Sobre Doi Suthep-Pui National Park
Que tal um trekking incrível num Parque Nacional? Doi Suthep e Doi Pui são dois dos picos mais sagrados do norte do país, do alto dos seus quase 1700 m de altitude. Local para amantes de natureza e peregrinos para o Templo Wat Phra That Doi Suthep, a região abriga mais de 300 espécies de pássaros e 2000 espécies de flora, com trilhas conhecidas pelos amantes de mountain biking em trilhas antigamente usadas para caça e trocas pelas tribos. ACachoeiras também são um atrativo presente, além de vilas Hmong, algumas mais turistonas e outras mais legítimas, como Ban Kun Chang Kian, uma vila produtora de café cerca de 500m após uma estrada de terra após o Doi Pui Campground (pergunte ao staff do parque as instruções de chegada). Se preferir, do estacionamento do Wat Phra That Doi Suthep partem songthaew (caminhões vermelhos compartilhados) para Ban Doi Pui (60 THB) ou para a vila de Ban Kun Chang Kian (200 THB ida e volta).
Onde: 16km ao norte de Chiang Mai. Como chegar: de songthaews saindo da Universidade de Chiang Mai para diversos pontos do parque.
Temporada de chuvas e temperatura: Maio a Novembro (sendo agosto a setembro os mais fortes). Temperaturas o ano todo são amenas, cerca de 20 a 23 graus, com o inverno alcançando 5 a 6 graus, principalmente em fevereiro.
Como se locomover no Parque: a melhor forma é de bike ou carro. Bikes podem ser alugadas no centro de visitantes de Doi Pui Campsite.
Entrada (2022): não são cobradas nos templos, mas a entrada no Parque em si custa 100 THB adultos e 50 THB crianças. Valores adicionais podem ser cobrados em alguns atrativos, como as principais cachoeiras.
Trilhas principais: Trilha das pegadas de Buda (partindo de Doi Pui Hmong Tribal Village, são 13km-nível moderado), Trilha do Monge (Começa da Chiang Mai University e acaba em Wat Phra That Doi Suthep, uma das mais conhecidas, leva 1h30 e inclui visitar o War Phra Lat no caminho), Huay Tung Tao Circular Trail (7km, com manutenção ruim e dificuldade grande). <br>
<br>
<br>
Atenção: as trilhas no parque requerem guias, pois é fácil se perder; encontre diretamente no local por preços a combinar. Principais atrativos: o Doi Suthep Temple, Cachoeiras Mon Tha Than, Huey Kaew, Mok Fa e Dtaat Mook, o Palácio Bhubing
Uma opção mais cômoda é fechar tours que saem de Chiang Mai e passam pela região. Um exemplo é este, de dia inteiro, com caminhada e pedalada, a partir de 61 euros (valor 2023) saindo todos os dias às 9h30. Agende no link 1 abaixo! <br>