Sobre Igreja de São Vicente de Fora
O Mosteiro de São Vicente está intimamente ligado ao serviço do Bispo de Lisboa. Partilhando o seu Orago – São Vicente – com o Patriarcado de Lisboa, atualmente o edifício alberga os serviços da Cúria diocesana e é o local onde o Cardeal Patriarca de Lisboa governa a Diocese e acolhe aqueles que o procuram. Para além da Cúria, serviços administrativos e Tribunal Patriarcal o Mosteiro alberga também um espaço museológico que procura registar os momentos mais importantes da história e do legado do Patriarcado de Lisboa.
Durante o cerco a Lisboa, em 1147, D. Afonso Henriques fez uma promessa: caso conseguisse conquistar a cidade mandaria erguer um mosteiro dedicado a São Vicente, um santo muito venerado entre os moçárabes. Esse mosteiro foi fundado no mesmo ano, do lado de “fora” das muralhas da cidade e assim se justifica a toponímia do edifício. No entanto, foi nos faustosos reinados de D. Pedro II e D. João V (séculos XVII e XVIII) que se aplicou o rico recheio artístico decorativo que se pode observar actualmente, nomeadamente os mármores embutidos e os painéis de azulejos.
Não deixe de notar: cisterna do séc XII, Portaria com pintura de teto de Vicente Bachareli, os Claustros com azulejos barrocos, a Sacristia extremamente ornamentada (mármores coloridos do séc XVIII - aqui também foram encontrados, em escavações, túmulos antropomórficos pertencentes aos cruzados de D. Afonso Henriques); o Panteão Real dos Bragança (túmulos de quase todos os elementos da Dinastia de Bragança, a última e a maior da História da Portugal); a Capela dos Meninos Palhavã (Os “Meninos de Palhavã” eram filhos ilegítimos do rei D. João V, e nesta capela estão sepultados apenas dois deles) e o Terraço com vistas panorâmicas 360o.
Fechado: 1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro. Atenção: última entrada é 1h antes do fechamento. Como chegar: ônibus 734 (exceto terças e sábados) e Metrô Estação Santa Apolónia e Estação Martim Moniz. Elétrico: 28E. Comboio: Estação de Santa Apolónia.
Ingressos (2024): inteira 8 euros. meia entrada para maiores de 65 anos. Gratuito para crianças menores de 12 anos. Visita guiada por 2 euros adicionais.
Visitas guiadas ocorrem de ter a dom em português, inglês e espanhol, com grupos de 1 a 10 pessoas no máximo. Duração de 90min. É preciso agendar previamente no site:https://mosteirodesaovicentedefora.com/visitas-guiadas/