Sobre Estupa de Boudhanath
A Unesco considera a estupa de Boudhanath, no Nepal, Patrimônio Mundial desde 1979. O Trip Advisor rankeia o templo como atração número um de Katmandu. Esse também é o templo budista tibetano mais sagrado fora do Tibet. É chamado de estupa por conta de sua forma, que o budismo considera a representação arquitetônica do cosmo: ou seja, uma torre circundada por uma abóbada, que contem relíquias budistas.
A grande estupa de Boudhanath foi construída numa plataforma branca (chamada bahal) com três níveis e 120 metros de diâmetro e uma torre dourada de 36 metros de altura. Se vista de cima, o formato é semelhante à uma grande mandala: com 5 budas representando os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste e centro) e também os cinco elementos (terra, fogo, água, ar e éter).
Pintado na torre estão os olhos de Buda, que te acompanham durante a caminhada. Seguindo a tradição tibetana, é necessário andar em volta da estupa na direção do relógio, assim como é necessário girar os cilindros de reza nessa direção.
Em volta da estupa hoje existem mais de 30 gompas, ou seja, monastérios budistas, que abrigam monges refugiados do Tibet. É possível visitar alguns desses monastérios, em especial o Thrangu, que fica bem em frente à grande estupa. Lá dentro você encontra pequenos templos e arte budista, como as trabalhadas mandalas coloridas, além claro, de uma vista privilegiada de Boudhanath. Ao redor, há uma grande praça circular na área de Boudhanath, com casas de famílias tibetanas e lojinhas de souvenir.
Para chegar: basta pegar um micro-ônibus na rua Jamal Sadak (em frente ao Vishwajyoti Mall). O bilhete custa NPR 20,00 por pessoa
Valor: NPR 400,00 por pessoa