Um dos destinos mais românticos do Brasil está nas montanhas do sul e é queridinho por noivos que amam uma cidade charmosa, com clima bem relax, pertinho de natureza e com uma gastronomia incrível. É por isso que passar a lua de mel em Gramado, Rio Grande do Sul, com certeza é uma das maneiras mais gostosas e aconchegantes de comemorar o casamento.

As atrações turísticas de Gramado

Passear pela cidade já é uma atração, já que a as ruas e construções foram construídas com influência da arquitetura alemã e italiana. Isso é devido à colonização, quando os imigrantes alemães e italianos se concentraram nesta parte do Brasil e, por isso, as influências europeias se mantêm vivas até hoje tanto na arquitetura quanto na gastronomia e nos costumes por lá. A dica é simplesmente caminhar pelas ruas e se encantar com o charme de cada cantinho de Gramado.

Lago Negro, Gramado -Foto Wikimedia Commons
Lago Negro, Gramado -Foto Wikimedia Commons

Outro lugar maravilhoso para se passear é o Lago Negro. O parque ao redor do lindo lago é repleto de árvores trazidas diretamente da Floresta Negra, famosa floresta localizada na Alemanha. Caminhar pelo parque, fazer o passeio de pedalinho no lago e fazer um piquenique lá são atividades perfeitas para se ter um dia bem romântico no Lago Negro.

E que tal pegar um cineminha em Gramado? Assistir um filme e depois sair jantar pode até parecer coisa comum, que dá para fazer em qualquer lugar. Mas, em Gramado há um toque especial nisso. No Palácio dos Festivais, também conhecido como Cine Embaixador, rola o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Esse festival acontece no mês de agosto, mas sempre há filmes em cartaz para assistir, independente da época. Quanto ao jantar, a gente vai falar mais abaixo sobre a gastronomia, que também é extremamente especial.

Outra grande atração de Gramado são as igrejas. Uma das principais é a Igreja de São Pedro, localizada bem no centro da cidade. Outra que é muito visitada é a Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil, conhecida como a Igreja do Relógio.

Ah, bem pertinho da Igreja de São Pedro está a Fonte do Amor Eterno. Na grade da fonte, os casais colocam cadeados com seus nomes gravados, uma forma de eternizar o amor, no estilo que se fazia na Pont des Arts, de Paris – cuja toneladas de cadeados infelizmente foram retiradas por razão de segurança em 2016.

Cascata do Caracol, Canela - Foto Wikimedia Commons
Cascata do Caracol, Canela – Foto Wikimedia Commons

Canela e outras cidades da região

Por falar em igrejas, há outra que é muito visitada mas não fica em Gramado. A Catedral de Pedra, em Canela, cidade que fica apenas à 15 minutos de distância, é também imperdível devido ao seu estilo gótico e vitrais coloridos.

Aliás, a grande maioria dos turistas que vão à Gramado também visitam Canela. A distância é tão curta e Canela também oferece várias ótimas atrações que vale a pena o deslocamento. Um dos passeios turísticos mais famosos é o Parque do Caracol, onde é possível fazer trilhas, andar de teleférico e se apaixonar pela linda paisagem desde seu mirante. Mas o que mais chama a atenção mesmo é a Cascata do Caracol com sua queda de 131 metros. É de cair o queixo a grandiosidade desta beleza natural!

Para os que querem sair um pouquinho da cidade de Gramado, outra opção é fazer o passeio de Maria Fumaça. O trem passa por Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, fazendo paradas, cheio de atrações turísticas e culturais.

Fondues são uma das grandes atrações gastronômicas de Gramado - Foto: Divulgação Belle du Valais
Fondues são uma das grandes atrações gastronômicas de Gramado – Foto: Divulgação Belle du Valais

Gastronomia e degustação de vinho

Voltando à falar de Gramado, lá tem a Rua Coberta, que é o grande centro gastronômico e comercial da cidade. É uma ótima opção terminar o dia por lá, depois de bater perna o dia todo fazendo passeios turísticos em Gramado ou em Canela. É maravilho para poder conhecer os cafés e bistrôs, entrar nas lojas e se deliciar com a culinária local.

Falando em gastronomia, um dos tipos de restaurantes mais comuns por lá são as casas de fondue. Como se sabe, o clima frio em Gramado é muito frequente, dura quase o ano todo e, o fondue é desses tipos de comidas que aquecem e, claro, criam um clima muito romântico.

As casas de fondue mais famosas de Gramado são a Chateâu de La Fondue, a Chateâu Allemand e Belle du Valais.

Obviamente que a culinária italiana também é muito rica por lá. As melhores indicações são o restaurante Pastaciutta e também o Mamma Pasta.

A região também é conhecida pelo seu Café Colonial. São servidos uma quantidade incontável de doces e salgados, como bolos, pães e tortas, sendo que muitos são típicos da Itália e da Alemanha. Os locais mais famosos que servem o café colonial é o Coelho Café Colonial, o Gramado Café Colonial e o Bela Vista.

Não dá para esquecer também dos chocolates produzidos na região. Ir até Gramado e não conhecer algumas das chocolaterias é impossível! As mais requisitadas são a Chocolateria Lugano, a Chocolateria Caracol, a Chocolateria Gramado e a Chocolateria Prawer.

Para completar, a região de Gramado também é conhecida pela produção de vinho, espumante e champanhe. Tem diversos tipos de passeios para visitar vinícolas e fazer degustação das bebidas. Uma das mais visitadas é a vinícola Garibaldi. E existe a opção de fazer o passeio de Maria Fumaça, que falamos anteriormente, fazendo o tour do vinho. É com certeza uma ótima pedida para quem gosta da bebida e ainda quer ver lindas paisagens.

Não deixe de ver também nossa lista de 10 destinos baratos para lua de mel e também os melhores lugares para lua de mel no Nordeste do Brasil.

Pacotes Personalizados de Lua de Mel

Já imaginou fazer uma viagem de lua de mel 100% personalizada com o auxílio de Especialistas de viagem? O Instaviagem.com organiza viagens feitas sob medida para você. Você preenche um formulário informando todas as suas preferências, perfil de viagem e orçamento, e os Especialistas te auxiliam desde a escolha do destino até a reserva de passagens, hotéis e passeios. E o mais legal? Você também recebe um roteiro totalmente personalizado para você. Veja mais informações sobre lua de mel personalizada!

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com