Sobre Girolamini
Bem perto do Duomo de Nápoles, essa construção foi feita no terreno de um antigo edifício, o Palazzo Seripando, que foi demolido. O complexo atual foi iniciado em 1592 com design do arquiteto Giovanni Antonio Dosio e terminado por volta de 1619 em estilo renascentista. O complexo conta com 2 claustros, onde fica a fantástica Biblioteca Girolamini com milhares de manuscritos especializados em Teologia Cristã, Filosofia, História, Música sacra e Direito. Esta biblioteca é uma das mais antigas de Nápoles e foi frequentada por Giambattista Vico, um conhecido pensador italiano do iluminismo. Algumas reconstruções e reformas foram feitas em 1780 por Ferdinando Fuga.
Note em especial as estátuas da fachada, retratando São Pedro e São Paulo, obra de Giuseppe Sammartino, o teto feito em caixotes, pintados por Marcantonio Ferrara, Nicola Montella e por Giovanni Iacopo De Simone, artistas napolitanos, em 1627 (mas bem danificados pelos ataques na 2a Guerra Mundial), os afrescos da nave, datados de 1681 por Giovan Battista Beinaschi, além das onze capelas laterais, decoradas por diversos artistas.
Valor aproximado: visita da igreja, claustro e biblioteca por 5 euros inteira e 2 euros reduzida. Grátis 1o domingo de todo mês.