Falar de praias paradisíacas e, ao mesmo tempo, parques ecológicos e ruínas, é a mesma coisa que falar da Riviera Maya, no México. Para quem não conhece, na Península de Yucatán está a Riviera Maya, que abriga praias maravilhosas, resorts de cair o queixo e é cheio de história devido às ruínas. E por ser um destino tão incrível assim que muitos noivos procuram passar a lua de mel em Cancún e Tulum.

A Riviera Maya é banhada pelo Mar do Caribe e o Golfo do México e são mais de 100 km de litoral! Mas, a beleza natural da região não fica só por conta das praias e ilhas, mas também pelas charmosas cidades coloniais, as grandiosas ruínas e maravilhosos cenotes. E para completar tem uma gastronomia sensacional, muitas opções de restaurantes de culinária local e internacional!

Já dá para notar o quanto esse destino é perfeito para a lua de mel, não é mesmo? Então, vamos aos detalhes para poder planejar a lua de mel dos seus sonhos.

Cancún - Foto Shutterstock
Cancún – Foto Shutterstock

Passeios em Cancún

Antes de falar das praias, vamos começar com os parques temáticos de Cancún, todos construídos em meio à natureza. Tem o Xel-Ha para quem curte fazer snorkel e Xcaret para nadar em rios subterrâneos e apreciar a fauna e flora local.

Para quem gosta de algo mais radical tem o Xplor e suas tirolesas e atividades de ecoturismo. Tem vários outros parques incríveis mas, um dos mais populares é o Xenotes, onde estão localizados 4 lindos cenotes, uma das grandes atrações naturais da Riviera Maya.

Outro passeio imperdível é, obviamente, visitar as ruínas. Algumas ficam bem próximas da cidade, como a zona arqueológica El Rey. E tem uma das cidades arqueológicas mais importantes, a Chichén-Itzá, porém esta fica mais afastada do litoral – é possível fazer um bate volta desde Cancún ou de Tulum. A viagem vale a pena, é realmente imperdível conhecer Chichén-Itzá!

É claro que as praias são as atrações principais de Cancún. Parece um sonho mesmo passar o dia com os pés nas areias branquinhas, mergulhando no mar caribenho e con uns bons drinks na mão.

As praias mais visitadas são a Playa Tortugas, Playa Forum, Puerto Morelos e Playa de Delfines. A última quer dizer “praia dos golfinhos” e, portanto, muita gente vai lá para fazer mergulho e ir até os golfinhos. Há muitas outras praias lindas na Riviera Maya, mas essas são as localizadas em Cancún ou bem próximas, mais abaixo estão as praias localizadas em Tulum. Mas, se estiverem com tempo, um passeio imperdível é ir até as Islas Mujeres.

Para finalizar, tem as atrações no centro de Cancun. Simplesmente caminhar pelo centrinho, entrar nas lojas, apreciar os artesanatos locais e jantar por lá é uma ótima maneira de terminar o dia. E para quem quer fazer compras, tem o shopping La Isla, uma galeria comercial a céu aberto cheia de lojas e bons restaurantes. Ah, e claro, tem também as casas noturnas e as festas, outra razão pela qual Cancún é tão famosa. Um dos locais mais visitados é o Coco Bongo.

Tulum - Foto: Shutterstock
Tulum – Foto: Shutterstock

Passeios em Tulum

A Zona arqueológica de Tulum é a terceira maior ruína do México e é muito especial pois é a única que foi construída na beira-mar, em um abismo. É uma experiência singular poder visitar a ruína, conhecer mais da história e, ao mesmo tempo, apreciar a beleza do mar caribenho.

As praias de Tulum são tão lindas quanto às de Cancun. Uma das mais populares é a Mayan Beach, que é a praia localizada em frente às ruínas anteriormente citadas. Outra muito próxima que vale a pena visitar é a Playa Paraiso. E, apesar de estar um pouco mais longe, entre Tulum e Cancún está a Playa del Carmen que, sem dúvidas, é uma das praias mais lindas da Riviera Maya.

