Sobre TREKKING NA TRAVESSIA DA SERRA FINA - 6 DIAS
-
DESCRIÇÃO
A Travessia Serra Fina a muito tempo se tornou um mito no montanhismo nacional devido a altimetria, dificuldade e poucos pontos de água deixando assim a travessia mais desafiadora! É considerada por muitos a Travessia mais difícil do Brasil. É necessário um bom nível de preparo físico para encarar de 4 a 8 horas de caminhadas por dia com altitudes que chegam a 2798m.
Nossa expedição tem saídas na temporada de montanha nacional, em pleno inverno, e por se tratar de uma das maiores cordilheiras do Brasil é comum rajadas de ventos e temperaturas que podem chegar à 0º. Passaremos na Pedra da Mina, a quarta maior montanha do Brasil a 2798m e teremos uma visão de longe do parque mais antigo do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia. Essa travessia em estilo expedição é um ótimo treinamento e up grade para quem quer realizar outros trekkings mais difíceis na América do Sul como Salkantay, Ascensão nos Andes, Patagônia e Circuito W.
Para o menor impacto na montanha, trabalhamos com grupos reduzidos e não operamos em feriados prolongados, evitando aglomeração de pessoas nos altos cumes da Mantiqueira, região sensível e necessita de preservação. Realizaremos a travessia clássica, serão 04 dias e 03 noites de trekking e 02 dias destinados a chegada e partida. Neste rota, pernoitaremos em acampamento selvagem - procurando assim encontrar a montanha silenciosa sem muito movimento, entregando uma imersão e vivência única.
-
HOSPEDAGENS E VALORES
Hostel em Passa Quatro (Quartos Compartilhados)
Camping Selvagem (Barracas Duplas)
R$ 2.200,00 por pessoa -
ROTEIRO
1º DIA - 25/07/2021 - ENCONTRO, LOGÍSTICA E ORGANIZAÇÃO DA TRAVESSIA
Chegada e encontro em um hostel na cidade de Passa Quatro a partir das 22h00, que será a base da nossa expedição.
As coordenadas da localização do Hostel serão enviadas dias antes do início da expedição pelos guias responsáveis.
Reunião logística: reunião para alinhar questões de mínimo impacto na montanha, explicações teóricas, além de briefing sobre o manejo de resíduos durante a travessia. Após a reunião, organizaremos as mochilas, distribuiremos os kits necessários e sairemos aproximadamente as 03h da manhã para a primeira trilha.
2º DIA- 26/07/2021 - TREKKING E CAMPING SELVAGEM EM ALTO DO CAPIM AMARELO
Serão cerca de 7 horas de subida contínua até o alto do Capim Amarelo, nosso ponto de descanso até o dia seguinte. Faremos a transição da mata para os campos de altitude e seguiremos por esta crista até o cume da montanha.
Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.
Pernoite em barraca dupla.
3º DIA - 27/07/2021 - TREKKING E CAMPING SELVAGEM NA BASE DA PEDRA DA MINA
Vamos acordar com o raiar do sol, tomar café da manhã e, depois de bem alimentados, vamos desmontar o acampamento e colocar a mochila nas costas. Seguiremos rumo à Pedra da Mina, a 4ª maior montanha do Brasil, cruzando vales com capim alto e um charco, sempre seguindo pela crista da montanha.
Do alto da Pedra da Mina avistaremos o Parque Nacional de Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras, a 6ª maior montanha do Brasil.
Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.
Pernoite em barraca dupla na base da Pedra da Mina.
4º DIA - 28/07/2021 - TREKKING E CAMPING ALTERNATIVO/PICO DOS TRÊS ESTADOS
Vamos acordar com o sol raiando, tomar café da manhã e vamos desmontar o acampamento. Seguiremos para o Pico dos Três Estados, a 11ª maior montanha do Brasil, passando pelo vale do Ruah, um vale com capim elefante e o famoso bambuzinho, que segue boa parte da trilha, enroscando na mochila e dificultando a progressão. Cruzaremos um rio para então chegar no lajeado e subir rumo ao Pico dos Três Estados.
Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.
Pernoite em barraca dupla.
5º DIA - 29/07/2021 - FAZENDA ENGENHO DA SERRA E RETORNO AO HOSTEL EM PASSA QUATRO
Após nosso café da manhã vamos desmontar o acampamento e descer o Pico dos Três Estados e seguir para o final da trilha. Passaremos pela Fazenda Engenho da Serra e chegando ao final da trilha, um transfer estará esperando para nos levar de volta ao hostel, onde tomaremos um delicioso banho, colocaremos uma roupa limpa e descansaremos para o retorno no dia seguinte.
Café da manhã, lanche de trilha e jantar (não incluso).
Pernoite em quartos compartilhados.
6º DIA - 30/07/2021 - DESPEDIDA
Dia reservado para o retorno do grupo. Após o café da manhã, as 09h00, encerraremos nossos serviços.*A programação acima pode sofrer alterações sem aviso prévio devido à fatores climáticos, de acesso ou que venham a interferir na integridade e segurança dos nossos viajantes.
-
O QUE ESTÁ INCLUSO
Hospedagem em Hostel (quartos compartilhados) no último dia do pacote
Equipamentos para Camping Selvagem (1 barraca para 2 pessoas, saco de dormir, isolante térmico, lanterna e bastão de caminhada)
Transfer entre hostel/trilhas/hostel (início e final da expedição)
Alimentação (café da manhã, lanches de trilha e jantar (exceto na última noite)) - Valorizamos a gastronomia de montanha, disponibilizamos cardápio vegetariano, vegano e outras restrições alimentares.
Guias credenciados e experientes (1 para cada 3 pessoas)Logística de expedição
-
O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO
Transporte até Passa Quatro*
Itens não mencionados no campo "O que está incluso"
Despesas pessoais
Alimentações não mencionadas
*Pra quem sai de São Paulo ou Rio de Janeiro, o valor aproximado das passagens (ida e volta) até a cidade de Passa Quatro é de aproximadamente R$ 200,00. -
O QUE LEVAR
- Mochila cargueira com pelo menos 50 litros
- 4 litros de água para as trilhas
- Bota confortável
- Cantil ou garrafa
- Chapéu, boné ou gorro
- Protetor solar e repelente
- Anorack ou capa de chuva
- Roupas para 4 dias de trilhas
- Snacks para comer entre uma refeição e outra
- Roupa extra e limpa para usar no retorno
- Prato, caneca e talheres (de preferência de plástico)
- Remédios de uso contínuo e relaxantes musculares (nossos guias não podem administrar medicamentos nas trilhas) -
EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA
Nível de experiência moderada, nível de trekking difícil, indicado somente para pessoas que já estão acostumadas com a modalidade de trekking, campismo e trilhas. Diariamente são entre 7 a 8 horas de caminhada em superfícies difíceis e com peso (todo o equipamento (barracas, saco de dormir, mochilas com pertences pessoais, cantil de água de 4 litros no mínimo, etc) são carregados por cada viajante).
Distância: 32km | Elevação Mínima: 550 metros | Máxima: 2.798 metros
-
RESTRIÇÕES
Nível de experiência moderada, nível de trekking difícil, indicado somente para pessoas que já estão acostumadas com a modalidade de trekking, campismo e trilhas.
-
INFRAESTRUTURA
- Serra Fina tem poucos pontos de água. Isso faz com que você tenha que carregar uma boa quantidade deste precioso líquido com você (cerca de 4 litros por pessoa). Lembre-se que 1 litro = 1 kg.
- Sinal de celular oscila durante a travessia, de acordo com a operadora
- Não há Wi-fi
- Levar uma quantia em dinheiro, pois alguns estabelecimentos não aceitam cartões.- Grupos reduzidos e guias especializados.
-
PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES
Guia líder: Filipe Bermal
Guia credenciado Embratur e Cadastur, Socorrista Cruz Vermelha Internacional e aéreas remotas, 12 anos guiando em expedições. Foi um dos primeiros brasileiros a atravessar o deserto do Atacama a pé, trekking 450 km solo sem apoio e ajuda motorizada puxando um trenó de autonomia suplementar. Guia de expedição no Deserto do Atacama, Salar de Uyuni, Patagônia, Machu Picchu, Salkantay, Cicloviagem, Carreteira Austral e ascensão em vulcões nos Andes. Já percorreu mais de 70 mil km em Road Trip entre Argentina, Chile, Bolivia e Peru. Chef de cozinha profissional, atuou com Chef Alex Atala e Helena Rizzo no Restaurante D.O.M e Restaurante Mani. Em suas expedições acontece uma fusão de gastronomia e viagem! Você nunca comerá tão bem na montanha como nessa expedição.