Passeio em Ouro Branco

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Passeio em Ouro Branco

Ouro Branco está localizada entre as montanhas da Serra de Ouro Branco, marco inicial da Serra do Espinhaço, e abrigo de um dos mais ricos ecossistemas do mundo. A cidade foi uma das mais antigas freguesias de Minas. O arraial contém importantes construções remanescentes do séc. XVIII, sobressaindo por entre as montanhas. No distrito está localizada a Igreja de Santo Antônio do Itatiaia, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e a terceira mais antiga de Minas. Como grande parte das cidades históricas mineiras, a religiosidade é um de seus traços mais marcantes.

Estrada Real:
A Estrada Real é a denominação do caminho oficial, da Coroa Portuguesa, usado desde o século XVII, que ligava o interior de Minas Gerais, onde havia a extração intensiva de Ouro e Diamantes.O trecho da Estrada Real que passa por Ouro Branco começa na comunidade rural denominada Itatiaia até a sede do município ( 5 Km de asfalto) e segue ligando Ouro Branco e Lafaiete ( 7 Km de asfalto) . Ainda, há trechos que mantém os muros e pontes de cantarias, e alguns resquícios do calçamento da estrada oficial. Portanto, além de caminhantes, é uma ótima rota pra ciclistas. É uma mistura de aventura, contemplação e cultura.

Antiga Casa Paroquial:
Datada de 1759, conforme inscrição em pedra sobre sua porta principal , apresenta soluções construtivas elegantes com cimalhas, enquadramento de vão e cunhais detalhados em pedra, marcada pela modulação regular de portas e janelas. Seu corpo principal apresenta paredes sobre alicerces e porões em pedra, com revestimentos em reboco de barro e caiação, sendo as vedações internas de pau-a-pique. A sala principal apresenta pintura policromada com motivos fitomórficos, que apesar do desgaste e sujidades provocados pelo tempo, ainda permitem notar os florais nas cores marfim, ocre, verde e vermelho.

Matriz Santo Antônio:
Edificação de preciosa representatividade do patrimônio colonial Barroco, a Matriz foi erguida numa fase de riqueza do pequeno povoado de Santo Antônio do Ouro Branco, ao redor da quais pequenas casa foram surgindo.

Cachoeira Papa Cobra e Cachoeira Topázio:
A trilha de acesso é um atrativo a mais, pois há resquícios da antiga Estrada Imperial, inclusive com construções, como muros de pedra. A cachoeira é maravilhosa, uma paisagem exuberante, um convite a contemplação, um convite perfeito para um bom banho de cachoeira.
Para chegar partindo da Igreja Santo Antônio, centro histórico de Ouro Branco, sentido Ouro Preto,MG 129 (Estrada Real). Siga em frente até portaria principal que dá acesso ao Parque Estadual Serra do Ouro Branco e entre. Na estrada principal do parque vire a direita na primeira bifurcação e siga sempre na estarda principal, que há sinais de maior circulação de veículos, pois a mesma é de chão batido. Siga até o morro do Gabriel, pois o carro não vai até a cachoeira, portanto o indicado é ir até o Morro do Gabriel e fazer a trilha com segurança.

Recomendação:

Viajante Solo; Casal; Família; Amigos

Categoria:

Pontos turísticos e de interesse, Áreas para passeios históricos a pé

Endereço:

Ouro Branco - MG, 36420-000, Brasil

Horários:

Segunda: informação indisponível
Terça: informação indisponível
Quarta: informação indisponível
Quinta: informação indisponível
Sexta: informação indisponível
Sábado: informação indisponível
Domingo: informação indisponível

Horários sujeitos à alteração

Avaliações:

Google: 4.6
Facebook: N/A

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: