Destinos: Tulum

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Tulum

Uma das mais belas paisagens da Riviera Maya, essa cidade em Quintana Roo a 130km de Cancun, apesar de ser um destino comum de Bate-volta, merece demais uma estadia própria!

O mais icônico ponto de Tulum são as Ruínas Maias cerceadas de águas azuis hipnotizantes, mas outros sítios arqueológicos na região valem a visita, como Chichen Itzá e as Ruínas de Cobá. As praias da região de Tulum são impressionantes, todas com eles mil tons de azul e beach bars agradáveis para passar o dia, complementadas pela beleza das igualmente azuladas águas dos Cenotes, formações rochosas "cedidas" que formam espécies de cavernas - Grand Cenote, Dos Ojos, Sac Actun e ik Kil são apenas alguns exemplos dos Cenotes incríveis da região. Se gosta de natureza mais selvagem e preservada, a Reserva da Biosfera de Sian Ka'an é uma área de preservação ambiental riquíssima com fauna e flora belíssimas, passeios de jeep e barco e observação de animais. 

Pra quem quer unir natureza e aventura e diversão e não perde a chance de ir a um Parque, o Grupo Xcaret conta com a unidade de Xel-Há por aqui, com prátivas que incluem flutuação no rio e snorkelling.  

Língua Espanhol 

Moeda Peso Mexicano 
Validade do passaporte É recomendável que o passaporte tenha pelo menos seis meses de validade
Página do passaporte em branco Pelo menos uma página em branco
Visto de turista e de negócios necessário Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos.
Vacinações Nenhuma vacina específica é necessária para entrada
Restrições de moeda para entrar 10.000 mil dólares ou equivalente
Restrições de moeda para sair 10.000 mil dólares ou equivalente

Consulado-Geral do Brasil na cidade do México
Endereço: Avenida Paseo de Las Palmas, nº215 Oficinas 405/505, Lomas de Chapultepec, Delegación Miguel Hidalgo, C.P. 11.000, México-DF
Telefone: 52 (55) 4160-3953
Plantão Consular: (521) 55 3455-3991 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: cgmexico@itamaraty.gov.br
Site da Repartição:  http://cgmexico.itamaraty.gov.br/pt-br/

Embaixada do Brasil na cidade do México
Endereço: LOPE DE ARMENDARIZ, 130 COLONIA LOMAS DE VIRREYES DELEGACIÓN MIGUEL HIDALGO 11000 - MÉXICO, D.F.
Telefone: (5255) 5201-4531
Email: brasemb.mexico@itamaraty.gov.br
Site da Repartição:  http://mexico.itamaraty.gov.br/pt-br/

Consulado Honorário em Cancún
Cônsul Honorário:Miguel Ángel Couchonnal Miranda
Endereço: SM 051 M 28 L 8 Calle Libélula 364Mónaco, Zona Urbana C.P 77533Cancún, Quintana Roo
Telefone: +52 998 3805657
E-mail: macouchonnal@atlantefc.com.mx

Roubos e furtos: Não obstante as principais zonas turísticas do México serem locais razoavelmente seguros, problemas comuns são o furto e o roubo de valores, computadores e "tablets", bem como de documentos, incluindo passaporte, os quais geralmente ocorrem em meios de transporte coletivos, restaurantes e outros locais públicos em que haja aglomeração de pessoas. Há relatos de furtos inclusive dentro das dependências dos hotéis. Recomenda-se aos brasileiros atentar para os cuidados básicos de segurança, mantendo seus pertences de maior valor guardados dentro de cofres proporcionados pelos hotéis (especialmente os passaportes e outros documentos). Indivíduos que tenham sido vítima de roubo ou extravio do passaporte devem registrar o incidente por meio de boletim de ocorrência junto às autoridades locais. Caso possuam consigo original de documento de identidade brasileiro, expedido por secretarias de segurança pública ou por entidades de classe, com fé pública em todo território nacional brasileiro, e não façam escala em terceiro país que exija visto de pessoas em trânsito (EUA, por exemplo), os brasileiros são orientados a embarcarem normalmente no aeroporto mais próximo com sua cédula de identidade e o boletim de ocorrência policial mencionado acima.

Clonagem de cartões: Devido à alta incidência de clonagem de cartões no México, recomendam-se cuidados básicos para evitar a clonagem. Deve-se, sempre, solicitar que o cartão seja manuseado na presença do portador. Em comércios informais, recomenda-se preferivelmente realizar pagamentos com dinheiro em espécie. Em caixas eletrônicos, deve-se verificar, antes do uso, se não há câmeras ou qualquer tipo de alteração na máquina.

Produtos pirateados: Produtos pirateados são encontrados com facilidade no México. A compra para uso pessoal de tais materiais não é considerada crime no México. No entanto, trazer tais bens para o Brasil pode resultar em apreensão e multas.  

