Sobre Salar de Uyuni
O Salar de Uyuni é conhecido como o maior deserto de sal do mundo. Localizado no sudoeste da Bolívia, próximo de cidades como Uyuni e Potosí, ele tem cerca de 12.000 km² de extensão e está a 3.600 m de altitude. Essa planície de sal foi formada em um lento processo; há milhares de anos existiam lagos nessa região, a água dos lagos então evaporou e resultou na paisagem no deserto que hoje se vê.
A paisagem do lugar é incrível, é como um mar branco até onde nossa visão consegue alcançar. O branco do chão é tão forte que sem óculos escuros fica até difícil enxergar. A maior parte do ano o Salar fica todo seco, porém, no período chuvoso (verão), você pode ter a sorte de encontrá-lo alagado... se isso acontecer, prepare-se para admirar um espetáculo inesquecível. Alagado, o deserto é como um espelho, reflete o céu, as nuvens e até as estrelas durante a noite.
Capital: Sucre (constitucional) e La Paz (Sede do Governo)
Língua: Espanhol, oficial (Aimará, Guarani, Quéchua + 33 outras)
Moeda: Boliviano
Validade do passaporte: Deve ser válido no momento da entrada
Página do passaporte em branco: Uma página para carimbo de entrada
Visto de turista necessário: Não
Vacinações: É exigido comprovante de vacina contra febre amarela
Restrições de moeda para entrar: Não há
Restrições de moeda para sair: Não há
Um 'formulário de localização de passageiros' preenchido deve ser apresentado na chegada. https://www.dgac.gob.bo/formulario-de-salud-para-localizar-a-pasajeros-ii/
Não se esqueça da obrigatoriedade da vacina de febre amarela, com apresentação do certificado internacional de vacinação, comprovando a dose pelo menos 10 dias antes do embarque.
- Brasileiros não necessitam de visto para entrar na Bolívia, você poderá utilizar seu RG (em boas condições e com menos de 10 anos de emissão). O passaporte não é obrigatório e a CNH não serve como documento para fazer imigração, ela é utilizada apenas como documento para dirigir.
Atenção aos seus pertences, pois furtos são comuns, principalmente em locais muito cheios e transportes públicos. Mantenha-os perto de você e em constante vigilância.
EMBAIXADA DO BRASIL NA BOLÍVIA
Geral: brasemb.lapaz@itamaraty.gov.br
Setor Consular: consular.lapaz@itamaraty.gov.br
Endereço: Av. Arce esq. Rosendo Gutierrez. Edf Multicentro, Planta baja. Casilla: 429, La Paz, Bolivia
Contatos: Telefone geral: (591) 2 216 6400 / (591) 2 244 1273 - Plantão Consular (exclusivo para emergências): (591) 7061-2897
- No passeio compartilhado oferecido pelas agências de turismo estão inclusos alimentação 3 vezes ao dia e local para dormir com banheiro e chuveiro. Alguns banheiros ao longo do caminho devem ser pagos à parte, por isso é importante ter dinheiro em espécie para pagar eventuais gastos. Nunca espere encontrar papel higiênico nesses banheiros, isso é algo que você deve sempre ter na mochila.
- Para fazer o passeio pelo Salar de Uyuni, é necessário pagar B$ 150 à parte para ter acesso à Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. Esse ingresso é válido por 4 dias e após sua compra você deverá manter o recibo, pois há alguns postos de controle ao longo do passeio que exigem sua apresentação.
Outros B$ 30 são cobrados para entrar na Ilha Incahuasi.
- Leve bateria extra para recarregar seu dispositivos eletrônicos. Durante a viagem não havia muitas tomadas disponíveis para recarregar as baterias das câmeras ou do celular. Por segurança, vá preparado com baterias e cartões de memória extras.
- Procure fazer amizade com os participantes do passeio, principalmente com o motorista. Quando todo mundo se entende, além da viagem ficar agradável, é mais fácil ficar mais tempo em um ou outro ponto de parada da viagem, por exemplo.
- Não há sinal de celular e muito menos de internet ao longo da viagem.
- A voltagem predominante é 220V, mas em La Paz e algumas localidades em Potosí a voltagem é 110V. Cuidado com aparelhos eletrônicos. O padrão de pinos da tomada é o mesmo padrão antigo do Brasil.