Sobre Templo do Buda de Jade
Um dos poucos monastérios budistas ativos de Xangai, este templo foi construído entre 1918 e 1928. O destaque é um Buda transcendente criado a partir do jade puro, um dos cinco enviados de volta à China pelo monge Hui Gen na virada do século XX. É uma parada popular para ônibus de turismo, esteja preparado para multidões. Em fevereiro, durante o Ano Novo Lunar, o templo está muito ocupado, pois cerca de 20 mil budistas chineses se reúnem para rezar pela prosperidade.
O primeiro templo imediatamente à sua esquerda ao entrar é o Salão dos Reis Celestiais, segurando as estátuas dos Quatro Reis Celestiais, que cada um vê os quatro pontos cardeais. Bem em frente está o Grand Hall, que é um gêiser, o edifício mais significativo do templo, onde os fiéis oram ao passado, aos atuais e futuros Budas. Também dentro do Grand Hall estão esplendidamente esculpidos luhahn (arhats), amarrados às paredes com fios, e uma estátua cor de cobre de Guanyin na parte traseira. Passando pelo Grand Hall, você chegará a um pátio tranquilo e fechado, onde as escadas levam até o Salão do Buda de Jade. A peça central absoluta do templo é o Buda de jade verde-pálido de 1,9 m de altura, sentado no andar de cima e esculpido em uma só peça. Fotografias não são permitidas. Andando ainda mais para o complexo é o Reclinado Budda Hall, que contém um pequeno Buda de jade branco reclinado da Birmânia que é exibido em um gabinete de vidro.
Para chegar até aqui, pegue a saída 5 da estação de metrô Changshou e caminhe pela Anyuan Rd, passando por um mercado de produtos animados e vendedores de comida de rua. Um restaurante vegetariano também está dentro do complexo do templo ao virar da esquina.