Oferta de Pacotes Turísticos: Alguns "resorts/hotéis" (especialmente em Cancún), ao receberem seus hóspedes, tentam oferecer pacotes turísticos para visitas futuras. Este oferecimento é feito de forma convincente, e muitas vezes se iniciam com ofertas de passeios, de refeições gratuitas e de descontos para a visita em curso. Têm chegado ao conhecimento do Consulado diversas situações envolvendo cidadãos brasileiros que acabam assinando contratos de serviços turísticos de alto valor, muitas vezes sem entenderem exatamente o que estão contratando, em razão do desconhecimento do idioma espanhol. Recomenda-se, assim, caso não tenha interesse na contratação de tais pacotes turísticos, deixar claro o seu desinteresse e não assinar quaisquer contratos nesse sentido.

Terremotos: O México está localizado em uma zona sísmica. O país é dividido em três regiões quanto aos sismos: o nordeste do país que há 80 anos não tem registros de terremotos; uma larga faixa intermediária que se estende de Sonora e Chihuahua até Veracruz no extremo sudeste do país, onde se registram sismos com alguma frequência e de alguma intensidade; e, o sudoeste do país, do sul de Jalisco ao sul de Chiapas, onde há frequentes terremotos, de mediana e grande intensidade. Embora a Cidade do México esteja localizada na zona intermediária, devido às condições do subsolo do Vale do México, é possível a ocorrência de terremotos de mais intensos. Para informações adicionais, visite o site do Serviço Sismológico Nacional (http://www2.ssn.unam.mx:8080/website/jsp/region_sismica_mx.jsp).

Tubarões: Cidadãos nas praias ou praticando esportes aquáticos no mar devem estar cientes de que casos de ataques de tubarões já ocorreram no país. Quando registrada a presença de um tubarão na água, uma sirene soará nas praias para avisar os banhistas.

Tsunamis: A baixa altitude das ilhas torna sensível a subida do nível do mar. Além disso, há riscos de tsunamis no país. Recomenda-se que cidadãos brasileiros permaneçam atentos aos comunicados emitidos pelas agências locais de meteorologia e sismologia quanto à incidência de desastres naturais. Em caso de ocorrência de tsunamis, cidadãos brasileiros devem seguir cuidadosamente as orientações de segurança das autoridades locais contatando, sempre que possível, alguma Embaixada ou Consulado do Brasil, que avaliará a possibilidade de evacuação. 

Furacões: Furacões que atingem os oceanos Pacífico e Atlântico podem trazer graves consequências para países do Caribe e do Golfo do México. Geralmente, a "temporada de furacões" inicia-se em junho e termina em meados de novembro. Mesmo não havendo garantias de que furacões, tornados e ciclones ocorram durante determinada época, fortes tempestades podem atingir o país, o que pode ocasionar atrasos em voos, bloqueios em estradas e ameaças à segurança. Cidadãos viajando para as áreas afetadas durante o período mencionado devem permanecer atentos ao boletim metereológico local. 

Vulcões: As autoridades costumam avisar com antecedência caso detectem atividade vulcânica com potencial de risco para a população. Deve-se seguir as recomendações em caso de alertas. Em caso de erupção, as autoridades também fornecem instruções. Havendo evacuação de alguma área, não se deve voltar ao local, mesmo depois de passada a erupção, até que haja autorização das autoridades locais. 

Assédio sexual e crimes contra a mulher: Estupros e violência de gênero continuam sendo sérios problemas em muitas áreas do México. Muitos dos incidentes acontecem durante o dia, nas primeiras horas da manhã, em resorts ou praias desertas. Funcionários de hotéis, taxistas e agentes de segurança têm sido acusados de envolvimento em muitos desses casos. Recomenda-se, portanto, que brasileiras evitam ficar sozinhas, particularmente em áreas isoladas e nas praias mexicanas. Mais informações estão disponíveis no aviso Mulheres em viagens ao exterior.

Contatos importantes: Os brasileiros que forem vítimas de roubo ou furto podem contatar, além das autoridades policiais locais, o Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México, por uma das seguintes formas: 
telefone fixo: 55-4160-3953 (chamadas a partir da Cidade do México)           
plantão: (04455) 3455-3991 (chamadas a partir da Cidade do México)           
(0155) 3455-3991 (chamadas a partir de qualquer outro local no México)       
e-mail: assistencia.cgmexico@itamaraty.gov.br

 Dica: Procure pagar seus gastos em pesos mexicanos, pois apesar de muitos locais aceitarem dólares americanos, o troco é dado em pesos e nem sempre a taxa de câmbio utilizada é vantajosa para o cliente.

Informacões úteis

Veja informações úteis gerais sobre Tulum e México.

Os Especialistas do Instaviagem recomendam este destino para o perfil:


💏 Casal
💃 Viajante Solo
👪 Família
👯 Amigos
🌲 Natureza
🚵 Aventura
🍴 Gastronomia
💆 Relax
💙 Romântico
🏯 Cultura
🌆 Agito
🏡 Cidade Pequena
🌊 Praia

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: