Entre o céu e o mar há toda a natureza em sua beleza total. Além de praias encantadoras (existe até uma com o nome de Encantadas) há outras atrações turísticas de inegável importância para a cultura local e que contribui para o conhecimento do visitante que não conseguirá tirar a Ilha do Mel de sua cabeça.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Também conhecida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, a qual fica justamente na praia da Fortaleza. Como todo forte este não poderia ser diferente, pois foi construído com o propósito de defender Paranaguá e região de possíveis ataques inimigos.
E, com a criação do Porto de Paranaguá tornou-se mais importante do que antes já que através dele era possível vigiar melhor a entrada e saída do porto.
Foi construído em 1769, na encosta do Morro da Baleia. As paredes possuem 1,5 m de espessura, várias trincheiras e canhões, tanto que, devido a quantidade de “artilharia” recebeu o nome de “Labirinto dos Canhões.
Além desses atrativos de força e poder, há ainda um mirante com uma maravilhosa vista panorâmica da ilha. Olhando de fora ou adentrando a fortaleza é provável que sinta uma especie de nostalgia. Qualquer semelhança com um cenário de filme medieval pode (ainda) ser uma mera coincidência.
Foto: feriasdemochila.com.br/2011/10/ilha-do-mel-parana-brasil.html
Gruta das Encantadas
É uma das principais atrações de formação rochosa que está situada no sul da Ilha do Mel e é o seu patrimônio natural mais importante uma vez que, no meio da gruta existe um dique de diabásio, cujo material é o responsável pela formação da gruta. Porém, em seu interior há o migmatito (uma rocha formada por uma mistura de outras rochas metamórficas como o granizo).
Para conhecer a gruta é só pegar o acesso pela passarela que facilita o trajeto da entrada até o interior da gruta, cujo piso é cheio de areia e espaço pequeno. O acesso é feito por meio de uma trilha, a qual dura 15 minutos de caminhada partindo do trapiche de Encantadas e é importante levar em consideração o fato de que para se conhecer a estrutura do local se deve ir a Gruta quando a maré estiver baixa, a qual acontece entre 8h e 13 horas.
Foto: flickr.com
Dar à volta na Ilha do Mel
Que tal dar uma voltinha de 20 km no entorno da ilha para animar? Quem gosta de fazer caminhada (trekking) terá disposição de sobra para fazer belos percursos pelas praias, mangue, costas, Estação Ecológica.
Assim como na Gruta de Encantadas é importante observar o nível da água do mar, pois se estiver alta, em alguns trechos não será possível atravessar, ou seja, se a maré estiver baixa aproveite o máximo para conhecer todos os cantos da ilha.
Capela de São Francisco
É um dos principais pontos turisticos de que não se pode deixar de visitar. É um pequeno oratorio que fica ao pé do Cruzeiro no alto do Morro Nhá Pina, de onde se pode avistar a praia de Fora das Encantadas.
A capela está a quase 151 metros de altura acima do nível do mar. Um fato curioso é que a cruz ficanda no cruzeiro do morro tem entre 5 e 6 metros de altura, isso sem contar que a sua base de pedras tem, aproximadamente, 1,80 m.
Istmo (Passa-Passa)
É a faixa de terra que liga uma parte da ilha a outra e está localizada em Nova Brasilia. Em seus mapas dos pontos turisticos de que esteja “rascunhando” agora, inclua a caminhada pelo istmo, já que será uma boa oportunidade de conhecer de perto uma das principais atrações de livros de Geografia quando se estuda sobre as ilhas.
Outro dado sobre o Passa-Passa (como é conhecido pelos nativos da região) é que ele sofre um processo de erosão desde a década de 1930 e que auxiliou a estender a largura do istmo em 30 metros.
A última vez que a água atravessou a faixa de terra foi em 1995, mas se o mar estiver de ressaca é bom não contar com a sorte e esperar o mar se acalmar para poder fazer a travessia com toda a segurança e tranquilidade.
Foto: malucosporaventura.blogspot.com.br
Para aproveitar…
Viu que há muito o que ver em uma ilha deliciosa como a Ilha do Mel? Então prepare, a parte, uma mochila com protetor solar, alimentos e água para se aventurar em um dos melhores destinos para se passar as suas férias. Até o próximo post!
Foto capa: pedalacatanduva.blogspot.com.br/