Bairro da Liberdade

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Bairro da Liberdade

Um bairro tradicional de São Paulo, há muitos anos existia uma forca no local que hoje é a Praça da Liberdade, onde eram executados escravos, além de um pelourinho para castigos. Somente em 1870 as atrocidades acabaram. Por ali, também havia um cemitério público (Cemitério dos Aflitos ou dos Enforcados), onde eram enterrados os enforcados e os indigentes até 1858. Reza a lenda que foram encontradas ossadas quando das construções no bairro! Com o fim das execuções na Praça, o local passou a se chamar Praça da Liberdade.  A Igreja de Nossa Senhora dos Enforcados, perto da praça, seria uma homenagem aos executados no local. Na Rua dos estudantes, moraram personalidades como Álvares de Azevedo e Bernardo Guimarães. A história da ocupação pelos imigrantes japoneses foi em razão dos baixos preços de residências por ali e a proximidade do centro da cidade. Atualmente, outras comunidades orientais também marcam presença no bairro.

Não deixe de ver: Palacete Conde de Sarzedas, na rua de mesmo nome (n.100), construído em 1891 pelo Dep. Luiz de Lorena, que aos 60 anos apaixonou-se por Marie Belanger, de 18, sediando, atualmente, o Centro Cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo (seg. à sex das 11 às 17 h). Veja também o Jardim Oriental, entre o viaduto Osaka e a Praça. Passe também na Capela Menino Jesus de Praga e Santa Luzia, na R. Tabatinguera, que é lindíssima por dentro. Tem também o Museu Histórico da Imigração Japonesa (R. São Joaquim, 381).

Não deixe de fuçar: a Marukai, loja de artigos e comidinhas orientais, Ikesaki, famosa loja de itens de beleza, o Espaço Kazu (vá até a confeitaria e coma o choux cream deles!!),

Izakaya Issa (um boteco estilo japonês), o BubbleKill (uma bebida inusitada com esferas explosivas), a 89oC Coffee Station (cafés especiais e gostosuras na Praça da Liberdade), a Alteza Doceria (doces finos de confeitaria com sabores e estilo japonês (Américo de Campos, 36) e a Feira da Liberdade, com artesanato e gastronomia que ocorre aos sábados e domingos das 9h às 18h (vá na barraca Nakamura para provar os guiozas e nikumanjus)ou prove os takoyakis (bolinhos cremosos de camarão ou polvo) em outras barracas. Vasculhe ainda as lojinhas Tenmay-Ya (R. dos Estudantes 19) com artigos para casa (facas incríveis e peças de porcelana artesanais), Kanazawa (R. Galvão Bueno 379 - para doces típicos japoneses), Audrey (Galvão Bueno 69 - acessórios e produtos de beleza) e a Daiso (loja de variedades bacanas e fofas famosa no Japão com ótimos preços - Av. Liberdade 151) e a Miniso, similar à Daiso mas com menos opções.

COVID Report: funcionando regularmente até últimas infos.

 

Recomendação:

Viajante Solo; Casal; Família; Amigos

Categoria:

Pontos turísticos e de interesse, Obras arquitetônicas; Píeres e calçadões; Pontes; Pontos de interesse

Endereço:

Liberdade, São Paulo - SP, Brasil

Horários:

Segunda: Funcionamento das lojas
Terça: Funcionamento das lojas
Quarta: Funcionamento das lojas
Quinta: Funcionamento das lojas
Sexta: Funcionamento das lojas
Sábado: 09:00 - 18:00 (Feira da Liberdade)
Domingo: 09:00 - 18:00 (Feira da Liberdade)

Horários sujeitos à alteração

Avaliações:

Google: N/A
Facebook: 5

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: