Você conhece o Circuito do Ouro em Minas Gerais? Que tal descobrir lugares fascinantes, repletos de história, arte, lendas e paisagens de tirar o fôlego? Confira as preciosas dicas que separamos para você e curtir o Circuito do Ouro!

Você conhece o Circuito do Ouro em Minas Gerais? Que tal descobrir lugares fascinantes, repletos de história, arte, lendas e paisagens de tirar o fôlego? Então prepare as malas, escolha sua pousada e parta rumo ao Circuito Turístico do Ouro, em Minas Gerais!

Circuito do Ouro em Minas Gerais

O Circuito do Ouro Minas Gerais está localizado a leste da capital Belo Horizonte na região conhecida por quadrilátero ferrífero. Formado por 17 deslumbrantes cidades históricas do interior de Minas Gerais, o passeio é um convite para quem adora descobrir novos cantos e encantos. E para curtir melhor essa viagem, aproveitando ao máximo cada parada, vale a pena conferir as preciosas informações que separamos para você e também o mapa do Circuito do Ouro!

Percorrer o trajeto do Circuito do Ouro Minas Gerais é seguir pelos mesmos caminhos desbravados pelos bandeirantes no final do século XVII, uma aventura movida, na época, pela descoberta de ouro na região. Tal exploração deu origem a pequenos povoados que, mais tarde, acabaram se transformando em vilas. Hoje são belíssimas cidades históricas e turísticas de Minas Gerais!

Compondo o Circuito do Ouro, essas cidades abrigam verdadeiros tesouros culturais em seus inúmeros museus, igrejas, santuários, casarões e memoriais. Algumas também são famosas pelo ecoturismo e gastronomia e todas possuem pousadas aconchegantes para acolher o viajante. Quer conhecer um pouco mais sobre o que há de mais bonito e imperdível em cada uma delas? Então confira agora mesmo nosso post:

Bom Jesus do Amparo

Em Bom Jesus vale a pena visitar o Alto do Cruzeiro e a igreja Matriz Bom Jesus do Amparo, construída em 1841 e cheia de histórias. A Cachoeira do Macubo é outro destaque, com seus lindíssimos 90 metros de queda d’água.

Caeté

Em Caeté, conheça o Santuário Nossa Senhora da Piedade e a arte barroca da Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, a primeira igreja construída em alvenaria em Minas Gerais. Pousadas em Caeté

Catas Altas

 circuito-do-ouro-catas-altas

Foto: http://www.aventurasdorio.com/

Em Catas Altas, aprecie a Igreja Nossa Senhora da Conceição e o imperdível Santuário do Caraça, com sua rica história e suas paisagens completamente exuberantes. Só o Caraça já é passeio para um dia inteiro, viu? Pousadas em Catas Altas.

Congonhas

circuito-do-ouro-congonhas

Foto: http://fotosigrejasmineiras.blogspot.com.br/

Aqui, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, não perca as obras do mestre Aleijadinho, como os 12 profetas, feitos em pedra sabão, e as 66 figuras em cedro nos Passos da Paixão. Vale planejar a viagem para julho, quando acontece o famoso festival de inverno da cidade.

Itabira

Nessa mesma época, em julho, a cidade do poeta Carlos Drummond de Andrade sedia uma deliciosa roda de viola. Quer apreciar paisagens? Visite o Parque Estadual do Limoeiro, a Cachoeira do Patrocínio, a Cachoeira Alta, o Morro Redondo e a Serra dos Alves.

Itabirito

Em Itabirito vale a pena conhecer a ferroviária histórica e usufruir de suas diversas trilhas e cachoeiras. No mês de julho, a Julifest conta com vários shows e barracas com a mais tradicional riqueza gastronômica local: o pastel de angu. Deu água na boca, não deu?

