Sobre Shanghai Tower
O prédio mais alto da China está dramaticamente voltado para o céu em Lujiazul. A Shanghai Tower, de Gensler, com 121 andares e 632 metros de altura, foi inaugurada em agosto de 2013 e inaugurada em meados de 2016. A torre em forma de espiral abriga escritórios, locais de entretenimento, lojas, um centro de conferências, um hotel de luxo e "lobbies de céu". A forma delicadamente saca-rolhas - suas nove unidades cilíndricas interiores envoltas em duas capas de vidro - é o segundo edifício mais alto do mundo no momento em que este artigo foi escrito. O deck de observação no 118º andar é o mais alto do mundo.
A torção é introduzida pela camada externa de vidro, que gira em 120 graus à medida que sobe, enquanto os "jardins celestes" dos átrios nos espaços verticais intercalados entre as duas camadas de vidro abrem um grande volume da torre para uso público. A torre é projetada de forma sustentável: além de fornecer isolamento, a enorme área de vidro reduzirá enormemente o consumo de energia elétrica com o uso da luz solar. Além disso, a forma da torre reduz a carga de vento em 24%, o que gerou uma economia de US $ 58 milhões nos custos de construção. Antes mesmo de a torre subir, os engenheiros se depararam com a construção da esteira de 61.000 m³ que suportaria sua massa colossal na terra pantanosa de Pudong.
Os andares mais altos da torre são reservados para a obrigatória atração de Xangai - o maior patamar do mundo acima do nível do solo - com os passageiros transportados pelos elevadores mais rápidos do mundo (64 km / h), projetados pela Mitsubishi (e elevador mais alto do mundo). Os visitantes podem ver abaixo a Torre Jimnão e o Centro Financeiro Mundial de Xangai. Um pódio de varejo de luxo de seis níveis preenche a base da torre.