O que fazer em Passa Quatro

Passa Quatro é uma bela e pacata cidadezinha das Terras Altas da Mantiqueira no estado de Minas Gerais e reserva muitas atrações naturais. Vamos descobrir o que fazer em Passa Quatro – MG; bora lá?

O que fazer em Passa Quatro – MG

Além das belezas naturais e pontos turísticos, Passa Quatro também é um ótimo lugar para se aproveitar o melhor da comida mineira. Este é o tipo ideal de viagem para quem gosta de lugares históricos e passeios na natureza.

Passeios

Caso você goste de passear na natureza e tomar um banho de cachoeira, a Cachoeira de Gomeria é uma excelente opção. Apesar de ficar em uma propriedade privada, os turistas podem ir conhecer o local por uma taxa de R$50.

Foto: www.panoramio.com

Não deixe de ir à Floresta Nacional. Administrada pelo Instituto Chico Mendes, contém uma vegetação de pinus e araucárias, um lago e a Cachoeira de Iporã (com 7 metros de altura). É possível acessá-la através de uma caminhada de 30 minutos. Contando com 332 hectares de matas nativas, o local ainda possui as construções de um museu, auditório de biblioteca.

Foto: www.youtube.com

Outro passeio interessante é o de Maria-Fumaça. O trem de 1925 faz um passeio de duas horas, com algumas paradas para que os turistas tirem fotos e conheçam melhor a região. Uma das paradas mais interessantes dessa locomotiva é na Coronel Fulgêncio, onde é possível ver uma exposição de fotos da Revolução de 1932 e onde se caminha até um túnel que liga Minas à São Paulo.

Foto: www.mochilaecapacete.com.br

No ecoturismo, Passa Quatro tem a oferecer o passeio pelo Rio Verde. Um rio esverdeado que forma espetáculos naturais pelo caminho. O passeio apenas é acessível usando veículos com tração nas quatro rodas. As agências locais costumam buscar os turistas nos hotéis para realizar o passeio.

Para os mais aventureiros, o Pico do Itaguaré é uma boa pedida. Com uma subida de 2.306 metros, o nível de dificuldade é bastante alto, sendo necessário o uso de equipamentos de escalada nos últimos metros. Existem dois tipos de passeio até o pico, um de meio período e outro com pernoite, onde é possível assistir ao pôr do sol. A vista alcança a Serra da Bocaina e cidades do Vale do Paraíba. Lembre-se de que os preços são diferenciados e é preciso se informar com antecedência.

Foto: www.adamutrekking.wordpress.com

Para quem gosta de história e arquitetura, a Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal é um ótimo passeio a se fazer na cidadezinha. O local foi construído pela família Hespanha, e após uma grande reforma, recebeu a Casa de Cultura e Biblioteca.

Aos amantes de esportes radicais, tem o passeio para a Pedra da Mina, a quinta montanha mais alta do Brasil, contando com 2.798,39 metro de altitude. A pedra marca uma divisa entre os estados de Minas e São Paulo, e para chegar até o local é preciso caminhar durante 3 dias e realizar subidas e decidas perigosas. Contrate um guia especializado para ajuda-lo e não se esqueça de usar os equipamentos de segurança.

Foto: www.casatatica.blogspot.com.br/

Outras atividades

Para os mais jovens, uma das casas noturnas mais badaladas de Passa Quatro é a Show de Bola Futebar, com várias apresentações musicais. Lugar ideal para confraternização. O local fica na Rua Tenente Viotti, 424, no Centro de Passa Quatro. Caso esteja procurando um lugar mais tranquilo para tomar uma cerveja e jogar sinuca, o Bar do Nelsinho é bem popular na região.

A cidade também conta com diversas lojas de artesanato onde você pode comprar lembrancinhas tipicamente mineiras para todos da família. Um dos locais mais populares é a Galeria Artesanatos e Aviamentos, a Arte Quatro, entre muitas outras. O que não falta em Passa Quatro é loja de artesanato para quem adora comprar.

Além de lojas, não se esqueça de procurar um hotel ou pousada próximo do centro da cidade, já que a maior parte do movimento está ali, além de ficar mais fácil encontrar restaurantes de diversos tipos para uma boa refeição.

Fale com a gente nos comentários se tiver dúvidas ou quiser compartilhar suas experiências na linda Passa Quatro!

Foto capa: blog.bemvindocicloturista.com.br

David Andrade: