Querendo conhecer praias mais desconhecidas e fora dos destinos mais batidos, explorar praias paradisíacas ou mesmo completamente desertas no Brasil? Nosso litoral tem mais de 7000 km de extensão e ainda é pouco o que se desvenda desse total de belezas. Hoje vamos trazer 6 exemplos que tem que entrar na sua lista de destinos paradisíacos imperdíveis!

Guarda do Embaú (Santa Catarina)

Essa praia não é propriamente desconhecida de quem é da região sul ou deserta nos períodos de alta temporada, mas diante de outros destinos mais famosos do lindo litoral catarinense, podemos dizer que o resto do Brasil ainda não descobriu essa praia paradisíaca! Integrante do Município de Palhoça, pertinho de Floripa e da conhecida Balneário Camboriú, o seu charme fica nas águas límpidas do mar, contornadas pelo Rio da Madre, que tem de ser cruzado para acessar a principal praia de Guarda (de barquinho ou a nado mesmo!). Os apaixonados por surf conhecem e valorizam esse local, a primeira integrante da Reserva Mundial de Surf (RMS) do país! Já a vilazinha é pequena mas tem charme e estrutura suficiente para seus dias de sol e relax, ideal para quem não procura badalação, mas sim natureza e o encanto de um lugar que ainda preserva o clima de vila de pescadores.

Fotos: Markito – Santur SC e @descubrasc

A Praia da Pinheira, cercada pelo verde protegido do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é uma boa pedida pela sua boa infraestrutura, além da Praia de Cima, continuação da Pinheira, que é uma das mais bonitas e com vista para o Farol dos Naufragados.
Para quem quer ficar afastado do burburinho a dica é ir até a Prainha, pequena, pedregosa mas de águas azuis, tranquilidade e trilha fácil, ou ainda descobrir o lindo cenário de morros e mar do rústico Vale da Utopia (cujo acesso é por trilha de nível médio com boas 4h de duração, que será uma aventura por si só!) e da incrível e deserta Praia do Maço que fica logo ali. Fazer a bem sinalizada Trilha da Pedra do Urubu rende lindas vistas do entorno, inclusive do abraço do mar com o rio, sendo passeio indispensável e possível de fazer com toda a família.

 Dica: evite dezembro e janeiro e privilegie março a maio ou setembro-outubro para menos movimento e tempo mais estável. Se for surfista, seu momento é de agosto a março, fora da época de pesca da tainha quando são proibidas as atividades de esporte.
Imperdível para: surfistas, quem quer um lugar relax e good vibes.

Quer conhecer a Guarda do Embaú? Então clique aqui para solicitar um orçamento com o Instaviagem?

Ilha do Algodoal (Pará)

O Brasil ainda conhece pouco as possibilidades do litoral da região Norte. Essa linda ilha paradisíaca no Pará é uma das quatro vilazinhas que constituem Maiandeua, região do Município de Maracanã. É aquele clima de vila que todo praieiro ama: sem ruas asfaltadas, sem carros, areias macias, estilo rústico e simplicidade que encanta. Até 2005, não havia sequer energia elétrica por aqui! Os encantos naturais compreendem as praias, os mangues, lagos de água doce, dunas e vegetação. A gastronomia, o artesanato e o carimbó compõem os aspectos ricos da cultura paraense e alguns dos inúmeros atrativos da ilha. A Praia da Princesa já foi eleita por uma publicação estrangeira como uma das 10 mais interessantes do nosso país! Por perto fica o delicioso Lago da Princesa (que surge de fevereiro a junho).

Fotos: Savio Lima – @ilhade.algodoal.1 e Djalma Faria – @algodoalencanto

Um passeio de barco à Ilha do Marco é outra dica, sendo possível avistar botos e guarás. Já os surfistas irão escolher Marieta, praia com 26km de extensão, para curtir as boas ondas. A ilha integra uma Unidade de Conservação Estadual e também é Área de Proteção Ambiental Nacional (APA). Possuindo 19 quilômetros quadrados de belezas naturais, as trilhas ecológicas mapeadas são uma excelente opção para desbravar o local! Quem gosta de um fervo, vai encontrar um certo agito, principalmente em alta temporada. A noitada daqui inclui muito tecnobrega, reggae e carimbó para balançar! Arremate tudo com uma bela comida paraense, seus peixes frescos e uma boa caldeirada. 

Dica: Ir de julho a agosto é o melhor momento para águas de tons mais azulados, mas é altíssima temporada e fica mais cheia. De julho a novembro há mais tranquilidade para quem quer fugir do agito. Janeiro a maio é época de chuva e a maior parte da estrutura da ilha fica fechada!
Imperdível para: quem quer explorar um litoral diferente e adora natureza.

Ilha do Superagui (Paraná)

O Paraná não é o primeiro destino de praia que passa pela sua cabeça? Pois bem, mas deveria! Essa Ilha fica no Parque Nacional de Superagui, composta de mais 40km de litoral, com mangues, dunas, restingas e mata atlântica preservada. Abrigo importante de animais como a suçuarana, a onça pintada e o bugio, além de ser possível ver botos nadando por ali frequentemente. O Parque Nacional inclui ainda a Ilha das Peças, Ilha do Pinheiro e do Pinheirinho, considerado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. Ali residem comunidades tradicionais, resultantes da mistura entre indígenas, negros e os colonizadores europeus, proporcionando uma rica troca cultural, vivências de turismo com base comunitária, incluindo provar pratos típicos e conhecer suas manifestações artísticas, como o fandango, estilo musical mantido pelos caiçaras até hoje.

Fotos: Renato Soares – MTur

São apenas cerca de 700 habitantes na região, então esqueça agências bancárias, farmácias ou supermercados, muito menos veículos e sinal de celular. Prepare-se para um ambiente quase intocado, rústico e simples, mas absolutamente encantador! Hospedagens e campings geralmente são organizados pela própria comunidade, assim como guias e fretamento de embarcações! Quem curte caminhar, a Trilha da Lagoa, conecta a vila à famosa Praia Deserta, que tem 38km de extensão e pode ser conhecida à pé ou de bicicleta. Você terá aquela sensação de estar no último lugar sem pessoas da face da terra! Visitar as demais ilhas, como a das Peças, é imperdível também! Aproveite para ver mais da rica natureza e os botos que costumam nadar por ali. Quem curte cachoeira, pode visitar a Reserva do Sebuí, percorre-se trechos de barco e 1h de trilha na mata! Não perca ainda o passeio para observar papagaios-da-cara-roxa no fim de tarde!

Dica: Evite março a maio pois rola muita chuva! Se curtir observação de pássaros, entre março e abril é o melhor período.
Imperdível para: quem quer se isolar do mundo, curte um clima simples e rústico e se sentir num lugar único!

Barra Grande (Piauí)

Barra Grande é vilazinha rústica charmosa localizada no pequenino litoral do Piauí. Pouco descoberto ainda pelo turismo em massa e por isso com jeitão de paradisíaco. A cerca de 60 km de Parnaíba e a 400 km de Teresina, vai atrair quem ama esportes radicais, pois a cidade fica na Rota do Ventos, ideal para o kitesurf. Lá você também poderá alugar uma prancha de SUP, caiaque, bicicleta, fazer passeios pelos braços de rio que desaguam no mar… Guarde ainda um espaço para perder a noção tempo na Lagoa da Barra, com águas calmas e paradisíacas. A praia é muito limpa, de águas calmas e quentes, cheia de quiosques agradáveis para curtir de frente para o mar e com o pé na areia. Enquanto a vila tem a estrutura perfeita para o turismo: cheia de bons restaurantes, deliciosos festivais gastronômicos e um certo agito noturno.

Fotos: Chico Rasta – MTur e Tom Alves – Natur Operadora @naturturismo

Um passeio clássico é o dos cavalos marinhos, que são observados no mangue do rio Camurupim, além do passeio indispensável pelo maior delta fluvial do continente: o Delta do Parnaíba, em que os igarapés e pequenas ilhas, os guarás e o pôr do sol, serão visões inesquecíveis. Outras opções incluem conhecer o simpático peixe boi, o bonito litoral de Luís Correia, ou o Parque Nacional de 7 cidades, que fica a 210 km da cidade e é indicado para quem quer explorar a flora do cerrado e caatinga, imponentes formações rochosas de formatos curiosos, pinturas rupestres, além de cachoeiras e piscinas naturais. 

Dica: evite fevereiro a maio, estação chuvosa, privilegiando o período de junho a dezembro! Se curtir kitesurf, seu momento é entre agosto e dezembro! Evite ano novo se não quiser dividir Barra Grande com mais público!
Imperdível para: quem quer uma praia paradisíaca mas que ainda tenha uma gastronomia bem desenvolvida e um agito!

