Sobre Mirim Doce
Uma cidade pequena com muita mescla cultural pela mistura de etnias que compõem a cidade (notadamente a cabocla, alemã e italiana), trazendo uma riqueza culinária, religiosa, linguística e cultural em geral. A Festa mais famosa da cidade é a "Festa do Melhor Arroz" além do Doce Natal!
Em termos de arquitetura, destacam-se as igrejas da cidade, como a Igreja de S. Miguel Arcanjo, a de São João Batista de Pinhalzinho, entre outros!
A cidade tem uma vocação artesanal, demonstrada pela habilidade das mirindocenses, que se dedicam ao crochê, bordado, pintura e outras técnicas, surgindo ornamentos, tapetes, trabalhos em patchwork e outros.
Pra quem gosta de natureza, a comunidade de Serra Velha traz rios e cachoeiras, com possibilidade de prática de atividades de aventura; são imperdíveis a Cachoeira do Salto da Usina (ou da Pedra Lisa), a Serra do Segredo, Cachoeira da Serrinha, Morro da Caixa d'água, Cachoeira de Taipa, Cachoeira Mirinzinho e Cachoeira do Ribeirão da Caça. Além disso, o Morro do Funil, do alto de seus mais de mil metros de altura, pode ser acessada por estrada de terra em boa conservação ou mesmo trilhando a pé, para encontrar uma linda vista panorâmica da região e suas montanhas!