Mariana

 circuito-do-ouro-mariana

Foto: http://blog.casalgeek.com/

Entre outras atrações, Mariana, a primeira capital mineira, revela seu rico patrimônio histórico com belíssimos casarões, a Catedral da Sé e a igreja de São Francisco de Assis, uma verdadeira aula de cultura. Pousadas em Mariana.

Nova Era

 circuito-do-ouro-nova-era

Foto: http://www.novaera.mg.gov.br/

Nessa charmosa cidade, visite a fazenda da Vargem, a igreja Matriz de São José da Lagoa e a ponte Benedito Valadares. Outro atrativo é a Cavalgada de Nova Era, que acontece anualmente em junho.

Nova Lima

As igrejas Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Bonfim e a capela São Sebastião compõem a rica paisagem colonial de Nova Lima. Confira ainda o artesanato local e as várias opções de passeios por trilhas e cachoeiras.

Ouro Branco

Essa é uma cidade imperdível para os adeptos do ecoturismo. Seu patrimônio histórico é constituído pela Matriz de Santo Antônio, a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia, cada uma mais linda que a outra.

Ouro Preto

circuito-do-ouro-ouro-preto

Foto: http://turismocriativo.blogspot.com.br/

Com um deslumbrante conjunto arquitetônico, Ouro Preto revela sua arte barroca em cada esquina. Algumas visitas obrigatórias: Igreja São Francisco de Assis, casa de Tomás Antônio Gonzaga e mina do Chico Rei. No carnaval, a cidade é pura animação, assim como no festival de inverno, que acontece em julho. Para quem adora a natureza, vale conhecer também o Parque do Itacolomi. Pousadas em Ouro Preto.

Piranga

circuito-do-ouro-piranga

Foto: http://www.cidade-brasil.com.br/

Igrejas e fazendas centenárias também estão presentes nesta cidade, assim como várias belezas naturais, que permitem aos mais aventureiros descer o Rio Piranga de caiaque, um passeio incrível.

Raposos

Em Raposos, vale apreciar as ricas paisagens da Banqueta dos Cabaças e do Manancial do Ribeirão da Prata. O que acha de aproveitar para fazer uma trilha de moto? Pousadas em Raposos.

Rio Acima

O mirante da Serra do Gandarela, um belíssimo santuário natural, e a Cachoeira da Tinta Roxa são pontos imperdíveis para se visitar na cidade.

Sabará

 circuito-do-ouro-sabará

Foto: http://ticarioca.blogspot.com.br/

Repleta de patrimônios históricos, como seu teatro municipal, a capela de Nossa Senhora do Ó e a Matriz Nossa Senhora da Conceição, Sabará é certeza de encanto para os olhos. A cidade também é conhecida pela produção de jabuticaba existindo até um festival dedicado à fruta e guloseimas variadas preparadas a partir dela. Pousadas em Sabará.

Santa Bárbara

circuito-do-ouro-santa-bárbara

http://barrocoerococoemminasgerais.blogspot.com.br/

Não perca as pintura na Matriz de Santo Antônio, consideradas verdadeiras obras-primas do barroco. Vale também visitar o Memorial Afonso Pena e a Igreja de Santo Amaro.

Santa Luzia

Um valioso acervo cultural pode ser conferido no Museu Sacro do Santuário de Santa Luzia, assim como no Mosteiro Macaúbas, lugares belíssimos e cheinhos de histórias!

mapa-do-circuito-do-ouro-mg

Mapa do Circuito do Ouro

http://www.turismo.mg.gov.br/circuitos-turisticos/lista-de-circuitos/973-circuito-turistico-do-ouro

É riqueza demais para um circuito turístico só, não é mesmo? Agora nos conte sobre você: já esteve em alguma dessas cidades históricas de Minas Gerais? Tem algum cantinho especial de que tenha gostado mais? Divida conosco suas experiências e impressões!

Aproveite que você aprendeu tudo sobre esta lindo circuito turístico de Minas Gerais e curta essa aventura reservando sua pousada!

Foto Capa: http://www.visitbrasil.com/

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com