Para os viajantes que adoram programas culturais e ricos de história, sem nenhuma dúvida uma das melhores opções no Brasil é visitar as cidades históricas de Minas Gerais. Ir para tais cidades é como voltar no tempo e ver de perto os locais onde uma parte importante da história do Brasil se construiu.

A região dessas cidades mineiras se tornou muito importante no século 18 com o Ciclo do Ouro, época em que a extração e exportação do ouro era a principal atividade econômica do Brasil, sendo que as grandes jazidas de ouro foram descobertas principalmente em Minas. E até hoje é possível, de certa forma, reviver essa história através da arquitetura bem preservada, as igrejas coloniais, os museus, além de outras atividades para se fazer nas cidades históricas de Minas Gerais.

Ouro Preto - Foto: Shutterstock
Ouro Preto – Foto: Shutterstock

O que fazer em Ouro Preto?

É meio impossível falar sobre as cidades históricas e não citar por primeiro a famosa Ouro Preto. Com ruas de pedras e cheia de subidas e descidas, requer um pouco mais de fôlego para conhecer tudo. Mas, cada esforço vale a pena para apreciar cada detalhe que a cidade tem, já que em Ouro Preto se encontra o maior conjunto barroco da arquitetura brasileira e, por isso, é Patrimônio Histórico da Humanidade.

Na verdade, as igrejas de Ouro Preto, com muitas decorações banhadas a ouro, são os pontos turísticos mais visitados por lá e uma das melhores maneiras de admirar a arquitetura colonial. Aliás, há mais de 20 igrejas na cidade e, para entrar, é necessário pagar pelo ingresso, por isso é bom ir preparado caso queira visitar todas.

Mas, caso queira escolher apenas algumas, algumas das igrejas de maior importância da cidade são a Igreja da Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Santa Efigênia.

E, ao falar dessas igrejas, é obrigatório citar Aleijadinho, escultor, entalhador e arquiteto mineiro. Suas obras do período colonial são extremamente importantes na história da arte brasileira e estão dentro de algumas dessas igrejas, sendo que um dos grandes acervos do artista está na Igreja de São Francisco de Assis – que fica próximo à Praça Tiradentes, um dos pontos mais populares da cidade. Mas, para aqueles que querem saber mais sobre o artista, a dica é ir ao Museu do Aleijadinho.

Por falar nisso, é claro que Ouro Preto também tem uma lista grande de museus para se visitar. Um dos mais populares é o Museu da Inconfidência, onde é possível aprender mais sobre a conspiração política que foi um ponta pé inicial para a Independência do Brasil. Outros museus importantes são o Museu do Oratório, com acervo de obras sacras e a Casa dos Contos, com móveis de época e uma senzala em exposição.

A lista de coisas para se fazer em Ouro Preto não para por aí. Para ir além da história e para aqueles que gostam de trilha e natureza, é só visitar o Parque Estadual do Itacolomi, que fica aproximadamente a 100 quilômetros da cidade de Ouro Preto.

Outra atividade muito famosa por lá é o passeio de Maria Fumaça, uma antiga locomotiva de 1949 que passa por incríveis paisagens até chegar em Mariana, outra cidade histórica mineira muito importante.

Mina de Passagem em Mariana
Mina de Passagem em Mariana – Foto: Divulgação Mina de Passagem

E, o que fazer em Mariana?

Mariana fica apenas a 65 quilômetros de Ouro Preto e, por isso, dá para fazer uma viagem de bate-volta e apenas passar o dia em Mariana. Assim como a principal cidade histórica de Minas Gerais, Mariana também tem várias igrejas de arquitetura barroca, sendo a mais visitada a Catedral Basílica da Sé, construída em 1760 com lustres de cristal e com um órgão trazido especialmente da Alemanha na época. Já a Basílica de São Pedro dos Clérigos tem uma influência italiana na sua arquitetura e, quem a visita tem que subir na sua torre para aproveitar uma vista linda da cidade.

Adicione também a Igreja de São Francisco de Assis na lista do que visitar em Mariana, além de simplesmente caminhar pela cidade e se encantar com as charmosas ruas ou, por exemplo, com os ateliês de artistas locais que se concentram na Praça do Coreto.

Mariana também tem alguns museus, mas uma das maneiras mais incríveis de se reviver a história é conhecer a Mina de Ouro de Passagem, uma das maiores minas do mundo, com 315 metros de trilha e 120 metros de profundidade. O passeio, que passa por salões, túneis e até lagos, é acompanhado por um guia durante todo o trajeto que conta tudo sobre a história da mina.

Tiradentes
Tiradentes – Foto: Shutterstock

Um pouco mais ao sul de Minas: Tiradentes

Com aproximadamente 180 quilômetros de distância de Mariana, Tiradentes é outra cidade cheia de história e que merece ser visitada por quem deseja fazer o roteiro das cidades históricas de Minas Gerais.

Assim como os locais já citados anteriormente, Tiradentes é uma cidade muito charmosa, com ruas de pedra, igrejas e sobrados de arquitetura típica da época colonial. Por tanto, para começar, simplesmente caminhar pelo centro histórico já é encantador.

Um dos pontos turísticos mais visitados de Tiradentes é a Matriz de Santo Antônio, igreja repleta de ouro, arte rococó e, para completar, a sua fachada que foi projetada por Aleijadinho. Outras igrejas importantes da cidade são o Santuário da Santíssima Trindade e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos.

E assim como Mariana, em Tiradentes também há vários ateliês de artistas da cidade que merecem visita e, claro, museus, sendo que o mais popular é o Museu da Liturgia, com um acervo de obras católicas muito interessante.

São João del Rei
São João del Rei – Foto: Wikimedia Commons

Para terminar: São João del Rei

Colada a Tiradentes, com somente 15 quilômetros de distância, está a cidade de São João del Rei. Do mesmo jeito que em Ouro Preto e Mariana, é possível ir de Maria Fumaça de Tiradentes até São João del Rei, onde ainda há muitas tradições do período colonial, girando principalmente ao redor dos hábitos católicos.

Nesse quesito, o hábito mais popular é assistir a missa de domingo da Igreja de São Francisco de Assis, que não é frequentada somente pelos locais. Acredite, os turistas acordar bem cedinho para conseguir um lugar na igreja para assistir a cerimônia que é ainda mais especial pois é acompanhada por belas músicas barrocas.

E, igualmente as outras cidades históricas, São João del Rei tem museus cheios de história e arte sacra, além da história que segue viva nos lindos casarões e ruas da cidade.

Ou seja, em qualquer cidade histórica visitada, a atividade primordial é caminhar pelas ruas, admirar cada detalhe, observar os hábitos locais, entrar nas igrejas, ver os casarões e aprender mais sobre a história do Brasil nos museus. A dica vale para qualquer destino citado aqui ou outras cidades históricas como por exemplo Diamantina, Sabará, Santa Barbara, Congonhas ou Brumadinho.

E claro, entre tantas coisas para se fazer, é sempre bom fazer paradas nos cafés, comer um pão de queijo e se deliciar com a original culinária mineira.

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com