Trilha dos Escravos

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Trilha dos Escravos

Distante 50 km da capital, Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, tem praias com águas mornas e cristalinas, piscinas naturais, areias brancas, gastronomia de primeira, resorts com estruturas de alta qualidade, passeios de buggy, jangada e tantos outros. Porto de Galinhas não se discute: é lugar ideal para todos durante os 365 dias do ano. Lá também tem o Pontal de Maracaípe, que tem um belíssimo pôr de sol e um passeio pra lá de divertido e cultural: trilha ecológica no manguezal e Mata Atlântica.

Com 6,5 km de trajeto e aproximadamente quatro horas de duração, o percurso, batizado de “Trilha dos Escravos”, tem início no Rio Maracaípe e tem como objetivo fazer uma volta ao passado para revelar fatos históricos e culturais sobre o local. “A trilha secreta em meio ao manguezal data de 1610, quando os missionários franciscanos chegaram à região com a missão de educar e catequisar os moradores locais. Até os dias de hoje essa trilha é mantida pela comunidade que diariamente circula pelo local, enquanto muitos deles pescam e catam mariscos e caranguejos”, destaca o ambientalista Beto Guedes.

Após o fim do percurso na água é hora de calçar os sapatos para começar a segunda parte da Trilha dos Escravos, na restinga de Mata Atlântica. O caminho, estreito e íngreme em alguns trechos, leva até o ponto mais alto de Maracaípe, onde está localizada uma das igrejas mais antigas do Brasil, a Igreja Nossa Senhora do Outeiro, construída em 1603. Lá de cima é possível ver todo o estuário do Rio Maracaípe, o Pontal de Maracaípe e o Pontal de Serrambi. A vista é de arrancar suspiros!

Fôlego recuperado, a trilha é retomada com destino a Casa de Farinha. O local existe há pelo menos cinco gerações na família de Sr. Antônio. Seus descendentes foram trazidos da África pelo tráfico negreiro no período colonial. No local, a cultura de fazer tapioca no forno a lenha se perdura até hoje. O melhor é que os visitantes podem degustar a comida quentinha na hora. Quem se aventura em fazer a trilha também tem a oportunidade de tomar banho no Rio Maracaípe durante o percurso de volta. Os que não quiserem se molhar podem voltar de jangada até o ponto de partida.

O QUE VESTIR

Os guias locais sugerem vestir roupas leves e confortáveis, que possam molhar. É recomendado usar camisa com proteção UV e chapéu para se proteger da exposição ao sol, calçar chinelo/sandália ou sapato fechado, desde que possa molhar.

O QUE LEVAR

É importante levar água, frutas e lanche de fácil digestão. É permitido levar celulares ou câmeras fotográficas para registrar os momentos e o ambiente (durante a travessia do rio todo o equipamento será levado em segurança dentro do bote de apoio).n

Recomendação:

Viajante Solo; Casal; Amigos

Categoria:

Natureza e parques, Trilhas para caminhada

Endereço:

Maracaipe, Ipojuca - PE, Brasil

Horários:

Segunda: informação indisponível
Terça: informação indisponível
Quarta: informação indisponível
Quinta: informação indisponível
Sexta: informação indisponível
Sábado: informação indisponível
Domingo: informação indisponível

Horários sujeitos à alteração

Avaliações:

Google: N/A
Facebook: N/A

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: