Viajar pelo Nordeste: roteiro de 15 dias

Quem nunca sonhou em fazer uma road trip?

Alugar um carro e sair com os amigos ou a namorada pelo mundão. E que tal realizar essa aventura no nosso próprio quintal? América do Sul, Estados Unidos ou Europa são destinos incríveis para uma viagem nesse estilo também, mas fazer a estreia no Nordeste do Brasil será uma experiência inesquecível.

Com cenários paradisíacos ao longo de toda a costa, esta rota também oferece ótimas opções de destinos de lua de mel (caso queira um roteiro personalizado, conheça nossos serviços de consultoria).

Curtiu? Prepare-se para viajar pelo Nordeste pelos próximos 15 dias!

Divulgação/Shutterstock

(Quer viajar pelo Nordeste gastando pouco? Então confira nossas dicas aqui).

Por onde começar?
A primeira dúvida de quem vai viajar pelo Nordeste é por conde começar: lá de cima ou lá de baixo. Alguns fatores influenciam na resposta, como a distância do seu ponto de origem. Se você mora no Sudeste e no Sul, por exemplo pode optar por baixo para encarar a menor distância na ida, enfrentar menos horas de voo e ficar mais descansado. Outro fator importante a se considerar para viajar pelo Nordeste são os preços das passagens. Mesmo que você queira começar pelo norte, mas a ida para o sul primeiro estiver uma diferença de valor considerável, vale recalcular a rota.

O nosso roteiro
O Instaviagem escolheu montar o roteiro para viajar pelo Nordeste de Fortaleza a Salvador, por serem dois aeroportos fáceis de chegar de qualquer lugar do Brasil (assim como para o retorno existem várias opções de voos). Além disso, alugar um carro nas duas capitais também é bastante cômodo – pegue em uma e devolva na outra. Nem precisamos falar que a paisagem durante os 15 dias a viajar pelo Nordeste será espetacular…

As cidades

Fortaleza – dias 1 e 2


Nosso ponto inicial é a capital cearense. Como vamos descer até Salvador, ficará de fora Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses (roteiro conhecido como Rota das Emoções). Quer uma dica? Planeje viajar pelo Nordeste em uma próxima ocasião fazendo esse caminho, pois será de tirar o fôlego.

Alugue o carro no dia anterior da partida (recomendamos a Praia do Futuro para comer uma boa porção de frutos do mar e curtir o agito das inúmeras barracas) e pegue a estrada em direção a Aquiraz, terra do Beach Park. Siga pela CE-040 e BR-304 até Mossoró, nossa primeira parada, após mais de três horas de viagem.

Mossoró – dias 2 e 3


Viajar pelo Nordeste é uma boa oportunidade para alternar entre litoral e interior. E Mossoró, representante do interior, é rica em história: Museu de Paleontologia, Museu do Petróleo e Memorial da Resistência; e rica em cultura: Estação das Artes, Teatro Municipal, Teatro Alphalira e Teatro Padre Alfredo Simoneti.  A cidade ainda tem bons barzinhos para fechar a noite. No dia seguinte, hora de acordar cedo para seguir a Natal.

Natal – dias 3, 4, e 5


De Mossoró, volte ao litoral. Areia Branca, Ponta do Mel, Porto do Mangue, Macau, Cajueiro, Maracajaú. Você vai passar por todos esses lugares, belíssimos. É um caminho bem mais demorado do que seguir pela BR-304, que chega em Natal em apenas três horas. Mas viajar pelo Nordeste é apreciar a paisagem mais bonita possível. Então, não tenha pressa em percorrer a estrada, que deve durar umas seis horas com as paradas pelo caminho.

Em Natal, aproveite o por do sol na praia de Pirangi do Sul, que ainda possui o maior cajueiro do mundo. Ande de bugue nas dunas até Genipabu, que percorre até nove praias, dependendo do trajeto escolhido. A praia de Ponta Negra é a mais indicada para hospedagem e também para aproveitar o movimento da vida noturna.

Praia de Pipa – dias 5 e 6


Em Tibau do Sul, a 85 km de Natal, está uma das melhores praias do entorno de Natal, a famosa Praia de Pipa, com seus 10 km de orla com falésias, dunas, golfinhos e opções de bares e restaurantes, além do clima de vilarejo rústico. Lugares imperdíveis em Pipa: Praia dos Amores, Praia do Madero (amigos golfinhos frequentam ali), Chapadão (belo mirante) e o visual de tirar o fôlego da Praia das Cacimbinhas.

Vale sair de Natal depois do almoço e ficar pelo menos 24 horas em Pipa, para depois continuar a viajar pelo Nordeste.

João Pessoa – dias 6, 7 e 8


Até Jampa são mais 130 km pela BR-101, que permite chegar em pouco mais de duas horas. Depois de uma rápida descansada, vá aproveitar a vida noturna da capital da Paraíba. A Praça Barão do Rio Branco, no centro histórico de João Pessoa concentra barzinhos e festas. Se fosse para dar uma boa dica, diria para deixar o dia 7 da viagem para um sábado, para curtir o Sabadinho Bom, tradicional encontro de chorinho e samba que acontece aos sábados, a partir das 11h30 na mesma praça.

Em algum momento, reserve também espaço na agenda para a praia de Tambaba, a primeira de nudismo do Nordeste, com água cor esmeralda, cercada por falésias coloridas, corais e piscinas naturais. Viajar pelo Nordeste reserva várias surpresas.

Recife – dias 8 e 9


De novo pela BR-101, em pouco mais de duas horas você cairá em mais uma capital deliciosa do Nordeste, Recife. Aliás, Recife e Olinda, com sua cena cultural e histórica tão fortes, a sugestão é voltar em uma nova ocasião para ficar mais dias por ali e aproveitar coisas que uma road trip, com pouco tempo em cada cidade, não são capazes de abarcar.

Maragogi – dias 9 e 10


Continue descendo o litoral em direção a Maceió. Irá passar pelas belas praias de Ipojuca, Sirinhaém, Tamandaré e Ponta do Mangue, até chegar a incrível e tão falada Maragogi. A fama é grande principalmente por causa das piscinas naturais de Galés, Barra Grande e Taocas, responsáveis pelo apelido de “Caribe brasileira”. As praias de Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu, Ponta de Mangue, Dourado, Peroba e São José da Coroa Grande também não ficam devendo nada.

Maceió – dias 10 e 11


Viajar pelo Nordeste envolve escolhas. Maceió é maravilhosa, mas nesse roteiro ficaremos pouco tempo. Aproveite uma das quatro praias urbanas da cidade são: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. A paisagem por ali tem coqueiros com as folhas ao vento, areias fofas, águas calmas e barracas com boas opções de porções e bebidas.

Aracaju – dias 11, 12 e 13


Siga na BR-101 (deu para perceber que para viajar pelo Nordeste ela é uma importante via), por pouco mais de duas horas. Em Aracaju as ilhas são imperdíveis, principalmente a Croa do Goré, no leito do Vaza-Barris. Em determinado momento do dia ela acaba, por causa da maré. No curto intervalo de tempo, funcionários de quiosques montam cadeiras e mesas e os turistas podem relaxar na sombra dos coqueiros. Você vai esquecer de todos os problemas do mundo.

Outros passeios interessantes é o Museu da Gente Sergipana, que conta a história local de maneira impecável, o Palácio Olímpio Campos, que à noite fica incrivelmente iluminado, o Oceanário de Aracaju, que faz parte do projeto Tamar, e a ilha de Atalaia, um dos principais cartões-postais.

Salvador – dias 13, 14 e 15


Agora pela SE-100 e BA-99, seguimos rumo ao últio destino dessa road trip repleta de belos cenários. A verdade é que quando o fim de uma viagem se aproximar (ainda mais se viajar pelo Nordeste) já começa a bater saudades do início da jornada. Mas não é hora para lamentações, e sim para curtir o que resta!

Prove o acarajé da Cira, no bairro de Itapuã, em Salvador, um dos mais tradicionais da cidade. E para fechar as praias com chave de ouro, visite o Morro de São Paulo.

Para não ficar mais cansado ainda
Viajar é para relaxar e descansar. Mas uma road trip exige muito deslocamento, portanto, alguns cuidados são necessários para que no meio dela o viajante não esteja exausto — ou pior, retornar para o trabalho ainda mais cansado do que veio.

Divulgação/Shutterstock

1) Não fique muito tempo no carro em um só dia, mesmo que esteja dividindo a direção. Ficar parado dentro de um automóvel desgasta mais do que muita caminhada por aí.

2) Não seja fominha ao viajar pelo Nordeste. Você pode amar dirigir por estradas desconhecidas e com paisagens, mas não espere ficar cansado para trocar o comando do volante. De duas em duas horas é um tempo considerado bom para o revezamento.

3) Durma bem o máximo de noites possíveis. Terão dias que você vai querer acordar cedo para ver o nascer do sol em um lugar que foi muito recomendado pelos moradores locais? Sim, terão. Mas nos outros descanse bem e recupere as energias para viajar pelo Nordeste.

4) Monte bases pelo caminho enquanto viajar pelo Nordeste, ou seja, não pegue a estrada todo santo dia. Escolha uns dois ou três lugares para permanecer uns dois ou três dias em cada. Além de poder explorar melhor o destino, fará bem ao corpo ficar longe de longas estradas.

5) Planeje, mas não precisa seguir tudo à risca e sair correndo só para chegar em tal lugar a tal hora, conforme planejado. Viajar pelo Nordeste é descobrir novos lugares e estar sujeito a mudanças de roteiros e inclusão de novos passeios.

Caso tenha interesse em fazer um roteiro personalizado de lua de mel no Nordeste, entre em contato conosco!

David Andrade:
Related Post