Sobre Pedra da Lajinha
Uma das atrações para você praticar o turismo de aventura em Afonso Cláudio é a Pedra da Lajinha, cujo pico está a aproximadamente 1.300 m acima do nível do mar. A Pedra da Lajinha fica localizada no Vale do Empoçado, uma rota turística que está a apenas 2 minutos de direção da zona urbana de Afonso Cláudio.
Além da Pedra da Lajinha, outras grandes formações rochosas compõem o visual. E são todas graníticas, no estilo da Pedra Azul, em Domingos Martins. As pedras que se destacam são: Empoçadinho, Broa, Gato, Monstro, Elefante, Cruzeiro e Cabrito. Todas estão lá esperando para serem exploradas pelos aventureiros e apreciadores de lindas paisagens, algumas de fácil acesso, outras de acesso mais complicado.
Recomendamos que suba com o guia Roberto Bragatto, agende antecipadamente com ele no (27) 99843-8299. Ou suba com amigos utilizando o aplicativo de trilhas Wikiloc. Não recomendamos subir sozinho pois não estrutura de Parque Estadual se ocorrer algum problema.
Subindo a Pedra da Lajinha
O início da subida da Pedra da Lajinha é ao lado do Bar do Chico, no Vale do Empoçado. À esquerda do bar há um portal e uma estrada por onde passamos. A estrada após o portal é de terra e inclinada, suba com cuidado até o estacionamento.
A pedra é bem inclinada e puxada. Muitas pessoas se sairiam melhor se tivesse uma corda ali para auxiliar, mas dá para subir só na tração das pernas também. No topo a visão de 360º é impressionante! Avistamos todas aqueles monumentos rochosos que citei anteriormente, e atrás das nuvens dá para ver uns pedaços do Parque do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, e várias montanhas de Minas Gerais.
A trilha toda tem cerca de 6,2km e leva cerca de 5h ida e volta, com uma inclinação considerável. Considerada de dificuldade média. Recomendamos que faça a trilha num dia de tempo bom, sem chuva, e bem cedinho.