O que fazer em Paraty

O município de Paraty está localizado quase totalmente em uma área de preservação ambiental no estado do Rio de Janeiro. Por isso, a região é de grande potencial para o turismo de aventura, ecoturismo e a prática de esportes radicais. Há muitas opções de passeios ao ar livre, excursões pelas ilhas e praias, prática de esportes aquáticos, passeios a cavalo. Veja algumas dicas sobre o fazer em Paraty!

O que fazer em Paraty

É obrigatória uma caminhada sem pressa pelo principal ponto turístico da cidade: o Centro Histórico. As ruas de paralelepípedos, a igreja Santa Rita, os casarões coloniais coloridos que abrigam lojas de artesanato, de bebidas, restaurantes incríveis, nos fazem voltar ao tempo do Brasil colônia. Bom momento para fazer aquelas comprinhas de viagem.

Paraty também muita gastronomia e opções de turismo cultural com passeios interessantes como a Casa de Cultura, o Museu de Arte Sacra na Igreja Santa Rita, o Caminho do Ouro, o parque temático Mini Estrada Real. Para quem quer sossego ou para quem quer se aventurar entre trilhas, praias e cachoeiras, seguem as dicas de Paraty.

Atividades ao ar livre em Paraty e nos arredores

Uma variada gama de tipos de passeios são oferecidos na região atendendo todos os estilos: do turismo de aventura, ecoturismo e esportes radicais ao turismo de lazer nas praias, ilhas, cachoeiras e fazendas. Tem canoagem, esportes aquáticos, equitação, trekking, escaladas, passeios de lancha, barco, caiaque e por aí vai. Não faltam agências e profissionais que oferecem com qualidade os serviços na região.

Foto: trilhasetrips.blogspot.com

Cachoeira da Pedra Branca

Localizada ao pé da Serra da Bocaina em meio a Mata Atlântica, mais precisamente na Fazenda Murycana, é uma das mais belas cachoeiras da região com duas quedas d’água incríveis e uma piscina natural gelada cercada de pedras. Perto da cachoeira ficam as ruínas da primeira usina de energia de Paraty. Para a manutenção do lugar que possui banheiros e um bar paga-se uma pequena taxa (cerca de R$ 4,00). O acesso a partir de Paraty é pela Estrada Paraty-Cunha, km 4,5.

Foto: www.paraty.com.br

Praia do Sono

O acesso pode ser feito por trilha de cerca de 1 hora para os amantes do turismo de aventura a partir da Vila do Oratório perto do Condomínio Laranjeiras, ou por barco saindo do mesmo condomínio, em Laranjeiras, ou de Paraty. Considerada uma das praias mais bonitas do país com águas cristalinas e areias finas, é um passeio imperdível. Na região tem cachoeiras e piscinas naturais formadas pelo córrego da Jamanta, alcançadas por trilhas de cerca de 20 minutos. Os destaques são o Poço do Jacaré e a Cachoeira da Conceição. Compondo o cenário, a orla com árvores nativas e as casas e os barcos dos pescadores.

Site: http://www.praiadosono.com.br

Foto: baixaki.com.br

Praia Saco do Mamanguá

O acesso ao Mamanguá, um braço de mar, como um fiorde, com 8 km de extensão, pode ser feito por barco ou por trilhas muito longas saindo de Paraty-Mirim ou Laranjeiras. A melhor opção, por mar, fica distante cerca de 30 km do Centro Histórico. A dica é alugar uma lancha em Paraty.

É um passeio longo, mas que vale muito a pena beleza exuberante do lugar com praias, montanhas, rios e cachoeiras. Além do mar deslumbrante, o Saco do Mamanguá é repleto de trilhas para os adeptos do turismo de aventura como a do Pão de Açúcar, de onde se tem uma vista de tirar o fôlego.

Não bastasse tudo isso, há um passeio de caiaque pelo Rio Cairuçu que termina em uma piscina natural de águas límpidas e convidativas para um mergulho. Nas várias praias há restaurantes e possibilidade de pernoitar em pousadas ou casa dos moradores.

Foto: www.doriopromundo.com

Vila de Trindade

A mais famosa vila de pescadores da região está situada a 25 km ao sul de Paraty, na divisa com Ubatuba. As praias: Brava, Cepilho, Rancho, Meio, Trindade e Figueiras estão entre as mais belas dos arredores de Paraty. Além da do Cachadaço que forma uma piscina natural de água salgada e muitas cachoeiras como a da Pedra do Engole.

Visitar o Armazém da Cachaça

O estabelecimento oferece grande variedade de cachaças, licores de sabores exóticos como o licor de pimenta no molho agridoce, cervejas artesanais, além de doces como as deliciosas trufas. Entre as cachaças as mais procuradas estão a Gabriela (cravo e canela) e a Paratiana.

Endereço: Rua Maria Jácome de Mello, 279 – Centro Histórico – Paraty.

Telefone: (24) 3371-7519

Foto: jovensviajantes.com

Viagens Personalizadas para Paraty

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada para Paraty? O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim, incluindo um roteiro 100% personalizado para você! Conheça mais sobre o Instaviagem.

Algumas das atividades sugeridas, como as praias, são melhor aproveitadas no verão. Fique de olho no clima antes de ir!

Se a sua ideia é somente descansar e recarregar as pilhas, escolha uma linda pousada e relaxe!

Se precisar de ajuda é só nos chamar pelos comentários!

Foto capa: www.youtube.com

David Andrade: