Petra

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Petra

Chegou o grande dia de desbravar uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, as ruínas de Petra. Preparados? O ingresso de um dia dentro do sítio arqueológico de Petra está incluso no seu Jordan Pass, portanto bastará apresentá-lo na entrada (vá de carro até o estacionamento do Centro de Visitantes).

Breve história:
As ruínas da cidade de Petra têm mais de 2 mil anos de história desde a fundação pelos Nabateus, um povo beduíno que governou parte da Jordânia. Vem das pedras vermelhas do deserto a alcunha de ‘cidade rosa’, já que seus prédios eram escavados nas rochas desta coloração. Bastião de caravanas que vinham ou iam para o Oriente, o lugar chegou a abrigar 30 mil pessoas em seu auge. Dos Nabateus, Petra passou para o domínio dos romanos, bizantinos e cruzados até ser esquecida em meio às areias do tempo. Há ruínas de todos estes períodos espalhadas por seus 264 km².
Com a chegada dos árabes e as mudanças territoriais que isso acarretou, a posição de Petra perdeu importância e a cidade entrou em declínio, sendo completamente abandonada depois que um forte terremoto a destruiu parcialmente no ano 363. Ninguém ouviu falar do lugar por centenas de anos, o que lhe deu o nome de ‘cidade perdida’. Até que, em 1812, ela foi reencontrada por um arqueólogo suíço.

Dicas: A dica de ouro aqui é começarem cedo o passeio. Primeiro porque ainda não haverá multidões e segundo porque o sol estará castigando menos (lembrem-se que vocês estão no deserto e por mais que seja inverno, durante o dia o calor aparecerá!). O parque abre às 6h e fecha às 16h. Outra dica preciosa: vá com roupas bem confortáveis, pois vocês caminharão bastante!! Levem água, protetor solar, boné/ chapéu.

Um dia em Petra:

- O cânion
A entrada em Petra é feita por meio de um cânion de 2km de extensão. Quem não quiser encarar a caminhada pode alugar um cavalo ou charrete. O cânion de Petra não é só um caminho, mas uma atração em si. As paredes de pedra vermelha se erguem a até 200 metros sobre sua cabeça e, às vezes, formam passagens muito estreitas. Existem vários nichos esculpidos nas paredes do cânion em que os antigos habitantes de Petra, os Nabateus, adoravam seus deuses.
As paredes de pedra do cânion guardam vestígios de outras esculturas além dos nichos, como este mercador com seus camelos (apenas as pernas são visíveis). Outra atração do cânion é o sistema de aquedutos, cavado nas paredes de pedra ao longo de dois quilômetros para o abastecimento de água na cidade.

- The Treasury
No fim da caminhada pelo cânion surge, em meio ao brilho do sol, a fachada mais famosa de Petra: o The Treasury. É uma visão de tirar o fôlego! Apesar do nome e da imponência do lugar, o Treasury nunca abrigou um tesouro. Mas a finalidade de sua construção ainda não foi descoberta. Para alguns, trata-se de uma tumba real. Para outros, de um templo.
Muitas marcas de bala podem ser vistas no topo da fachada do Treasury. Os danos foram feitos por ladrões que buscavam um lendário tesouro que estaria escondido no prédio. Como não alcançavam o topo, eles atiravam para destruir as esculturas e tentar localizá-lo. Também podem ser vistas esculpidas ninfas e outras figuras romanas, resultado da dominação de Petra por aquele império após a queda dos Nabateus. Já o interior do prédio é fechado à visitação.

– Trilha Al Kubtha
Existe uma trilha que sobe o penhasco e proporciona essa incrível visão do Treasury lá embaixo. É claro que chegar até lá demanda um pouco de esforço. A trilha que leva ao topo do penhasco se chama Al Kubtha e tem muitos lances de degraus. São necessários 45 minutos para ir e outros 30 para voltar.
Primeiro, a trilha leva a uma vista panorâmica da cidade. Depois, à esquerda da casa abandonada, o caminho é marcado por montinhos de pedra e termina em uma tenda. Nessa tenda, um habitante local montou um pequeno ‘comércio’ onde oferece chá, café e sombra aos visitantes, além de vender água e refrigerantes. Ele também tira fotos, é claro! A gorjeta é por sua conta.

– Tumbas
As belíssimas fachadas de Petra são, em sua grande maioria, tumbas. Cerca de 500 resistiram ao tempo porque eram escavadas diretamente na rocha vermelha, enquanto os outros prédios da cidade ruíram com os terremotos e o consequente abandono da cidade. Existe uma sequência de belas tumbas reais conhecidas como Urn Tomb, Corinthian Tomb e Palace Tomb que merecem uma boa visita. Há ainda uma que exibe obeliscos em sua fachada, influência da cultura egípcia.
Embora suas fachadas sejam estonteantes, pouco há para ver dentro das tumbas de Petra. Nas poucas que estão abertas para visitação, é possível ver apenas algumas divisões em salas e nichos nas paredes. A beleza fica por conta das cores. Devido a ação da água e do tempo, a coloração das paredes internas ganhou inúmeros tons. Algumas parecem pintadas pelo homem, mas é tudo natural.

– Ruínas romanas
Parte dos prédios de Petra que ainda está em pé é herança do período de domínio do Império Romano sobre a região. Entre eles estão templos, um anfiteatro e uma avenida de colunas. No fim do vale onde fica a parte romana, se ergue a famosa formação rochosa do camelo.

– O Monastery
Se você achou cansativo percorrer o cânion para ver o Treasury, prepare as pernas para conhecer a segunda fachada mais famosa de Petra, o Monastery. Para chegar até o prédio, é preciso caminhar até o fim da cidade (dois quilômetros além do Treasury) e, depois do restaurante, ainda encarar uma subida de 800 degraus. Quem não estiver disposto a suar a camisa pode alugar um burro.
O Monastery era possivelmente um templo nabateu, que foi convertido em igreja quando o império romano se tornou cristão e bizantino. Assim como no Treasury, apenas a fachada pode ser visitada. Devido à distância, o Monastery está quase sempre vazio no começo da manhã e, se for até lá nos primeiros horários, você poderá tirar fotos com toda calma. Além disso, existe um restaurante em frente ao prédio com comida e bebida gelada.

Como são muitos pontos, você pode particionar sua visita em mais dias, caso tenha tempo disponível :D

COVID Report: funcionando regularmente até últimas infos. Mais atualizações, contate o local. 

Recomendação:

Viajante Solo; Casal; Família; Amigos

Categoria:

Pontos históricos,

Endereço:

وادي موسى الشارع السياحي - مدخل المدينة الوردية، Wadi Musa, Jordânia

Horários:

Segunda: 06:00 - 16:00 (inverno), 06:00 - 18:00 (Verão)
Terça: 06:00 - 16:00 (inverno), 06:00 - 18:00 (Verão)
Quarta: 06:00 - 16:00 (inverno), 06:00 - 18:00 (Verão)
Quinta: 06:00 - 16:00 (inverno), 06:00 - 18:00 (Verão)
Sexta: 06:00 - 16:00 (inverno), 06:00 - 18:00 (Verão)
Sábado: 06:00 - 16:00 (inverno), 06:00 - 18:00 (Verão)
Domingo: 06:00 - 16:00 (inverno), 06:00 - 18:00 (Verão)

Horários sujeitos à alteração

Avaliações:

Google: 4.7
Facebook: N/A

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: