Porto de Galinhas é um lugar de cenário paradisíaco que encanta a todos os visitantes. Além de belas praias existem também outros atrativos que os turistas não devem deixar de conhecer senão pode-se considerar que não esteve em Porto de Galinhas. Confira, a seguir, quais as principais atrações da região.
Visite a Igreja do Outeiro
A Igreja de Nossa Senhora do Outeiro foi construída no século XVII pelos portugueses, possui um pequeno cemitério ao seu lado e fica a 137 metros acima do nível do mar e de lá você poderá contemplar toda a beleza que existe em Porto de Galinhas, a Ilha de Santo Aleixo e Maracaípe.
A trilha que dá acesso à igreja era utilizada para as atividades ligada ao tráfico de escravos e também a circulação de mercadorias durante o período colonial.
Endereço
Morro do Outeiro, estrada para Serrambi – Serrambi, Porto de Galinhas
Engenho Canoas
É um dos maiores engenhos do nordeste onde se produz rapadura, mel de Engenho e cachaça. O Engenho surgiu em 1786 e no local existe um guia que apresenta toda a história do local e alguns atrativos bem interessantes como, por exemplo, a moenda inglesa datada de 1850, tonéis e alambique de cobre onde a cachaça é maturada.
É claro que vendo tanta coisa interessante e a produção dos principais produtos você sentirá vontade de experimentar, nem que seja um pedacinho de algum deles. Saiba que não sairá de lá com água na boca, pois é permitida a degustação e, se gostar, poderá comprar para levar e comer depois ou então dar de presente para alguém.
E um detalhe: todo dia 12 de junho se comemoram no local o dia de Santo Antonio que é o padroeiro do engenho. Muitos fiéis se reúnem no local para participar da homenagem.
Endereço
No distrito de Nossa Senhora do Ó (fica a 9 km do centro de Porto de Galinhas)
Telefone: (81) 9955-2420 ou 8666-8126
Baobá Gigante
Aproveite a passagem pelo distrito de Nossa Senhora do Ó para conhecer uma de suas principais atrações que é uma árvore de tronco grosso e que possui mais de 400 anos de existência. É conhecida como “árvore da vida” ou “árvore mãe”, pois ela oferece água, alimento, abrigo e diversos outros recursos para a subsistência humana.
O Baobá tornou-se um dos pontos turísticos de Porto de Galinhas mais famosos já que para abraçar a grande árvore é necessário 20 pessoas para tal feito. Ela fica no distrito de Nossa Senhora do Ó (apenas 100 m da igreja de Nossa Senhora do Ó).
Foto: ouroenferrujado.blogspot.com.br/
Ateliê do Carcará
Carcará é um artista famoso, respeitado e reconhecido pelo seu trabalho de artesão. Ele é responsável por talhar as famosas galinhas, além de pinturas e outras formas de artes. Além de conhecer as suas obras e bater um papo diretamente com o artista você poderá até encomendar algum trabalho com ele.
Endereço
Altura do Km 7 da PE-009 (próximo ao hotel Armação)
Telefone: (81) 3552-1667 ou 9477-3145
Casa Jerimun
É uma boa dica para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre o local através do artesanato. A Casa Jerimun é um espaço de exposição e comercialização de produtos artísticos feitos em argila, fibra, madeira, tecido / madeira (mulungu) criado por vários artistas locais.
Endereço
Rua: José Mário Alves da Silva, 570 – Porto de Galinhas
Telefone: (81) 9777-4682
Projeto Hippocampus
É um centro de estudos aberto à visitação e que recebe muitos turistas para verem de perto o trabalho de conservação e proteção ao cavalo-marinho. É possível ver algumas espécies em aquário como também de outros invertebrados e vários peixes. O projeto desenvolve um grande trabalho de pesquisa e compartilha alguns de seus projetos com os visitantes todas as sextas-feiras, das 18 horas às 19 horas. Vale muito a pena conhecer!
Endereço
Rua da Esperança, s/nº – Porto de Galinhas
Telefone: (81) 3552-2191 Site: www.projetohippocampus.org
Horário de Visitação
Terça a sábado, das 09:00 às 12:50 e de 14:30 às 16:50.
Foto: turismoemfoco.com.br
Igreja e Convento de Santo Antônio (Santo Cristo)
Foi fundado em 1606 e é considerado um dos conventos mais antigos do Brasil e, portanto, é um dos pontos turísticos de Porto de Galinhas mais interessantes devido a fatos históricos curiosos como a imagem de Jesus crucificado em uma cruz sem emendas e com as mãos erguidas.
Contam os nativos que esta imagem substitui a original que foi quebrada acidentalmente por um noviço que pediu ao seu tio para trazer outra igual quando retornasse de viagem de Portugal. Curiosamente, ele encontrou a imagem com os braços levantados o que o fez ficar bastante emocionado. Ao retornar do navio com o dinheiro para comprar a imagem, o tio do noviço não encontrou o vendedor e sim só a imagem, a qual decidiu leva-la assim mesmo.
Contudo, ao chegar ao Brasil era necessário ter uma cruz para colocar o Cristo e, estranhamente, encontraram uma árvore em formato de cruz que foi tomada para ser colocada no altar.
Endereço
Rua Do Convento, s/n/º – Ipojuca
Foto: freimilton-ofm.blogspot.com.br
Depois de saber quais são as principais atrações de Porto de Galinhas, por qual você pretende começar o seu tour?
Foto capa: paulistaatualizado.com.br