Clima e quando ir para Passa Quatro

Se você nunca foi a Minas Gerais e está pensando em passar um tempo num estado conhecido principalmente por sua comida típica, então, deve colocar Passa Quatro na sua trajetória. Veja neste post mais sobre o clima e quando ir para Passa Quatro!

Clima e quando ir para Passa Quatro

Começando por, como chegar a Passa Quatro, apesar de ser em Minas, tem uma posição tão bem localizada que tem acesso ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, está a 50km da via Dutra o que explica a facilidade de acesso para muitos lugares. Fica a 970 metros de altitudes nas Terras Altas da Mantiqueira.

Apesar de ter uma temperatura média anual de 22ºC, a cidade de Passa Quatro pode chegar a temperaturas negativas no inverno, o que pode provocar geadas e até mesmo para as pessoas que menos gostam do frio, pode dar boas razões para querer visitar a cidade nesta época, principalmente porque as belezas que serão vistas farão valer a pena. Passa Quatro possui um clima geralmente seco.

A cidade é toda calçada por paralelepípedos, possui muitos casarões, mostrando um pouco como era o estilo de vida das pessoas que habitavam a cidade em meados do século XX. A cidade é uma estância climática e Hidromineral, com muitas fontes de água mineral espalhadas pelas praças e jardins. É uma cidade histórica, portanto teria que ter alguma parte que poderia ser mencionadas em livros, por exemplo, e isso ocorre justamente na rua principal, que é conhecida como Estrada Real e o nome já é bastante revelador. Essa é a estrada pela qual os bandeirantes e aventureiros passavam quando iam aos sertões.

Foto: https://vizionbikes.wordpress.com

Com seus 370 km de estradas de terra, os mais aventureiros podem fazer cavalgadas, trekkings, além de poder fazer trilhas para o mountain bike. Alguns de seus picos estão entre os maiores do país, portanto aventura e adrenalina não faltarão para aqueles que querem ver as coisas por outros ângulos ou mesmo passa por alguma situação que faça o coração acelerar.

Mas para aquelas pessoas menos aventureiras também há opções de passeio, como: visitar os casarios construídos entre o final do século XIX e início do século XX, esses casarios são muito valorizados e preservados pelas pessoas que moram ali. Também há a Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal, este foi o primeiro patrimônio tomado da cidade, funciona de segunda a sexta. Tem também o Trem da Serra (Maria Fumaça), este passa por diversos pontos históricos, funciona aos sábados, domingos, feriados e férias com horários extras. Túnel Rodoviário da Serra da Mantiqueira, Brasil Nota 10, Casa do Artesão e Passa Quatro Clube de Campo. Esses são os principais destinos culturais da cidade.

Já para as atividades naturais, há Cachoeira e Poço do Quilombo, Cachoeira do Mato Dentro, Cachoeira da Gomeira, Campo do Muro, Floresta Nacional de Passa Quatro, Ingazeiro, Pedra da Mina, Pedra Redonda, Pico do Itaguaré, Pico dos Três Estados, Pico dos Maríns, Travessia Maríns-Itaguaré, Travessia da Serra Fina, Poço da Boa Vista, Poço do Manacá, Rio Verde e por último, mas não menos importante, o Turismo Rural. O mais interessante é que o viajante dispense um tempo para pesquisar cada um dos locais mencionados acima, de acordo com o tempo que ficará em Passa Quatro, poderá determinar o que acha mais importante e relevante para a viagem e em caso de uma possível volta, pesquisar novamente e fazer algo que ainda não fez na cidade.

Foto: https://commons.wikimedia.org

Mesmo que você não seja religioso, há também a Igreja Matriz de São Sebastião, ela tem um estilo arquitetônico muito interessante e com certeza pode enriquecer o conhecimento sobre arquitetura de quem a visitar.

Como foi possível observar, há uma variedade enorme do que fazer, independente da época do ano, se for quando estiver calor, terá mais oportunidade de aproveitar as atividades ao ar livre, porém há outras atrações em Passa Quatro que podem ser feitas em lugares cobertos.

Agora é só reservar a sua pousada e ir curtir o clima delicioso de Passa Quatro! Se tiver dúvidas fale com a gente nos comentários.

Foto capa: http://caminhoprointerior.blogspot.com.br/

David Andrade: