O destino perfeito para relaxar à beira do mar sem sombra de dúvidas é a Região de Lagos, no Rio de Janeiro. Em Cabo Frio e Arraial do Cabo é possível conhecer uma quantidade enorme de praias e há inúmeros tipos de passeios e atividades, como passeio de barco, surfe e mergulho.

As duas cidades se encontram muito perto uma da outra, o que permite ao turista visitar ambas até mesmo em apenas um fim de semana. Na verdade, Arraial do Cabo fazia parte de Cabo Frio até 1985, quando aconteceu a emancipação e ganhou um novo nome, “Arraial” que quer dizer “povoação pequena; lugarejo”.

Arraial do Cabo
Foto: Divulgação/Shutterstock

Atividades em Cabo Frio

Obviamente as principais atividades nessa parte do litoral fluminense envolve mar e areia. Em Cabo Frio pode-se aproveitar a Praia do Peró, Praia das Conchas, Praia Brava, Praia das Dunas, Praia do Foguete e Praia do Forte.

A última, Praia do Forte, é a principal praia da cidade, localizada no centro, portanto tem uma infraestrutura mais completa e é ideal para quem viaja com crianças ou idosos. Já quem gosta de esportes radicais como surfe, windsurfe e vela, a Praia das Dunas e a Praia Brava são as melhores opções.

Mas não só de praia se vive em Cabo Frio. Na cidade também se pode ver alguns monumentos históricos, como o Anjo Caído, uma estátua que fica nas águas do Canal de Itajurú e foi erguida em 1907.

Cabo Frio
Foto: Divulgação/Shutterstock

Atividades em Arraial do Cabo

Ao lado, em Arraial do Cabo, há oito praias de mar cristalino e cores que variam entre o azul e o verde. Uma das razões pela qual a região é conhecida como o “Caribe Brasileiro”. As opções são:  Praia do Farol, Prainha, Praia do Forno, Praia do Pontal, Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia dos Anjos, Praia Grande e Praia Brava – diferente da de Cabo Frio mas igualmente linda.

Em Arraial há um passeio de barco imperdível, que aliás é a única maneira de chegar até a Praia do Farol. Mas a principal atividade em Arraial do Cabo é o mergulho. Isso porque ali ocorre o fenômeno da “ressurgência”, ou seja, as águas profundas sobem para a parte mais superficial do mar, o que faz essa parte do litoral ser cheia de vida marinha. O destino ideal para quem é fã do mergulho, para quem quer aprender a mergulhar ou simplesmente fazer snorkeling!

Arraial do Cabo
Foto: Divulgação/Shutterstock

As melhores praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo

Conchas é uma das praias preferidas de Cabo Frio. Ela tem águas bem calmas e sua orla tem formato de concha, o que, obviamente, originou o seu nome. E a partir dela há uma trilha de fácil acesso para a Praia do Peró, que também é considerada uma das melhores praias da cidade e é perfeita para quem busca tranquilidade.

Como já foi falado anteriormente, a Praia das Dunas é o destino certo para quem gosta de esportes radicais. A praia tem um visual incrível, é rodeada de dunas de areia bem branquinha e fina, mas também tem muitas rochas e pedras, e por isso é preciso ter muito cuidado para não se machucar.

Praia das Conchas, Cabo Frio
Praia das Conchas, em Cabo Frio. Foto: Divulgação/Shutterstock

Em Arraial do Cabo as melhores praias para se fazer mergulho são a Praia do Forno e a Praia do Farol. É importante saber que a Praia do Farol fica numa ilha – por isso só é possível chegar lá por barco – e é controlada pela Marinha do Brasil, razão pela qual é permitido ficar apenas uma hora lá.

A Praia Brava de Arraial do Cabo é uma das mais procuradas por surfitas, que gostam de seu mar agitado. Para chegar lá é preciso subir uma escadaria bem longa, mas o visual compensa todo o esforço.

Já aqueles que gostam de praticar Stand Up Paddle e preferem um mar mais tranquilo costumam ir para a Prainha, uma das praias mais populares de Arraial. Além do mais, Prainha é a primeira praia a ser vista quando se chega na cidade. Uma primeira impressão espectacular e apaixonante!

Prainha, em Arraial do Cabo.
Prainha, em Arraial do Cabo. Foto: Divulgação/Shutterstock

Onde se hospedar?

Tanto Cabo Frio quando Arraial do Cabo tem uma variedade muito grande de hotéis e pousadas disponíveis. Para escolher onde se hospedar a dica é levar em conta em que época vai pra lá.

Na alta temporada, que vai do Natal até a Semana Santa, Arraial do Cabo costuma ficar bastante cheio, o que dificulta achar hospedagem de última hora. Portanto, é bom se programar com antecedência para se hospedar em Arraial.

Outra opção é ir no período de baixa temporada, já que no geral as temperaturas da região dos Lagos varia muito pouco durante o ano todo, com mínima de 24°C e máxima de 27°C no verão; e mínima de 21°C e máxima de 24°C no inverno.

Também é uma ótima ideia se hospedar em Cabo Frio. Lá é bem mais fácil achar onde dormir em qualquer momento, até mesmo se a viagem for de última hora. Sem contar que há uma infinidade de coisas para se fazer em Cabo Frio.

O que facilita é o fato de que as duas cidades estão super próximas – menos de 15 km de distância – portanto, ambas são boas opções. Independente de qual for a escolhida para passar a noite, durante o dia é possível ir de carro ou ônibus até a cidade vizinha e conhecer o máximo de praias possível, ou melhor ainda, todas!

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com