Sobre Bate e volta ou passagem por Coimbra!
Essa linda cidade portuguesa merece mais de 1 dia ou algumas horas de passeio, mas o que importa é não deixar de conhecê-la! Uma das visitas indispensáveis é a Universidade de Coimbra, fundada em 1290, a 16a mais antiga universidade do mundo! Por lá, visite a torre de coimbra, capela de são miguel, sala dos archeiros, porta férrea, biblioteca joanina e a prisão acadêmica, as escadas monumentais e a visão do mirante (ingressos 1 -12 euros). Siga então à Sé Nova, ao Centro Histórico (com a linda Sé Velha e o sensacional Museu Nacional Machado - 3-6 euros), Igreja Santa Cruz, cruze e contemple o Rio Mondego, visite o Mosteiro de Santa Clara-a-velha, sinta-se enorme no "Portugal dos Pequenitos" (reproduz cidades icônicas portuguesas em tamanho diminuto - 6 a 10 euros), e finalize no Jardins da Quinta das Lágrimas. Esse trajeto todo à pé dá cerca de 3km! :)
Para comer: escolha provar o bitoque, prato típico local! Boas opções de restaurantes são: Restaurante Cozinha da Maria, Restaurante Maria Portuguesa, O Açude, Fangas Mercearia e Bar, Dux Taberna Urbana, à Capella, Tapa nas Costas, Zé Manel dos ossos, Solar do Bacalhau, Passaporte e Ristorante II Tartufo, além de um docinho na Pastelaria Palmeira (Bola de Berlim, o Pastel de Santa Clara, pastéis de nata...).
Como chegar: De carro, cerca de 1h11 de Porto, de trem cerca de 57min-1h via Comboios de Portugal por tarifas de R$35/55 o trecho saindo de Vila Nova de Gaia-Devesas, 1h30 de viagem de ônibus, partindo de Campo 24 de agosto até Terminal de Ônibus de Coimbra por R$45-60 o trecho com a Cia Rede Expressos.