Sobre Praça dos Heróis
Ao final da Avenida Andrássy fica a Praça dos Heróis (Hősök tere), junto a estação de metrô que leva o mesmo nome. O espaço contém um complexo conjunto de esculturas, chamado “Monumento do Milênio”, que conta e celebra toda a história da Hungria.
Na coluna central está em destaque, no topo, a Estátua do Arcanjo Gabriel recebendo a coroa de Santo Estêvão. Ela é circundada na base pelas Estátuas dos sete chefes das tribos magiares, considerados os fundadores da Hungria. Logo em frente está o Túmulo ao Soldado Desconhecido, no mesmo local onde houve o novo sepultamento de Imre Nagy, o celebrado ex-primeiro ministro do país.
Na colunata ao fundo estão posicionadas 14 estátuas de heróis húngaros. Da esquerda para a direita as imagens estão ordenadas cronologicamente, começando pelo Rei Santo Estêvão. Repare abaixo de sua estátua que o painel representa o momento em que o rei/santo recebe sua famosa coroa.
A praça conta ainda com dois museus importantes de Budapeste: o Museu de Belas Artes de Budapeste, com exposições de arte clássica, e o Palácio das Artes, com exposições de arte contemporânea.