Você acabou de ganhar R$ 100.000!

Calma, isso é uma mentira! Você não ganhou nada, mas se fosse verdade, você estaria se sentindo incrível, né? Mesmo se tivesse achado uma nota de apenas R$ 2,00 esquecida no seu bolso, você ainda se sentiria feliz, simplesmente porque isso seria algo inesperado.

Por que nós sentimos prazer em algo mesmo em um valor tão pequeno? Tem pouco a ver com o valor monetário, mas sim sobre o fato de ser uma surpresa.

Analisamos o livro “Surprise: Embrace the Unpredictable and Engineer the Unexpected” das autoras Tania Luna e LeeAnn Renninger para explicar para você a ciência por trás das surpresas.

Veja esses 6 fatos incríveis que descobrimos:

 

1 – Surpresas nos dão prazer

Já notou que receber um buquê de flores dá mais prazer do que comprar flores para si mesma? Ou como chocolates que ganhamos de presente parecem ser mais saborosos? Isso é explicado porque a surpresa ativa áreas de estímulo de prazer no nosso cérebro e injetam boas doses de dopamina, que fazem essas experiências serem mais prazerosas.

Para demonstrar isso, pesquisadores da Universidade de Emory nos EUA fizeram um estudo separando participantes em 2 grupos. O primeiro grupo recebeu doses de suco em sua boca em intervalos pré-determinados, enquanto o outro grupo recebeu doses em intervalos completamente aleatórios. Imagens por ressonância magnética revelaram que o núcleo accumbens, área do cérebro ligado a recompensa e prazer, foi muito mais ativo nas pessoas do grupo que recebeu doses de suco aleatoriamente.

 

2 – Surpresas melhoram relações amorosas

 

Já ouviu muito o ditado “A vida é uma caixinha de surpresas”? Isso se torna ainda mais verdadeiro para as relações amorosas. Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Nova York confirmam que quando casais estão entediados em seu relacionamento, se tornam menos atraídos um pelo outro, resultando em relacionamentos infelizes e diminuição de cumplicidade. Adicionar elementos que causam surpresa na relação podem reativar o romantismo e melhorar o relacionamento de casais.

“Relações amorosas precisam atingir um equilíbrio saudável entre surpresas e previsibilidade” afirma Luna. “Apesar do senso de segurança e conforto ser importante para liberar oxitocina (hormônios de apego e prazer), a previsibilidade em excesso pode ser um causador de fim de relacionamentos. Surpresa, mistério e ansiedade levam a um aumento de dopamina no corpo, que ativam estímulos de prazer e excitação.”

Sabia que o Instaviagem já levou mais de 100 casais para uma viagem surpresa? Conheça mais!

 

3 – Surpresas intensificam a sensação de novidade

 

Nosso cérebro foi feito para sentirmos prazer com novas experiências. Isso explica porque um novo carro, um novo celular e até mesmo novas mensagens causam prazer no início. “Imagens feitas por ressonância magnética mostram que nós processamos novos estímulos de forma diferente dos que já vimos antes”, diz Luna. Quando novos estímulos são envolvidos, nosso cérebro libera doses de dopamina, que novamente nos dão sensação da prazer. As surpresas alimentam nosso prazer pelo inesperado.

Sabia que o Instaviagem é a primeira e única agência de viagem online especializada em viagens surpresa?  Leia mais!

 

4 – Surpresas intensificam nossas emoções

 

Como todos nós sabemos, nem todas as surpresas são iguais e nem todas tem final feliz, portanto nosso cérebro não precisa necessariamente gostar de todo tipo de surpresa, mas ele leva todo tipo a sério. “Surpresas podem nos levar a perigos, oportunidades e novas informações”, explica Renninger. “Estudos mostram que surpresas intensificam nossas emoções em cerca de 400%, o que explica o motivo pelo qual amamos surpresas positivas e odiamos surpresas negativas.”. Por esse motivo, um pedido de casamento parece ser um dos melhores momentos da sua vida, mas uma demissão inesperado pareça ser um dos piores.

Já pensou em fazer uma viagem e descobrir o seu destino apenas 2 dias antes de partir? Conheça as viagens surpresa do Instaviagem!

 

5 – Surpresas melhoram nossa saúde mental

Como mencionamos, surpresas liberam doses de dopamina, uma substância que pode fazer maravilhas com o nosso cérebro, incluindo eliminar sensações ruins e negativas. “Quando estamos abertos a surpresas de modo regular em nossas vidas, nós melhoramos nosso humor e bem-estar”, diz Luna. Não é apenas isso, a autora ainda afirma que nos tornamos mais tolerantes ao incerto, o que pode reduzir a ansiedade.

Todos esses fatores melhoram nossa saúde mental e ajudam até a combater a depressão. “Quando se fala em depressão em particular, as surpresas são uma forma de interromper hábitos não saudáveis e pensamentos negativos, abrindo portas para novos pensamentos e comportamentos”, afirma Luna.

 

6 – Estar em estado de admiração (um tipo de surpresa) é ótimo para seu corpo!

Estudos realizados pela Universidade da Califórnia mostraram que pessoas que estiveram em mais estados de admiração em sua vida – um tipo de surpresa sentida quando achamos algo impressionante ou poderoso – pode ser saudável. Especificamente, os pesquisadores descobriram que o grupo de pessoas com maior nível deste estado de admiração possuíam menores níveis de Interleucina 6 (IL6), um composto que causa inflamação nos corpos. Ou seja, diminuir os níveis de IL-6 é um ótimo negócio.

Conclusão: Fazer uma viagem surpresa possui vários benefícios para a nossa saúde e bem-estar! Veja agora os pacotes do Instaviagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto escrito originalmente por Taryn Hillin do site Splinter News

Texto traduzido e adaptado do site:

https://splinternews.com/science-explains-why-surprise-brings-us-pleasure-1793846784

Outras referências:

http://abcnews.go.com/Health/story?id=116829&page=1

https://splinternews.com/science-explains-why-surprise-brings-us-pleasure-1793846784

https://greatergood.berkeley.edu/article/item/why_humans_need_surprise

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3858647/

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com