Sobre Preseren Square
Essa é uma das principais praças da cidade! Surgiu com o desenvolvimento de uma junção de ruas em frente a um dos principais portões da cidade. Bem próximo à junção, no século XVII, uma Igreja Franciscana da Anunciação foi erguida, mas o local só se tornou praça após a retirada dos muros da cidade, no meio do século XIX.
Após um terrível terremoto em 1895, esse local testemunhou a construção de diversos palacetes burgueses, como o Frisch House (Frischova hiša) e Seunig House (Seunigova hiša). Já no século XX, com a Art Nouveau florescendo, a Loja de Departamentos Mayer foi construída na parte sul da praça, dando um toque final no local, junto com a Ponte Tripla, do arquiteto Jože Plečnik.
O monumento presente na praça (Prešeren Monument) foi obra do arquiteto Maks Fabiani e do escultor Ivan Zajc, datada de 1905, retratando o poeta esloveno France Preseren e a musa da poesia segurando um ramo de louro sobre a cabeça dele. O rosto do poeta está simbolicamente virado em direção da estátua de Julija Primic, o grande amor do poeta, que está numa fachada de prédio no outro lado da praça, na Rua Wolfova Ulica.