Sobre Parque Nacional Huerquehue
A pouco mais de 30 km de Pucón está um paraíso para quem ama trekking. O Parque Nacional Huerquehue, um dos mais antigos do Chile, fica em uma reserva ambiental repleta de araucárias típicas da região, lagos, cachoeiras e possui circuitos de trilhas de vários níveis.
Algumas trilhas são recomendadas somente para os mais experientes (como a Sendero San Sebastian), outras podem ser percorridas por pessoas que qualquer idade, como é o caso da Sendero Ñirrico. Uma das trilhas mais percorridas no Parque, a Los Lagos, é classificada como de “nível médio”, possui 12 km de extensão e pode ser percorrida em 5 ou 6 horas.
Nesta trilha você passará por duas cachoeiras lindas, a Nido de Águilas e Trufulco. Também encontrará pelo caminho 5 lagos e 2 mirantes, onde é possível contemplar a imponência do Vulcão Villarrica. As trilhas são autoguiadas e marcadas por cores para diferenciar os circuitos.
Apesar de muitas agências de turismo de Pucón oferecerem passeios para o Parque Huerquehue, é muito tranquilo chegar lá por conta própria de ônibus. A empresa que conta com o serviço é a Buses Caburgua, que saem da garagem dessa empresa, próximo ao centro de Pucón (em frente a garagem da JAC Buses) e a viagem levará cerca de 1 hora, custando ida e volta em torno de R$ 20 já compre o trecho ida e volta! Saem ônibus de Pucón às 8h30 e retornam do parque às14h10 ou 17h10 (porém vale confirmar esses horários na cidade pois podem variar conforme época do ano).
Dica: há lanchonetes no parque, porém aconselhamos levar snacks e lanches com você, além de água! Isso porque as lanchonetes ficam apenas em alguns pontos do parque e você não terá o que comer no meio da trilha.
O ingresso na baixa temporada (abril a outubro) custa 2.500 pesos, cerca de R$ 15.