Sobre Mausoleum at Halicarnassus
Uma das sete maravilhas do mundo antigo, o mausoléu (originalmente com 44,8 m de altura) foi a maior conquista do rei cariano Mausolo (r 376 a 353 aC), que mudou sua capital de Mylasa para Halicarnassus. Hoje, resta muito pouco: escadas e tumbas pré-mausolenses; a entrada estreita da câmara do túmulo de Mausolus; sistemas de drenagem originais; brocas de parede de delegacia; e alguns grandes tambores de coluna de mármore canelado.
Antes de sua morte, o rei planejou sua própria tumba, a ser projetada por Pytheos, o arquiteto do Templo de Atena em Priene. Quando ele morreu, sua esposa (e irmã), Artemisia, supervisionou a conclusão da enorme tumba de mármore branco com colunas e encimada por uma pirâmide de 24 degraus e uma quadriga, uma carruagem de quatro cavalos carregando Mausolus. No final do século XV, o Knights Hospitaller encontrou o mausoléu em ruínas, talvez destruído por um terremoto, e entre 1494 e 1522, quase tudo foi reutilizado como blocos de construção do castelo ou queimado pelo teor de cal para fortalecer as paredes. Felizmente, os frisos antigos mais impressionantes foram incorporados às muralhas do castelo, enquanto as estátuas originais de Mausolo e Artemísia foram enviadas ao Museu Britânico.
O local possui jardins relaxantes, com escavações a oeste e uma arcada coberta a leste - a última contém uma cópia do famoso friso atualmente no Museu Britânico. Quatro fragmentos originais exibidos foram descobertos mais recentemente. Modelos, desenhos e documentos indicam as grandes dimensões do mausoléu original. Um modelo em escala do Halicarnasso de Mausolus também está em exibição.
Entrada: 14 TL adulto.
COVID Report: funcionando regularmente até últimas infos. Mais atualizações, contate o local.