Quanto à cidade, Tulum é diferente de Cancun. Sua estrutura é mais rústica, num estilo bem praiano descolado. Não se engane, os hotéis têm uma estrutura incrível, não tem porque se preocupar com isso. Apenas o clima é diferente, isto é, mais intimista e menos badalação. E isso faz com que Tulum seja único e extremamente encantador. Além de ser cenário perfeito para uma lua de mel bastante romântica.

Ah, por favor, não deixem de visitar a reserva Sian Ka’an, parque nacional e também declarado patrimônio mundial pela Unesco. É meio milhão de hectares de fauna e flora muito ricas, além de sítios arqueológicos. É uma mistura de natureza e história incrível que merece ser apreciada.

Cenote de Ik Kil - Foto: Shutterstock
Cenote de Ik Kil – Foto: Shutterstock

Os cenotes mais lindos da Riviera Maya

Os cenotes são poços naturais de água doce. É algo muito comum e único da Península de Yucatán – há mais de 7 mil cenotes por lá! – pois há muitas rochas de calcário poroso que, ao passar pelo processo de erosão, acabam cedendo e então as águas cristalinas subterrâneas acabam aparecendo e formando esses poços naturais.

Fora dos parques naturais temáticos, um dos cenotes mais conhecidos é o Cenote Sagrado. Leva esse nome porque arqueólogos encontraram ali esqueletos e objetos feitos de ouro e cobre, o que comprova que nos cenotes eram feitos sacrifícios humanos pela civilização maia. Ah, o Gran Cenote é outro muito popular, além do Cenote Azul, o Ik Kil e o Cento dos Ojos.

Onde se hospedar

Em Cancún os hotéis e resorts têm estruturas mais grandiosas, ideal para os casais que procuram algo mais luxuoso. Além do mais, a maioria desses grandes hotéis ficam próximos às praias e longe do centro, por tanto, é necessário mesmo que a hospedagem tenha uma estrutura bem completa, pois é lá e nas praias que vai passar o maior parte do tempo (e fazendo passeios turísticos) e, para chegar até o centro precisará pegar um ônibus ou ir de carro.

Nessa estrutura luxuosa uma ótima opção é o Hyatt Ziva. Mas claro que também há opções  ótimas de hospedagem para quem tem o orçamento mais apertado. Nesse caso, é melhor buscar por algo próximo ou no centro, ou que tenha bons restaurantes por perto. Ou então alugar um carro para facilitar tudo.

Em Tulum, como já foi falado, é tudo mais rústico (de um jeito bem descolado) e, portanto, muitas pousadas e hotéis tem uma preocupação maior com a ecologia. Por isso, alguns ficam sem energia de noite ou não têm água quente. Ainda assim, vale a pena. E quem é que precisa de água quente no verão ou de energia em um lugar lindo desses, cheio de coisas para ver e fazer?

Quem procura algo na pegada mais luxuosa em Tulum, uma dica é ficar na Casa Malca, que foi construído na antiga casa do Pablo Escobar. Já pensou?! Outra opção maravilhosa é o Azulik Resort.

Não deixe de ver também nossa lista de cidades românticas de lua de mel e os Top 10 destinos baratos para lua de mel.

Pacotes Personalizados de Lua de Mel

Já imaginou fazer uma viagem de lua de mel 100% personalizada com o auxílio de Especialistas de viagem? O Instaviagem.com organiza viagens feitas sob medida para você. Você preenche um formulário informando todas as suas preferências, perfil de viagem e orçamento, e os Especialistas te auxiliam desde a escolha do destino até a reserva de passagens, hotéis e passeios. E o mais legal? Você também recebe um roteiro totalmente personalizado para você. Veja mais informações sobre lua de mel personalizada!

Veronica Viudes

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com