Sobre Gate of Heavenly Peace
Caracterizado por um retrato gigante emoldurado de Mao Zedong e guardado por dois pares de leões de pedra Ming, o portão de paz celestial, a norte de Tian'anmén Sq, é um potente símbolo nacional. Construído no século 15 e restaurado no século XVII, o portão era antigamente o maior dos quatro portões da Muralha da Cidade Imperial, e foi a partir daqui que Mao proclamou a República Popular da China em 1º de outubro de 1949. Os relógios coterie de hoje a massa das tropas desfila daqui.
Suba o portão para obter excelentes vistas da praça e espreite para dentro nas vigas impressionantes e pintura exagerada; ao todo, existem 60 gigantescos pilares de madeira e 17 vastas lâmpadas suspensas do teto. Dentro da torre do portão há também uma fascinante história fotográfica do portão e Tian'anmén Sq (infelizmente as legendas são apenas em chinês) e imagens de desfiles militares.
Não há taxa para andar pelo portão, a caminho da Cidade Proibida, mas se você subir, terá que pagar. A bilheteria fica no lado nordeste do portão; aqui você precisará arrumar todas as malas antes de entrar. Para os bilhetes da Cidade Proibida, continue caminhando cerca de 600 m mais ao norte.