Pontos Turísticos de São Joaquim

Conheça agora nossa lista dos mais famosos e belos pontos turísticos de São Joaquim – SC!

Pontos Turísticos de São Joaquim

Está visitando São Joaquim? Então você provavelmente planeja conhecer – além da rica gastronomia da região – os principais pontos turísticos da cidade. Mas você já sabe quais são? Antes de ir, confira nossa lista de lugares que são considerados verdadeiros “cartões postais” da cidade. E não se esqueça de garantir muitas fotos ao lado do seu ponto turístico favorito!

Igreja Matriz de São Joaquim

Foto: http://www.panoramio.com/

A Igreja Matriz de São Joaquim fica localizada na Praça João Ribeiro, no centro da cidade. Ela começou a ser construída no ano de 1918. Sua construção demorou quase 20 anos para ser completada, pois ela foi feita de pedra basalto, uma rocha extraída dos morros e trazida em carros-de-boi para a obra. Na parte externa da igreja é possível observar uma série de esculturas de Adão e Eva e de profetas da Bíblia, feitas pelos artistas Elson Kiyotaki Outuki e Nelson Matias.

Museu Histórico Municipal e Museu de Artes de São Joaquim

Foto: http://turismo.saojoaquim.sc.gov.br/

A cidade de São Joaquim conta com dois museus que merecem uma visita. O primeiro é o Museu Histórico Municipal, que apresenta aos visitantes um acervo histórico e uma retrospectiva da cidade. São realizadas também exposições temáticas com o objetivo de resgatar a memória de São Joaquim. Em uma área ao ar livre é apresentada a história do ciclo madeireiro, dos colonizadores e do tropeirismo. Para finalizar, há ainda um espaço inteiro dedicado especialmente ao político, empresário e jornalista Assis Chateaubriand.

Foto: http://turismo.saojoaquim.sc.gov.br/

O segundo museu presente na cidade é o Museu de Artes de São Joaquim, que tem em seu acervo as obras de grandes artistas, como o pintor Martinho de Haro e seu filho, o poeta Rodrigo de Haro.

Snow Valley

Foto: https://www.youtube.com/

O Snow Valley não é um ponto turístico histórico, mas merece estar nesta lista por sua relevância cultural. Afinal, é um dos poucos lugares no Brasil que permitem uma imersão na cultura americana. Fundado pelo estadunidense Edgar Butterfield, o parque Snow Valley recebe estudantes de inglês durante o ano todo para um final de semana inteiro falando inglês. O lugar também fica aberto a turistas para recreações em sua área de preservação da mata. Vale a pena visitar, mas principalmente, se inscrever no programa de imersão.

Parque Nacional da Uva e Parque Nacional da Maçã

Foto: http://oladocuriosodetudo.blogspot.com.br/

O Parque Nacional da Uva é uma parada obrigatória para os visitantes de São Joaquim. Lá, é possível comprar vinhos, uvas e artesanatos com preços melhores do que na cidade. A melhor época para visitá-lo é durante o período da colheita, quando há mais oferta e movimento.

Foto: http://www.meusroteirosdeviagem.com/

E, embora São Joaquim seja muito apreciada por suas uvas – e, claro, vinhos – é a maçã que realmente pode ser considerada a fruta do município. No Parque Nacional da Maçã é realizada a Festa Nacional da Maçã, que ocorre anualmente, além de outros eventos do setor agropecuário. A infraestrutura de eventos inclui pavilhões de exposição e palco para shows. O parque, que tem 214 mil m², conta com uma área que pode ser usada para camping.

Cascata do Pirata e Serra do Rio do Rastro

Foto: http://www.panoramio.com/

E é claro que nossa lista precisava incluir também algumas belezas naturais que se tornaram pontos turísticos devido a sua grandiosidade. A primeira é a Cascata do Pirata, uma cascata com impressionantes 15 metros de queda livre. Localizada em propriedade particular, ela fica próxima ao centro da cidade e é de fácil acesso.

Foto: http://carpediemblog.com.br/

Já a Serra do Rio do Rastro é cortada pela rodovia SC 390. No topo da serra, a mais de 1.400 metros de altitude, há um mirante que oferece uma bela vista da região. Mas o ponto mais elevado é o Morro da Ronda, que chega a ultrapassar 1.500 metros de altitude; de lá, em dias claros e olhando para a direção Sul, é possível ver o Monte Negro – que fica no estado do Rio Grande do Sul.

Incrível a variedade de pontos turísticos em São Joaquim, não é mesmo? Quais deles você irá visitar?

Deixe seu comentário!

Foto capa: http://www.365diasviajando.com/

David Andrade: