumo de álcool é permitido somente para não-muçulmanos em restaurantes e bares de hotéis internacionais e espaços privados, bem como nas residências particulares (para residentes detentores de licença para aquisição de álcool). Deve-se observar a idade mínima para consumir álcool legalmente (18 ou 21 anos, dependendo do emirado). Em Sharjah, bebidas alcoólicas não são disponíveis. Uma licença especial deve ser obtida pelos residentes nos Emirados antes de comprar bebidas alcoólicas nas lojas licenciadas. Essa licença somente assegura a permissão de comprar bebidas alcoólicas, não dando qualquer imunidade com relação a crimes relacionados ao álcool. É proibido fumar fora das áreas designadas para tal. 

Entorpecentes:A posse, uso ou tráfico de drogas é crime grave, punível com prisão, pagamento de multa, deportação e banimento ou até mesmo pena capital. Desde 1996, cidadãos acusados de tráfico de drogas podem ser condenados à morte.

 

 

 

 

Contatos importantes:
Informações: 101
Polícia: 999
Ambulância: 998 e 999
Bombeiros: 987
Emergência (Abu Dhabi) 344-983
Hospital Central (Abu Dhabi) 621-4666

 

 

 

 

(Fonte: Ministério das Relaçõex Exteriores)

Informacões úteis

Veja informações úteis gerais sobre Abu Dhabi e Emirados Árabes Unidos.

Os Especialistas do Instaviagem recomendam este destino para o perfil:


💏 Casal
💃 Viajante Solo
👪 Família
👯 Amigos
🌲 Natureza
🚵 Aventura
🍴 Gastronomia
💆 Relax
💙 Romântico
🏯 Cultura
🌆 Agito
🏡 Cidade Pequena
🌊 Praia

Outros destinos similares:

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: