Sobre Rotonda Rossi
Atrás do Palazzo Rossi, na atual área da via Martiri Unghesi caracterizada pela presença de escolas de ensino fundamental e médio, antes do século XX era uma área de hortas e o que restava do convento de San Domenico, que se estendia até as paredes.
Nesta zona a família Rossi, também proprietária da antiga horta do Convento de San Domenico, mandou construir a Rotonda por volta de 1830, da autoria de um aluno de Tomba, Costantino Galli. O prédio foi usado como casa de gelo e mirante.
Quando, nos anos após a Segunda Guerra Mundial, o município repensou completamente a área, planejando a Via Martiri Unghheresi, a Via Manzoni e a Piazza II Giugno, unindo o Corso Mazzini ao Viale Tolosano, a demolição da Rotonda Rossi e a pequena loggia do edifício do o mesmo nome também foi considerado, mas a intervenção de Italia Nostra e vários intelectuais de Faenza levou a seu resgate.
Não chega a ser um grande palácio ou um atrativo pago, mas é uma Rotanda muito charmosa e que rende um bela vista da região, assim como ótimas fotos. Não deixe de visitar! :)