Sobre Castello Sforzesco e Parque Sempione
Castelo Sforzesco é top atrativo de Milão. Construído no séc XIV como fortaleza, transformado em Palácio Ducal posteriormente, hoje é um dos mais importantes museus da cidade. Sofreu com Napoleão uma parcial demolição, passando por uma restauração nas mãos de Luca Beltrami, devolvendo sua imponência em 1905. Mais uma vez, foi danificado durante a 2a GM, com os últimos trabalhos de restauração ocorridas em 2005.
Dividido em diversos museus, o de Arte Antiga traz afrescos da família Sforza, esculturas da Antiguidade, Era Medieval e Renascimento (note especialmente a Piedade Rondanini, último trabalho de Michelangelo), a Pinacoteca abriga mais de 1.500 obras dos séculos XIII e XVIII, o Museu Egípcio contém estátuas, sarcófagos, múmias e afins, o Museu da Pré-história e Proto-história com artefatos que representam as culturas que viveram na região da Lombardia nesses períodos, o Museu de Artes Decorativas com itens de escultura, cerâmica, tapeçaria dos séc. XI a XVIII, o Museu de Instrumentos Musicais com itens do mundo todo, o Museu do Móvel contando a história com mobiliários dos sécs XV a XX dispostos da forma como usados na época, além de outras coleções como a de Medalhas, a “Sala delle Asse” de Leonardo da Vinci, a Coleção de Desenhos e a Coleção de Gravuras “Achille Bertarelli” e outras. Na parte de trás do Castelo está o Parque Sempione, a maior área verde do centro de Milão!
Atenção: Entrada no museu encerra 30min antes do fim do expediente.
Como chegar: Metrô: Cadorna, linha M1, Cairoli, linha M1; Lanza, linha M2. Ônibus: linhas 18, 50, 37, 58, 61 e 94. Bonde: linhas 1, 2, 12, 14 e 19.
Valor (2024): Castelo e parque: entrada gratuita. Entrada geral museu: 5 euros inteira e 3 euros para pessoas entre 18 e 25 anos e acima de 65 anos. Entrada gratuita toda primeira quinta e terça do mês a partir das 14h. Adquira o ingresso do museu online em: https://www.milanocastello.it/en/content/hours-and-admission