E o fim de ano está chegando! Shoppings centers decorados, música da Globo tocando na televisão, sorteios de amigo secreto, festas de confraternização….

Para você entrar no clima e se preparar para um 2018 repleto de novas experiências e realizações, fizemos uma lista com sugestões de 4 resoluções de viagem para botar em prática em 2018!

1. Conheça mais sobre viagens sustentáveis

Viajar é ainda melhor quando fazemos de um modo que torna o mundo um lugar melhor, não é mesmo? Diversos blogs e posts de viagem mostram dicas de como viajar de uma forma mais ética e sustentável – incluindo desde dicas de como gastar dinheiro durante as viagens de modo que beneficie as comunidades locais e gere empregos ou sugestões de destinos com infraestrutura turística menos desenvolvida e fora do circuito tradicional.

Em 2018, antes de botar o pé na estrada, faça uma pesquisa. Conheça mais sobre a cidade ou região que você estará visitando para entender um pouco mais sobre a cultura local. Dê preferência para hotéis e pousadas eco-friendly ou de menor porte. Compre produtos e artigos locais para ajudar a comunidade. Reflita sobre os privilégios que nós viajantes temos sob os que não podem viajar.

A agência de viagem online Instaviagem.com iniciou em maio/2017 o lançamento dos chamados pacotes de viagem para destinos surpresa, no qual os viajantes descobrem seu destino final apenas 2 dias antes de partir. Os viajantes devem apenas preencher um questionário informando seu perfil de viagem e interesses e os especialistas do site organizam a viagem completa – incluindo reservas de hospedagem, passeio e roteiro completo – de acordo com o perfil de cada pessoa. “Um dos nossos pilares é justamente buscar destinos fora do circuito tradicional e fomentar o turismo e economias locais de cidades menos exploradas, mas com grande atrativo e potencial turístico.”, afirma Marian Koshiba, diretora de operações do site.

 

2. Viaje sem uma câmera

Ok, sabemos que é extremamente tentador tirar fotos em vários momentos da nossa viagem, ainda mais com as facilidades dos celulares de hoje. No entanto, alguns momentos nós acabamos nos importando muito mais em tirar fotos e pegar ângulos perfeitos ao invés de curtir e apreciar os momentos. Por esse motivo, alguns viajantes têm escolhido não tirar tantas fotos enquanto estão viajando.

Em 2018, tente viajar sem sua câmera, mesmo que seja por um dia ou algumas horas, e veja se isso melhora a sua experiência. Tente outras maneiras de registrar suas viagens, como desenhar, escrever relatos ou diários. Esse hábito funciona ainda melhor em viagens de carro ou trilhas, nas quais você tem paradas de descanso para sentar e escrever ou desenhar.

 

3. Viaje para um lugar que nunca foi antes – melhor ainda se for surpresa

“Uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve antes.”, você já deve ter visto esta frase de Dalai Lama em algum lugar. Nosso cérebro foi feito para sentirmos prazer com novas experiências. Isso explica porque um novo carro, uma roupa nova e até mesmo novas mensagens causam prazer muito intenso no início. Estudos mostram que nós processamos novos estímulos de forma diferente dos que já vimos antes. Quando novos estímulos são envolvidos, nosso cérebro libera doses de dopamina, que nos dão sensação da prazer. As surpresas alimentam nosso prazer pelo inesperado.

Em 2018, bote o pé na estrada e viaje para lugares que você nunca imaginaria conhecer. Não pense que devam ser lugares distantes e internacionais, o Brasil tem destinos extraordinários e pouco explorados que vão te encantar.

Se você não tem ideia de como escolher qual tipo de destino quer conhecer e queira vivenciar uma experiência surpreendente, conheça os pacotes de viagem surpresa do Instaviagem. Basta preencher um questionário informando seu perfil de viagem e interesses e os especialistas do site organizam a viagem completa – incluindo reservas de hospedagem, passeio e roteiro completo – de acordo com o perfil de cada pessoa. Além disso, você irá informar todos os lugares que você já conhece e assim o site garante que você sempre irá conhecer um novo destino, além de ter uma boa dose de surpresa.

 

4. Aprenda termos básicos de uma nova língua

Segundo Rita Mae Brown “A língua é o mapa rodoviário de uma cultura. Ela lhe conta de onde o seu povo vem e para onde está indo.”

Aprender mais sobre uma nova língua pode abrir muitas portas. Pode nos ensinar sobre outras culturas, suas origens e sobre nós mesmos.

Em 2018, aprenda uma nova língua. Você não precisa se tornar um expert, apenas se comprometer a aprender o básico. A partir daí, você pode decidir se deve seguir avançando para ganhar fluência ou não. Você pode começar escolhendo uma língua de um lugar que você quer conhecer.

Felizmente, aprender uma nova língua se tornou mais fácil atualmente através de aplicativos como o Duolingo ou aulas online grátis. Tire proveito dessas ferramentas antes de viajar para um lugar com uma língua desconhecida, ou os utilize para reforçar ainda sua fluência.

 

Conclusão: Em 2018, bote o pé na estrada, viva novas experiências e viaje de uma forma diferente. Você não irá se arrepender!

Aproveite e conheça agora os pacotes de viagem do Instaviagem!

 

Texto escrito originalmente por Sian Ferguson do site Matador Network

Texto traduzido e adaptado do site:

Outras Referências:
https://www.alternet.org/environment/thinking-about-ethical-travel-destination-beaten-path-here-are-top-10-places-visit-now
https://www.salon.com/2013/03/26/your_vacation_is_unethical/

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com