Que tal conhecer Barra Grande em uma experiência 100% personalizada? Então clique aqui para solicitar um orçamento com o Instaviagem.

Icaraí de Amontada (Ceará)

Que o Ceará é terra abençoada a gente sabe bem! Mas que tal um destino menos famoso e mais tranquilo, para se desligar do mundo em meio a belezas naturais? A 200km da capital do Estado, foi primeiro desbravada pelos amantes do kitesurf. Essa vila de pescadores, pequena e acolhedora, mal tem sinal de celular, tem praias tranquilas e desertas, areias fofas e dunas, mar esverdeado, além da deliciosa água doce da foz dos Rios Aracatiaçu e Aracatimirim. Conta com poucas mas suficientes opções de restaurantes, naquele jeito rústico e tranquilo, cheio de delícias do mar, com alguns poucos bares para um badalo noturno.

Fotos: @geechavesfotografo

Um passeio imperdível é conhecer os Lençois Cearenses de buggy, com dunas e lagoas de água doce que lembram muito os famosos Lençois Maranhenses. Aos mais radicais, a prática de kitesurf e windsurf ou ainda do Surf, Skimboard, SUP e caiaque são ótimas opções! Para continuar na tranquilidade e nas águas doces, a Lagoa do Torto em Freixeiras tem deliciosas redes dentro d’água para curtir o dia. Já para quem quer conhecer as belezas da região, um passeio de barco nas águas do rio Aracatiaçu é um cenário deslumbrante, com seus manguezais e camboas, verdadeiros túneis naturais desenhados pelas junções das árvores, ou ainda conhecer as lindíssimas Praias de Moitas ou a Praia de Caetanos, pertinho dali. E para todos os momentos, simplesmente relaxar nas lindas praias e piscinas naturais de Icaraí.

Dica: Agosto a Janeiro é a melhor época. Os amantes de kitesurf devem ir de julho a dezembro! 
Imperdível para: quem quer sossego, belezas naturais e simplicidade.

Cumuruxatiba (Bahia)

Esse distrito do Município de Prado é mais uma preciosidade do litoral sul da Bahia, mantendo seu clima rústico e tranquilo de destino paradisíaco e pouco explorado. O local preserva as tradições da pesca, da mesma forma que os antepassados, em pequenas embarcações típicas.Cumuru, como chamam os íntimos, guarda praias de águas cristalinas, com sombra fresca fornecida pelas onipresentes amendoeiras, daquele tom esverdeado hipnotizante. A praia principal, assim como as de Areia Preta e Rio do Peixe são as mais próximas, mas uma visita às bonitas e mais distantes praias de Japara Grande, Imbassuaba, Barra do Cahy (com lindas falésias um rio transparente) e Moreira são também excelentes pedidas durante sua estadia. 

Fotos: Fábio Vicentini e Secretaria do Turismo Prado @seturpradoba

Para passear, um pulo na maravilhosa, paradisíaca e tranquila Ponta do Corumbau, com suas águas azuis, rasas e bem calminhas, seus bons restaurantes de beira mar, é imperdível, assim como o avistamento das baleias jubarte, fenômeno possível de testemunhar apenas de julho a novembro. Para quem gosta de se movimentar, pesca, caiaque, windsurf e SUP são boas escolhas para curtir a região, além de explorar os corais com snorkel. E ah… o céu noturno aqui é deslumbrante! Guarde um tempo num dia de céu sem nuvens para apreciar as estrelas que parecem brilhar ainda mais por aqui. Há ainda a oportunidade de adquirir artesanatos indígenas das comunidades pataxós, curtir uma boa gastronomia baiana e de frutos do mar, além de apreciar um luau nas altas temporadas.

Dica: por aqui, chuvas são distribuídas durante o ano de forma mais ou menos regular, o que torna o destino bom praticamente o ano todo. No verão o mar é ainda mais azul, e as temperaturas mínimas mais baixas (19-20 graus) são em agosto e setembro.
Imperdível para quem: quer um destino paradisíaco e ainda deserto, com boas opções de hospedagem pé na areia a bons preços e clima tranquilo.

Quer explorar as praias desconhecidas e paradisíacas do Brasil na sua próxima viagem?
Então clica aqui para conhecer o Instaviagem e planejar a sua próxima experiência. Somos uma agência de viagem especialista em criar experiências 100% personalizadas para cada cliente <3
Faça uma cotação personalizada ou surpreenda-se com nossas viagens surpresa!

Marian Koshiba

Chefe de Inspiração de Viagem no Instaviagem

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com