Sobre Praia do Atalaia
Um dos passeios mais procurados em Fernando de Noronha é o que vai para a praia do Atalaia. É nesta praia que os recifes formam uma piscina natural que é, nada mais, nada menos, do que um “berçário” de tubarões! O local é muito protegido e tem regras rígidas, para não trazer problemas aos turbarõeszinhos. Ao mergulhar é possível ver um verdadeiro aquário natural. O tempo é cronometrado em 30 minutos de permanência. O grupo é no máximo de 16 pessoas por vez e 100 pessoas ao dia. E claro, é necessária a carteirinha de acesso. Há duas formas de visitar essa praia: Na opção mais curta são cerca de uma hora ida e volta (trinta minutos cada trajeto). A caminhada é leve, mas tem muitas pedras, deve-se ir de tênis. Tudo é controlado por fiscais do Parque Natural e do ICMBio. O mergulho só pode ocorrer na maré baixa, então, a hora em que ele ocorre depende da tábua das marés – pode ser de manhã ou pode ser de tarde. Por conta disso tudo, para ir lá é necessário agendar previamente na administração do Parque! Neste passeio é possível ir sem guia, basta agendar e chegar com trinta minutos de antecedência ao local! No passeio mais longo, além da praia do Atalaia, há mais para mais dois pontos de mergulho. Além dos cerca de 45 minutos da primeira praia, são mais algumas horas de caminhada, entre 4 e 5 horas no total do passeio. O percurso até o segundo ponto é uma trilha leve, mas atenção: antes mesmo de entrar na água, e também a ida para o terceiro ponto, complica bastante. Para entrar na água é preciso descer um pequeno barranco. Esta segunda piscina, é ainda mais bonita e cheia de peixes do que a da praia do Atalaia, vale a pena o sacrifício. É possível ver moréias e outros peixes supercoloridos! Para ir para o terceiro ponto de mergulho caminha-se durante um bom tempo por sobre pedras e mais pedras, não é um caminho fácil Para ir a esta trilha longa, não é preciso agendar, porém é o guia deve acompanhar.
Dicas: ir de tênis, levar água e protetor solar. Levar máscara, snorkel e nadadeira, a ilha tem muita oferta pra aluguel. Em Atalaia (1ª parada), é preciso alugar obrigatoriamente um colete, mas custa cerca de 5 reais apenas.
Aviso: de abril a novembro, por conta das condições climáticas do atlântico sul, o mar de fora fica bastante instável, sujeito a ondulações repentinas, afetando diretamente a piscina de Atalaia (deixando-a com muita areia) e a enseada do Abreu, podendo inclusive impossibilitar o banho. Essas condições podem mudar de um dia para o outro, portanto, converse com o pessoal do PARNA!