Sobre Brusque
Localizada no Vale do Itajaí, a cidade de Brusque faz parte dos 19 municípios que formam a região conhecida por Vale Europeu, uma rota turística composta por cidadezinhas colonizadas por alemães, italianos, poloneses e austríacos. A forte influência dos imigrantes europeus pode ser percebida tanto na arquitetura e na gastronomia como na cultura e costumes da população.
Brusque é um conhecido destino para compras de artigos de cama, mesa, banho e vestuário. Seu amplo parque têxtil, que tem origem na tecelagem, introduzida pelos imigrantes poloneses, é apenas um dos destaques do município, atraindo milhares de turistas todos os anos que vão em busca de produtos têxteis de qualidade e a bons preços. Além disso, a cidade conta com belos parques para um passeio agradável e tranquilo com crianças, bons restaurantes e cervejarias artesanais, fazendo parte da rota cervejeira de Santa Catarina, além de abrigar o segundo mais importante santuário católico do estado, o Santuário de Nossa Senhora de Azambuja.
O legado dos colonizadores também está presente na gastronomia e festividades. O prato típico da cidade é o marreco com repolho-roxo, receita de influência germânica que ganhou até uma festa própria, a Fenarreco, o maior evento da cidade e uma das maiores e mais famosas festas de outubro em Santa Catarina. As confeitarias e padarias também são um dos grandes atrativos, contam com receitas tradicionais de doces de origem alemã como o strudel, e novas versões que misturam as influências dos imigrantes com a culinária nacional, como a cuca coberta com farofa e banana. Uma visita à Brusque é garantia de tranquilidade para a família, mesa farta e barriga cheia :)