Acrópole de Atenas

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Acrópole de Atenas

A Acrópole é o sítio arqueológico mais importante do mundo ocidental. Coroada pelo Parthenon, ela é sentinela sobre Atenas, visível de quase todos os lugares dentro da cidade. Seus monumentos e santuários de mármore branco pentélico brilham ao sol do meio-dia e gradualmente adquirem um tom de mel enquanto o sol se põe, enquanto que à noite eles ficam brilhantemente iluminados acima da cidade. Um vislumbre desta visão magnífica não pode deixar de exaltar o seu espírito.  Por mais inspiradores que sejam esses monumentos, eles são apenas remanescentes da cidade de Péricles, que não pouparam gastos - apenas os melhores materiais, arquitetos, escultores e artistas eram bons o suficiente para uma cidade dedicada ao culto de Atena. Era uma vitrine de edifícios ricamente coloridos e estátuas gigantescas, algumas de bronze, outras de mármore banhadas a ouro e incrustadas com pedras preciosas.

A Acrópole foi primeiramente habitada nos tempos neolíticos (4000 a 3000 aC). Os primeiros edifícios monumentais foram construídos aqui durante a era micênica. As pessoas viviam na Acrópole até o final do século 6 aC, mas em 510 aC o oráculo de Delfos declarou que era a única província dos deuses.  Depois que todos os edifícios da Acrópole foram reduzidos a cinzas pelos persas na véspera da Batalha de Salamina (480 aC), Péricles iniciou seu ambicioso programa de reconstrução. Ele transformou a Acrópole em uma cidade de templos, que passou a ser considerada o zênite da Grécia Clássica.

Devastações infligidas durante os anos de ocupação estrangeira, roubos de arqueólogos estrangeiros, renovações ineptas após a Independência, os passos de milhões de visitantes, terremotos e, mais recentemente, chuva ácida e poluição causaram danos aos monumentos sobreviventes. O pior golpe foi em 1687, quando os venezianos atacaram os turcos, abrindo fogo na Acrópole e causando uma explosão no Parthenon - onde os turcos estavam armazenando pólvora - e danificando todos os edifícios.  A Acrópole se tornou um local listado como Patrimônio da Humanidade em 1987. Os principais programas de restauração estão em andamento, e a maioria das esculturas e frisos originais foi transferida para o Museu da Acrópole e substituída por moldes. Restauração no local está em curso e há quase sempre hordas de turistas aqui - visita no início da manhã ou última coisa à noite para evitar o pior das multidões.

O único detalhe moderno na colina (além dos sempre presentes andaimes e guindastes) é a grande bandeira grega no extremo oriente. Em 1941, no início da ocupação nazista, dois adolescentes subiram o penhasco e ergueram a bandeira grega; seu ato de resistência é comemorado em uma placa de latão próxima. A partir daqui, você pode olhar para o Templo de Zeus Olímpico.

COVID Report: funcionando regularmente até últimas infos. Mais atualizações, contate o local previamente. 

Recomendação:

Viajante Solo; Casal; Família; Amigos

Categoria:

Pontos históricos, Ruínas antigas

Endereço:

Atenas 105 58, Grécia

Horários:

Segunda: 08:00 – 20:00 (Verão), 08:00 - 17:00 (inverno)
Terça: 08:00 – 20:00 (Verão), 08:00 - 17:00 (inverno)
Quarta: 08:00 – 20:00 (Verão), 08:00 - 17:00 (inverno)
Quinta: 08:00 – 20:00 (Verão), 08:00 - 17:00 (inverno)
Sexta: 08:00 – 20:00 (Verão), 08:00 - 17:00 (inverno)
Sábado: 08:00 – 20:00 (Verão), 08:00 - 17:00 (inverno)
Domingo: 08:00 – 20:00 (Verão), 08:00 - 17:00 (inverno)

Horários sujeitos à alteração

Avaliações:

Google: 4.7
Facebook: N/A

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: