Conheça Trancoso, suas praias e muito mais

Fundado na época da colonização do Brasil, Trancoso, na Bahia, é um vilarejo paradisíaco. No passado, não oferecia boa infraestrutura turística e muitos hóteis e pousadas, por isso só recebia quem estava em busca de um local bem rústico. Hoje, porém, o cenário é outro. Além de praias de tirar o fôlego, conta com uma área central movimentadíssima, com ótimas opções de bares, restaurantes, hóteis e pousadas.

O vilarejo ainda preserva um certo ar de local pouco explorado, mas sem deixar de oferecer conforto e luxo. É esse encontro entre passado e presente, rusticidade e pompa, que faz desse charmoso lugarejo um dos destinos preferidos para quem procura sombra e água fresca.

As praias

As praias ainda podem ser consideradas o grande atrativo de Trancoso. Com paisagens exuberantes, atendem aos mais variados perfis. A de Curuípe, que fica a 20 quilômetros do centro, mantém as suas características originais. Antigo povoado de pescadores, Curuípe conta hoje com toda a infraestrutura desejada pelos turistas. A apenas 1 quilômetro de distância, você encontra a praia do Espelho, com um cenário ainda mais bonito e mais rústico.

Ao sul de Trancoso, outra praia que merece ser visitada é a de Itapororoca. Quando a maré está baixa, são formadas diversas piscinas naturais. É uma ótima opção para famílias com crianças e casais em lua de mel.

A 3 quilômetros ao norte de Trancoso, a praia do Rio de Barra faz parte da história do nosso país. Cercada por falésias vermelhas e brancas, sua paisagem foi descrita na carta que Pero Vaz de Caminha escreveu sobre o descobrimento do Brasil. Por lá é possível se hospedar em cabanas ou pousadas.

O centro

O centro de Trancoso é tão interessante e bonito quanto as praias. É lá que você vai encontrar os souvenirs para seus familiares e amigos. É também lá que conseguirá se deliciar com uma gastronomia bem diversificada e saborosa.

Ali se concentram os principais restaurantes locais, alguns deles com um clima bem romântico, com direito, inclusive, a luz de velas. No cardápio estão muitos frutos do mar e, claro, iguarias da cozinha baiana.

Nessa área também se encontram pousadas super charmosas e com infraestrutura para quem busca conforto, mesmo estando em um local tão rústico.

Foto: http://www.trancosobrasil.com.br/

Aventura x atividades culturais

Agito ou sossego – não importa pelo que esteja procurando, em Trancoso você encontra um pouco de tudo. Para os amantes do esporte, por exemplo, o vilarejo é ideal para prática do kitesurf. A ideia é surfar pelas águas com o auxílio de uma espécie de paraquedas puxado pelo vento. Parece divertido, certo? Pode-se também optar pelo voo livre, atividade ideal para quem não quer só se divertir pelos céus, mas observar cenários absolutamente inacreditáveis. Para fechar, o surf também tem vez nas praias do vilarejo. Aproveite o comecinho do dia ou o final da tarde para conseguir, de bônus, uma vista deslumbrante em cima da prancha.

Se os esportes não são exatamente seu forte, saiba que é possível desfrutar de atividades mais culturais. A feira de artesanato, por exemplo, é imperdível. Vários artistas locais produzem artigos que agradam a todos os gostos. Se estiver por lá em janeiro, fevereiro ou junho, você ainda pode desfrutar das festas regionais, que são bastante divertidas e dão um colorido todo especial a Trancoso.

Agora você já sabe que Trancoso não tem só praias maravilhosas a oferecer. Há muito o que fazer! É o tipo de destino que agrada tanto casais, como grupo de amigos e até famílias inteiras. Que tal então conhecer esse paraíso se hospedando em uma maravilhosa pousada?

Empacotando já sua canga? Conte aqui nos comentários seus planos para as próximas férias!

Foto: http://www.nordestebrasileiro.com.br/praias-de-trancoso-litoral-sul-da-bahia/

David Andrade: