A pequena vila também chamada de São Sebastião das Águas Claras é um belo e pacato Distrito de Nova Lima, Município que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Macacos integra ainda a famosa Estrada Real, o caminho onde circulava o ouro no período do Brasil colonial, cuja rota se inicia na cidade de Diamantina (MG) e prossegue até a cidade de Paraty (RJ). Conheça o Guia de Macacos.
Guia de Macacos
Cercada de uma bela vegetação nativa, rios e cachoeiras, o município oferece aos seus turistas o melhor do ecoturismo, turismo de aventura, rural e gastronômico. Neste guia de viagem de Macacos você conhecerá as belezas naturais da região, suas características únicas, história e geografia de um verdadeiro reduto perto de uma das mais importantes capitais do país. Conheça a seguir a vila de Macacos.
Informações Históricas
A história da criação e desenvolvimento de Macacos começa na metade do século XVIII quando a região começou a ser povoada. Por volta de 1740 era reconhecida como Arraial e, segundo os historiadores as primeiras moradias, que se tem notícia, eram bastante rústicas e feitas de pau a pique.
Mas as coisas começaram a melhorar por volta de 1765 onde houve um grande crescimento e desenvolvimento por conta da exploração de ouro e também ao fato de que até então Arraial era a rota de bandeirantes, garimpeiros e daqueles que não queriam pagar a tributação da época que era cobrada pela atividade: o chamado quinto que era pago a Coroa Portuguesa.
Aliado a isso, Macacos tinha uma grande qualidade: ser banhada por vários córregos como Fundo, Tamanduá, Taquaras e Marumbé que acabou inspirando os mineradores da época a criarem uma espécie de centro-consumidor e depois um outro que seria o abastecedor.
Só que, como você sabe, a boa fase de exploração do ouro teve o seu auge e, consequentemente o seu declínio que aconteceu por volta de meados do século XIX. Neste período, Macacos passou a ficar esquecida e começou a desenvolver atividades ligadas à pequena agricultura e é o comércio de gêneros de primeira necessidade.
Mas, de algumas décadas para cá a vocação natural de Macacos para o ecoturismo e, em especial, o turismo de aventura tem despertado maior interesse de atletas e turistas de diversas regiões.
Origem do nome Macacos
Quem não fica curioso para saber como um Distrito chamado São Sebastião das Águas Claras é mais conhecido como Macacos? Uma das hipóteses mais aceitas e divulgadas se refere ao período de exploração aurífera na região.
Os bandeirantes tinham por costume chamar de Macacos os contrabandistas que utilizavam a região para contrabandear o ouro que por ali passava. Como essa atividade criminosa era muito comum de acontecer justamente nessa região à mesma passou a ser conhecida como a região dos Macacos.
População de Macacos
As estimativas levantadas pelo último censo do IBGE apontaram que residem na vila 3 mil habitantes.
Clima e relevo de Macacos
Foto: http://br.worldmapz.com
O clima de Macacos pode oscilar devido a região da vila ser cercada por vários rios e cadeias de montanhas, embora a sua oscilação não seja tão acentuada a ponto de provocar desgastes e problemas de saúde nas pessoas. De todo modo esse relevo acentuado (de montanhas) provoca uma temperatura agradável e ao mesmo tempo atrativa aos seus visitantes que se sentem deslumbrados.
Curiosidades de Macacos
A Vila embora ofereça uma boa infraestrutura para o turismo ainda não possui posto de gasolina, farmácia e nem hospital. A população da Vila tem uma grande preocupação quanto à preservação ambiental e, por isso, você dificilmente verá sujeira na região.
O tratamento de água é feito pela Prefeitura de Nova Lima que abastece a Vila em 90% e quanto a rede de esgoto Macacos conta com 50% de tratamento.
Informações Úteis:
DDD do local: 31
Voltagem do local: 110 v
Operadoras de Celular: Tim, Vivo, Oi e Claro
Telefones úteis:
Centro de Atendimento ao Turista: (31) 3542-5623
Prefeitura Municipal de Nova Lima: (31) 3541-4334
Departamento de Turismo de Nova Lima: (31) 3581-8423 ou final 8438
Ao visitar Macacos aproveite e conheça os vários quitutes comercializados na rua principal e, mesmo que resolva viajar em período mais quente não deixe de levar um casaco, pois as temperaturas podem variar rapidamente principalmente à tarde e noite. Fica a dica! E não deixe de reservar sua pousada conosco!
Foto capa: http://sitiobar.com.br